Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governadora do Michigan saiu do Estado para visitar o pai na Flórida

Gretchen Whitmer deslocou-se num período em que tinha alertado os habitantes do Michigan para o risco das viagens na Páscoa, que costumam levar todos os anos muitos jovem a rumarem à Flórida.

Governadora do Michigan saiu do Estado para visitar o pai na Flórida
Notícias ao Minuto

09:36 - 21/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

A governadora do estado norte-americano do Michigan, a democrata Gretchen Whitmer, viajou para a Flórida para visitar o pai há mais de um mês, informou o seu gabinete esta segunda-feira, confirmando a notícia da publicação MIRS, que tinha revelado a viagem para fora do estado da governadora. 

A notícia motivou críticas dos republicanos no Michigan. A viagem de Whitmer aconteceu num período em que avisou os residentes do Michigan para o risco das viagens, particularmente para a Flórida, numa fase em que os casos de Covid-19 estavam a aumentar.

É já uma tradição anual que milhares de jovens rumem à Flórida para passar as férias da Páscoa. 

A revelação desta viagem da governadora surgiu após se saber que dois dos elementos fazem parte da sua equipa, incluindo o diretor de Saúde do Michigan, foram passar férias para estados no sul do país, apesar da recomendação para serem evitadas viagens. 

O porta-voz da governadora, Bobby Leddy, disse que Whitmer “não foi de férias” e viajou para “prestar assistência ao seu pai idoso, que luta contra uma doença crónica”. O porta-voz não fez menção ao estado para o qual a governadora viajou, mas no início da pandemia Gretchen Whitmer tinha referido que o seu pai estava na Flórida. 

A democrata foi inoculada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no dia 6 deste mês, mas a viagem ocorreu antes disso. No entanto, é regularmente testada para a Covid-19. O seu pai, Richard Whitmer, já tinha concluído a vacinação aquando da visita da filha. 

O Partido Republicano do estado do Michigan acusou Whitmer de hipocrisia. O porta-voz republicano, Ted Goodman, afirmou que a viagem para a Flórida foi um “insulto para todos os residentes do Michigan que estão a ser impactados pelas ordens de confinamento e pelos alertas relativamente a viagens”. 

As indicações no estado do Michigan são claras. O Michigan considera que é mais seguro evitar viagens para fora do estado. Mas, se forem indispensáveis, os residentes devem ter concluído o processo de vacinação contra a Covid-19.

Se tal não tiver acontecido, devem ser testados três a cinco dias após o seu regresso ao Michigan e observarem um período de quarentena de sete dias, mesmo que os testes sejam negativos. 

Leia Também: AO MINUTO: "Estamos todos no mesmo barco"; Dinamarca 'empresta' vacinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório