Meteorologia

  • 19 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Cidadãos e empresas franceses aconselhados a deixar Paquistão

A embaixada de França no Paquistão recomendou hoje aos cidadãos e empresas franceses que deixem temporariamente o país, por causa de "graves ameaças" aos interesses franceses.

Cidadãos e empresas franceses aconselhados a deixar Paquistão

"Devido às sérias ameaças aos interesses franceses no Paquistão, recomenda-se aos cidadãos franceses e empresas francesas deixarem temporariamente o país", escreveu a embaixada numa mensagem enviada aos franceses que residem no Paquistão, onde violentos protestos contra a França ocorreram esta semana.

Um partido islamita radical, Tehreek-e-Labbaik Paquistão (TLP), no início desta semana bloqueou parcialmente as duas maiores cidades do país, Lahore (leste) e Karachi (sul), bem como a capital Islamabad (norte), para exigir a expulsão do embaixador francês.

Os protestos foram reprimidos com violência pela polícia e provocaram a morte de pelo menos dois agentes de segurança.

Apoiantes do TLP reagiram com cólera à detenção do seu líder, Saad Rizvi, na segunda-feira em Lahore, horas depois de este ter convocado uma marcha para 20 de abril em Islamabad para exigir a expulsão do embaixador francês.

Rizvi tinha emitido um ultimato ao Governo para que expulsasse o embaixador francês antes de 20 de abril, uma posição que motivou a sua detenção e o início dos protestos.

O partido islamita afirmou que o Executivo aceitou em novembro os pedidos para a expulsão do embaixador francês do país e o corte das relações bilaterais com a França, mas não cumpriu o acordo.

O TLP exige a expulsão do diplomata francês desde que o Presidente de França, Emmanuel Macron, defendeu o direito de liberdade de expressão durante a homenagem a um professor decapitado em 16 de outubro, depois do docente exibir uma caricatura do profeta Maomé aos seus alunos.

Os comentários do Presidente francês Emmanuel Macron de "prosseguir o combate pela liberdade", suscitaram protestos em diversas regiões do mundo muçulmano.

O Governo do Paquistão anunciou a sua intenção de banir o TLP, que já havia gerado protestos violentos contra a França no outono passado.

Leia Também: Ministro do Paquistão recomenda ilegalização de partido islamita

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório