Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

UE apela à Geórgia para "trabalhar duro" nas reformas

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, apelou hoje ao Governo da Geórgia e à oposição para "trabalharem duro" e promoverem reformas neste país do Cáucaso, após um acordo destinado a terminar com seis meses de crise política.

UE apela à Geórgia para "trabalhar duro" nas reformas
Notícias ao Minuto

19:12 - 20/04/21 por Lusa

Mundo Charles Michel

O acordo, assinado na segunda-feira pelo partido no poder e a oposição, foi mediado pela União Europeia (UE).

Os representantes de todos os partidos políticos assinaram este acordo apesar de o Movimento Nacional Unido (MNU), a principal força da oposição, ter precisado que apenas o aplicará após a libertação do seu líder Nika Melia, atualmente detido, e como prevê o texto.

A Geórgia atravessou um período de turbulências políticas após as legislativas de 20 de outubro, que o partido no poder Sonho Georgiano venceu por curta margem, mas com a oposição a denunciar fraude eleitoral.

Num sinal do agravamento das tensões, a polícia tomou de assalto em finais de fevereiro as sedes do MNU, fundado pelo ex-Presidente no exílio Mikheil Saakachvili, e deteve o seu atual dirigente, Nika Melia.

"A crise política terminou", assegurou hoje Charles Michel a partir de Tbilissi, mas sublinhou que "deve ser mantido um compromisso político construtivo".

"O dia de hoje assinala um novo começo e o início de um trabalho que permitirá à Geórgia avançar no seu caminho euro-atlântico", considerou numa declaração transmitida pela televisão, e quando os dirigentes desta ex-república soviética pugnam há anos pela adesão à NATO e UE.

Estas aspirações contam com a reprovação de Moscovo, que as considera uma ameaça à sua tradicional influência na região.

A UE propôs-se mediar as negociações entre o partido no poder e a oposição georgiana.

As duas primeiras tentativas para alcançar um acordo fracassaram em março.

Leia Também: ONU realça movimento antidiscriminação. Pede que se "aproveite o momento"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório