Meteorologia

  • 21 JUNHO 2021
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Edição

Brasil. Senado avança com inquérito a gestão da pandemia por Bolsonaro

Um novo revés para o governo de Bolsonaro, que desde o início da pandemia minimizou a gravidade da Covid-19. O país atravessa a pior fase da crise pandémica.

Brasil. Senado avança com inquérito a gestão da pandemia por Bolsonaro

O senado brasileiro vai avançar com uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para esclarecer supostas omissões do governo, presidido por Jair Bolsonaro, na gestão da pandemia, noticia a Reuters.

A decisão surge depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter determinado a instalação de uma CPI, que era pedida por um grupo de senadores desde o início de fevereiro para investigar as ações do Executivo na gestão da crise de saúde provocada pela Covid-19.

O inquérito, conforme explica a Reuters, pode resultar, por exemplo, do encaminhamento do processo para as autoridades policiais, apurando-se algum crime.

O presidente da Câmara Alta, Rodrigo Pacheco, aliado do Bolsonaro, disse, durante a noite de ontem, que o inquérito à resposta federal à pandemia seria combinada com uma investigação ao uso dos recursos federais pelos estados.

Esta decisão é um novo revés para o governo de Bolsonaro, que desde o início da pandemia minimizou a gravidade da Covid-19, a qual classificou de "gripezinha", e que continua a censurar a adoção de medidas de isolamento social, chegando até a pôr em dúvida a eficácia das máscaras.

O Brasil enfrenta atualmente a pior fase da pandemia, com sucessivos recordes de infeções e óbitos associados à Covid-19, que já deixa mais 358 mil óbitos e 13,5 milhões de infetados em pouco mais de um ano.

Leia Também: Índigenas Yanomami denunciam que garimpeiros trocam ouro por vacinas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório