Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Israel fechou zona marítima de Gaza após disparos contra território

O Exército de Israel fechou hoje a zona marítima da Faixa de Gaza, impedindo os pescadores de saírem para o mar, após vários disparos de lança-foguetes contra território israelita. 

Israel fechou zona marítima de Gaza após disparos contra território
Notícias ao Minuto

09:13 - 26/04/21 por Lusa

Mundo Israel

A zona marítima está fechada "completamente e até nova ordem", indicou, em comunicado, o organismo israelita sob a tutela do Ministério da Defesa, encarregado das operações civis em território palestiniano.  

"Esta decisão é uma consequência do lançamento de granadas por foguetes da Faixa de Gaza contra território israelita durante a noite", acrescenta o documento.  

Israel impõe bloqueios terrestres, marítimos e aéreos ao enclave palestiniano habitado por dois milhões de pessoas e controlado pelo movimento Hamas há quase 10 anos.  

A zona marítima autorizada varia em função das tensões sendo que as embarcações de pesca são regularmente controladas. 

Israel tinha reaberto em setembro de 2020 a zona marítima autorizada a 15 milhas náuticas ao largo da costa de Gaza, no quadro de um acordo com o Hamas.  

Os últimos cinco disparos atingiram território israelita durante a noite de domingo e a madrugada de hoje. 

Desde sexta-feira que foram lançados projéteis contra Israel a partir de Gaza, registando-se 30 disparos na madrugada de sábado. 

A escalada de tensões entre Israel e o Hamas coincide com os confrontos de Jerusalém, na semana passada, e que envolveu um grupo israelita de extrema-direita e palestinianos.

Leia Também: Israel examina casos de inflamação cardíaca em vacinados com Pfizer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório