Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Mais de 400 embarcações aguardam no Suez após seis dias de bloqueio

Um total de 437 embarcações aguardam para atravessar o Canal do Suez depois de o porta-contentores "Ever Given" ter sido desencalhado hoje, após quase uma semana, segundo uma das empresas de serviços marítimos que operam nessa infraestrutura.

Mais de 400 embarcações aguardam no Suez após seis dias de bloqueio
Notícias ao Minuto

17:33 - 29/03/21 por Lusa

Mundo Suez

"Atualmente, 193 embarcações estão à espera em Port Saíd (na costa mediterrânica do Egito) para seguirem em direção a sul e 201 em Suez (no mar Vermelho) para seguirem em direção a norte. Outros 43 estão à espera no Grande Lago", no centro do canal, assegurou a Gulf Agency Company (GAC), em comunicado.

A empresa, que conta com um escritório de coordenação em Suez, adiantou que depois de ter sido desencalhado, o "Ever Given" dirige-se em direção ao Grande Lago, onde o "casco e o fundo do navio vão ser inspecionados novamente por motivos técnicos".

Uma vez chegado a este ponto, as embarcações que ficaram ali presas desde a passada terça-feira vão começar a movimentar-se e, em seguida, as filas pelas quais transitam os barcos vão ser retomadas, de forma ordenada e por turnos, já que a parte sul do canal tem apenas uma faixa.

"O sistema de ordem de navegação vai ser mudado temporariamente até que o tráfego volte à normalidade, o que deve acontecer dentro de três ou quatro dias", indicou a empresa.

No entanto, a Maersk, a principal companhia de navegação que opera no Canal do Suez, afirmou por sua parte que o congestionamento pode durar "seis dias ou mais" para ser resolvido, até que passem todos os navios que estão atualmente na fila.

Vários navios, incluindo alguns da empresa taiwanesa Evergreen, a mesma empresa de navegação do "Ever Given", mudaram as suas rotas nos últimos dias para circum-navegar África, apesar de implicar mais dias de viagem entre Ásia e a Europa ou os Estados Unidos.

A Maersk indicou que atualmente tem três navios parados no meio do Canal do Suez e outros 30 à espera de entrar, aos quais se iriam juntar mais hoje, embora tenha redirecionado 15 embarcações para o Cabo da Boa Esperança, no sul de África.

Embora algumas dessas embarcações ainda não tenham chegado a um ponto sem retorno, a empresa disse que continuariam a rota planeada, o que vai contribuir, entre outros aspetos, para reduzir o número de navios acumulados no canal.

Leia Também: Cargueiro Ever Given já navega

Recomendados para si

;
Campo obrigatório