Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

"A 2.ª vaga nunca acabou, há recrudescimento por causa de variantes"

Ministro da Saúde italiano indica que as medidas de restrição em Itália poderão ser agravadas.

"A 2.ª vaga nunca acabou, há recrudescimento por causa de variantes"
Notícias ao Minuto

15:10 - 07/03/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

As autoridades italianas estarão a ponderar impôr medidas mais apertadas de controlo à Covid-19 nas regiões com mais de 250 novos casos semanais de infeção por 100 mil habitantes. De acordo com a imprensa italiana, o governo estará a ponderar colocar essas regiões nas 'zonas vermelhas', ou seja, nas zonas com maior risco de contágio.

O La Reppublica noticia, inclusive, que, em meados de março, se a situação não melhorar, está em cima da mesa a possibilidade de alargar o nível máximo de risco a todo o país durante três ou quatro semanas.

O ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, indicou ao Corriere della Sera, que a segunda vaga não chegou a terminar. "A segunda vaga nunca acabou, assistimos a um forte recrudescimento por causa das variantes, o que nos está a levar a tomar medidas ainda mais restritivas", afirmou.

Questionado sobre se o governo equaciona a introdução de um confinamento a nível nacional, pelo menos, aos fins de semana e um horário de recolhimento mais apertado, Speranza não negou: "É óbvio que vamos continua a monitorizar a situação epidemiológica, adaptando as medidas à luz das variantes".

Recorde-se que as deslocações entre as diferentes regiões italianas estão proibidas pelo menos até 27 de março e o país continua dividido por cores, consoante o nível de risco epidemiológico.

Atualmente, metade das 20 regiões italianas estão "pintadas" a laranja, ou seja, zonas de médio risco de contágio. Apenas duas, Basilicata e Molise (sul), estão classificadas como zonas "vermelhas", o nível mais alto de risco de contágio e como tal área que deve cumprir um confinamento.

Leia Também: AO MINUTO: Festa ilegal em Gaia. N.º de internados mais baixo em 4 meses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório