Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Navio encalhou no Suez, mas navega sem bloqueio em formato 'meme'

O barco porta-contentores 'Ever Given' está desde terça-feira encalhado no Canal do Suez, bloqueando uma rota comercial que pode custar ao comércio internacional milhões de euros por dia. O caráter insólito e inesperado da situação, aliado a impressionantes imagens, tornaram a história na nova coqueluche do humor na forma de 'meme'.

Navio encalhou no Suez, mas navega sem bloqueio em formato 'meme'
Notícias ao Minuto

20:14 - 27/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Canal do Suez

Desde que o Canal do Suez está bloqueado que a imaginação dos internautas ganhou um novo impulso. O motivo são as impressionantes imagens do barco porta-contentores 'Ever Given' - um navio com 400 metros de comprimento, ou seja, com uns metros a mais no comprimento do que o Empire State Building tem em altura (381 metros). A torrente de 'memes' não se fez esperar.

Um 'meme', sublinhe-se, é a reutilização ou alteração de uma imagem para passar uma mensagem humorística ou satírica, normalmente acrescentando-se texto ou alterando-se alguns elementos-chave, e cujo assunto, regra geral, está completamente fora do contexto da imagem.

Há uns tempos, foi o senador Bernie Sanders a 'estrela' deste tipo de formato humorístico, depois de o democrata ter sido fotografado sozinho, sentado, tentando proteger-se do frio, na cerimónia de tomada de posse do presidente Joe Biden. O burburinho foi tanto que o 'meme' se transformou num boneco de lã.

A história deste cargueiro, com uma capacidade superior a 200 mil toneladas, tem todos os ingredientes para se tornar numa sensação online. Afinal, trata-se de um possível erro humano ao nível da condução de porta-contentores que deixou um navio encalhado na diagonal num canal cujo encerramento pode custar ao comércio internacional, por dia, entre seis mil milhões e dez mil milhões de dólares (entre 5.100 milhões e 8.500 milhões de euros).

Deixamos abaixo uma compilação de alguns 'memes', em inglês e português:

Leia Também: Suez: Responsável admite não saber quando canal será desbloqueado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório