Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Filipinas convocam embaixador chinês devido a disputas no mar do Sul

O Governo filipino convocou hoje o embaixador chinês em Manila, Huang Xilian, face à crescente tensão sobre a "prolongada presença ilegal" de navios chineses em águas filipinas no disputado mar do Sul da China.

Filipinas convocam embaixador chinês devido a disputas no mar do Sul
Notícias ao Minuto

10:10 - 13/04/21 por Lusa

Mundo China

Em comunicado, o Gabinete dos Negócios Estrangeiros das Filipinas expressou o seu descontentamento com a "presença persistente" de navios chineses em torno do recife de Whitsun, que as Filipinas consideram uma milícia marítima, embora a China defenda tratar-se de navios de pesca.

"Reiteramos a firme exigência das Filipinas de que a China garanta a saída imediata de todos os seus navios da área em torno do recife Julián Felipe (como é designado o recife Whitsun nas Filipinas) e de outras áreas marítimas filipinas", lê-se no comunicado.

As Filipinas destacaram que "ambas as partes concordam em reduzir as tensões e tratar o assunto diplomaticamente", segundo um porta-voz do Governo filipino, citado pela imprensa local.

A mesma fonte insistiu que deve haver uma retirada de todos os navios da Zona Económica Exclusiva das Filipinas - a 200 milhas marítimas da sua costa - algo que ainda não aconteceu.

As Filipinas insistem que os navios - em março eram mais de 200 - são "uma fonte de tensão regional" e apresentou vários protestos diplomáticos, nas últimas semanas, contra a presença dos navios chineses

Pequim, que reivindica a quase totalidade do mar do Sul da China, garante que se tratam de barcos de pesca que estacionaram ali devido ao mar agitado.

Filipinas, Vietname, Malásia, Taiwan e Brunei reivindicam também partes do mar do Sul da China, por onde circula 30% do comércio global e que abriga 12% das reservas pesqueiras mundiais, além de campos de petróleo e gás.

As Filipinas são o único país que possui uma decisão que apoia as suas reivindicações, uma vez que o Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia atribuiu a propriedade de vários territórios, incluindo o Atol de Scarborough e parte do arquipélago das Spratly, onde a China construiu bases militares em ilhas artificiais edificadas sobre atóis e recifes, para assumir o controlo de facto.

Pequim nunca reconheceu a decisão e continua com as suas atividades dentro da zona económica exclusiva das Filipinas e do resto dos países vizinhos.

Leia Também: EUA e Filipinas apelam que China respeite decisão sobre Mar da China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório