Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 30º

Aviões chineses rondaram espaço aéreo de Taiwan na 17ª incursão em março

Dez aviões de combate chineses rondaram segunda-feira o espaço aéreo de Taiwan, na 17ª incursão do género desde o início de março, informou o Ministério da Defesa taiwanês.

Aviões chineses rondaram espaço aéreo de Taiwan na 17ª incursão em março
Notícias ao Minuto

08:11 - 30/03/21 por Lusa

Mundo China

Segundo o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan, os aparelhos do Exército de Libertação do Povo, da República Popular da China, envolvidos nas manobras foram quatro caças J-16, quatro caças J-10, um Y-8 anti-submarino e um KJ-500 de vigilância. 

A Força Aérea de Taiwan respondeu colocando no ar caças para seguir os movimentos dos aviões chineses, lançando alertas através da rádio e mobilizando defesas aéreas.

Desde que em setembro de 2020 a Defesa taiwanesa começou a publicar dados sobre os movimentos da força aérea chinesa na sua Zona de Identificação Aérea, a penetração de aparelhos registada na passada sexta-feira foi a maior. 

A República Popular da China reclama soberania sobre Taiwan, território governado por um Governo democraticamente eleito.

No dia anterior, Taiwan e Estados Unidos assinaram um memorando de entendimento para criação de um Grupo de Trabalho da Guarda Costeira, na sequência da recente aprovação pela China de uma Lei da Guarda Costeira que autoriza o uso de força contra navios estrangeiros em águas em que é reclamada a soberania chinesa, como é o caso de Taiwan.

A 19 de fevereiro, quando legisladores norte-americanos apresentaram no Senado e na Câmara dos Representantes uma proposta de lei para contrariar o uso de força pela China contra Taiwan, nove aviões chineses rondaram o espaço aéreo de Taiwan, e no dia seguinte 11.

Leia Também: China aliciou Palau a cortar relações com Taiwan enviando turistas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório