Autoridades moçambicanas apreendem 25 quilos de cocaína em Cabo Delgado

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic) de Moçambique apreendeu 25 quilos de cocaína escondidos na casa de um empresário na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, anunciou hoje fonte policial.

Notícia

© Lusa

Lusa
27/04/2021 19:47 ‧ 27/04/2021 por Lusa

Mundo

Cocaína

 

A droga foi apreendida na última sexta-feira num bairro de Pemba e terá sido transportada através do mar e descarregada na casa de um empresário local, segundo o porta-voz do Sernic em Cabo Delgado, Sumail Sabila.

"Nesse momento está sendo levado a cabo um trabalho operativo para efetivamente aferir se o cidadão, supostamente proprietário da residência e da droga, está envolvido ou não", referiu o porta-voz.

Segundo as autoridades, três pessoas estão detidas por suspeitas de envolvimento no tráfico da droga, sendo ainda desconhecida a sua origem.

Moçambique é apontado por várias organizações internacionais como um corredor para o tráfico internacional de estupefacientes.

De acordo com o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), as autoridades do Quénia e da Tanzânia, países a norte de Moçambique, aumentaram a vigilância nos últimos anos, empurrando os traficantes para sul, em direção à costa moçambicana, "em busca de novas rotas e novos mercados".

Em 19 de março as autoridades moçambicanas apreenderam 440 quilos de heroína numa residência em Quelimane, no centro do país. A apreensão ocorreu na sequência de outras, de grandes quantidades, já realizadas este ano.

Em 10 de março, a Polícia da República de Moçambique (PRM) apreendeu 103 quilos de heroína, ?crack' e haxixe num automóvel, durante uma fiscalização policial ao longo da Estrada Nacional N.º 1, no distrito de Murrupula, na província de Nampula.

Em 02 de fevereiro, a polícia deteve um empresário na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, norte do país, na posse de 180 quilos de efedrina, substância que se presume teria como destino o fabrico de drogas.

Já em 28 de janeiro, a marinha francesa anunciou que uma das suas fragatas no Índico apreendeu 417 quilogramas de metanfetaminas e 27 quilos de heroína numa embarcação tradicional ao largo a costa de Moçambique, avaliando a carga em mais de 40 milhões de euros.

Na mesma semana, as autoridades moçambicanas detiveram um homem de 37 anos na posse de 61 quilos de heroína e cinco de metanfetamina quando descarregava a droga na costa do distrito de Nacala Porto.

Leia Também: AT apreendeu 85 quilos de cocaína no aeroporto de Lisboa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas