Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ever Given. Os festejos de quem desencalhou um Golias após uma semana

Um capitão no momento em que o cargueiro começou a flutuar e operadores de um rebocador depois do trabalho feito: todos são a face de felicidade e de alívio, após seis dias no centro das atenções mundiais.

Notícias ao Minuto

21:43 - 29/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Ever Given

Circulam nas redes sociais os vídeos da força de trabalho que, durante os últimos seis dias, trabalharam incansavelmente para colocar de novo a flutuar o navio porta-contentores Ever Given, enquanto o mundo assistia, impaciente, e a internet se desdobrava em 'memes'.

No vídeo acima, pode assistir a um momento crucial: aquele em que uma equipa egípcia conseguiu libertar o cargueiro, colocando-o de novo a flutuar, durante a madrugada de segunda-feira (por volta das 5h, na hora local), beneficiando da ajuda de uma maré mais cheia. O capitão, que se vê nas imagens, não consegue conter a felicidade, levantando o polegar e exalando "Hamdullah" ("Graças a Deus").

A euforia - e, possivelmente, o alívio - foi tal que até o navio "parecia ter ficado entusiasmado".

Nas imagens abaixo, captadas já durante o dia de segunda-feira, pode assistir à efusiva celebração de uma equipa, também egípcia, do rebocador Mashhour. "Mashhour é o número 1", entoavam, para a câmara.

Recorde-se que o Ever Given - um navio com 400 metros de comprimento, ou seja, com uns metros a mais no comprimento do que o Empire State Building tem em altura (381 metros) - desencalhou esta segunda-feira, depois de seis dias de bloqueio no Canal do Suez, um encerramento que custou ao comércio internacional milhões de dólares por dia. Um total de 437 embarcações aguardavam para atravessar.

Aí vai ele:

Leia Também: Navio encalhou no Suez, mas navega sem bloqueio em formato 'meme'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório