Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Escritor de 83 anos julgado por pedofilia após vítima escrever livro

Vanessa Springora garante que teve um relacionamento com Gabriel Matzneff quando tinha apenas 14 anos e o escritor 50.

Escritor de 83 anos julgado por pedofilia após vítima escrever livro
Notícias ao Minuto

13:42 - 19/04/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Pedofilia

Um escritor francês de 83 anos está a ser julgado por pedofilia depois de uma das vítimas ter divulgado os abusos, cometidos há 30 anos, num livro.

Em ‘O Consentimento’, Vanessa Springora revela que manteve um relacionamento com Gabriel Matzneff, quando tinha apenas 14 anos e ele 50. De acordo com a escritora, a família aprovava a relação apesar da diferença de idades.

O livro, lançado em 2020, conta ainda que o relacionamento, apesar de ser consentido na altura, deixou “marcas” difíceis de ultrapassar e incendeia ainda mais a discussão sobre a “permissividade” da elite francesa aos abusos sexuais que tem sido tão debatida nos últimos meses.

Vanessa revela ainda que, após colocar um ponto final na relação, o escritor perseguiu-a e expôs a sua intimidade nos livros que escreveu sem que o seu prestígio como artista de renome fosse afetado.

Após o lançamento do livro de Vanessa, Lattifa Benari, que liderada uma Organização Não Governamental (ONG) que ajuda vítimas de pedofilia, entrou com uma ação judicial contra Gabriel Matzneff, por este “apelar à pedofilia”.

Com a divulgação do livro de Vanessa e o processo movido por Lattifa Benari, Gabriel Matzneff deixou de conseguir publicar os seus livros. Todas as três editoras que o representavam deixaram de fazê-lo.

O escritor vai ser julgado por este crime em setembro.

Recorde-se que, durante cerca de 40 anos, Gabriel Matzneff “gabou-se” nos seus livros de conquistar adolescentes, descrevendo como “sedução” o que era, na verdade, abuso sexual de menores.

Leia Também: Violação, coação sexual e abuso de incapaz poderão ser crimes públicos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório