Circulam nas redes sociais os vídeos da força de trabalho que, durante os últimos seis dias, trabalharam incansavelmente para colocar de novo a flutuar o navio porta-contentores Ever Given, enquanto o mundo assistia, impaciente, e a internet se desdobrava em 'memes'.
No vídeo acima, pode assistir a um momento crucial: aquele em que uma equipa egípcia conseguiu libertar o cargueiro, colocando-o de novo a flutuar, durante a madrugada de segunda-feira (por volta das 5h, na hora local), beneficiando da ajuda de uma maré mais cheia. O capitão, que se vê nas imagens, não consegue conter a felicidade, levantando o polegar e exalando "Hamdullah" ("Graças a Deus").
A euforia - e, possivelmente, o alívio - foi tal que até o navio "parecia ter ficado entusiasmado".
The ship seems excited pic.twitter.com/YLcpAeTAL7
— Evan Hill (@evanchill) March 29, 2021
Nas imagens abaixo, captadas já durante o dia de segunda-feira, pode assistir à efusiva celebração de uma equipa, também egípcia, do rebocador Mashhour. "Mashhour é o número 1", entoavam, para a câmara.
The Egyptian Team of the Tug boat “Mashhour” (pronounced mash- hoor) celebrates the success of freeing the #EverGiven After it got stuck in the Suez Canal.
— Anas Alhajji (@anasalhajji) March 29, 2021
They are chanting: Mashhour is number 1” pic.twitter.com/kZfFYvLP5f
Recorde-se que o Ever Given - um navio com 400 metros de comprimento, ou seja, com uns metros a mais no comprimento do que o Empire State Building tem em altura (381 metros) - desencalhou esta segunda-feira, depois de seis dias de bloqueio no Canal do Suez, um encerramento que custou ao comércio internacional milhões de dólares por dia. Um total de 437 embarcações aguardavam para atravessar.
Aí vai ele:
There she goes....... pic.twitter.com/tGgvlzgbXv
— Evan Hill (@evanchill) March 29, 2021
Leia Também: Navio encalhou no Suez, mas navega sem bloqueio em formato 'meme'