Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Médicos canadianos preocupados com doença neurológica sem causa conhecida

Sintomas demonstrados pelos pacientes podem facilmente ser diagnosticados como ansiedade ou depressão, mas agravam-se.

Médicos canadianos preocupados com doença neurológica sem causa conhecida
Notícias ao Minuto

19:58 - 30/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

Os médicos canadianos acreditam ter identificado uma doença mental previamente desconhecida, depois da análise a dezenas de casos de pacientes com perda de memória, alucinações e atrofia muscular.

Os especialistas estão a acompanhar, há mais de um ano, um grupo de 43 pacientes suspeitos da doença neurológica, na província canadiana de New Brunswick, cuja causa permanece desconhecida.

De acordo com as análises feitas, os pacientes queixam-se, inicialmente, de dor, espasmos e mudanças comportamentais - sintomas que podem facilmente ser diagnosticados como ansiedade ou depressão, conforme escreve o Guardian.

Entre 18 a 36 meses depois, os mesmos pacientes começam a desenvolver declínio cognitivo, atrofia dos músculos e problemas nos dentes. Alguns doentes experienciam, também, alucinações vívidas, incluindo a sensação de insetos a rastejar na superfície da pele.

A possível nova doença tornou-se notícia na semana passada depois de ter sido divulgado um memorando da agência de saúde pública local onde se apelava aos médicos para se manterem atentos a sintomas similares à doença de Creutzfeldt-Jakob - uma doença mental rara e fatal. "Estamos a colaborar com diferentes grupos e especialistas nacionais; porém, neste momento ainda não foi identificada uma causa clara", lia-se no documento.

A coincidência com alguns dos sintomas da doença de Creutzfeldt-Jakob, como a perda de memória, problemas de visão ou espasmos involuntários, espoletou uma alerta entre a rede de vigilância daquela doença neurológica, mas a mesma não foi confirmada.

"Não temos evidências de que se trata de uma doença priónica [Creutzfeldt-Jakob é a mais comum das doenças priónicas]", disse Alier Marrero, a neurologista que lidera a investigação em New Brunswick.

Uma equipa de investigadores, que inclui cientistas federais, está a trabalhar para determinar se se trata de uma nova síndrome neurológica ou uma série de sintomas não relacionados e previamente desconhecidos, mas tratáveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório