Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos 90 mortos em combates no norte do Iémen

Pelo menos 90 pessoas morreram em combates nas últimas 24 horas no norte do Iémen, na região estratégica petrolífera de Marib, que os rebeldes Huthis tentam conquistar há mais de um mês, indicaram fontes militares governamentais.

Pelo menos 90 mortos em combates no norte do Iémen
Notícias ao Minuto

12:57 - 06/03/21 por Lusa

Mundo Iémen

Os confrontos provocaram a morte a 32 combatentes entre as forças do governo e tribos leais, enquanto 58 rebeldes morreram em ataques aéreos sauditas, disseram as mesmas fontes à agência de notícias France-Press (AFP).

Os rebeldes, que são apoiados pelo Irão, lançaram uma nova ofensiva no início de fevereiro para tomar Marib, o último reduto das forças governamentais no norte.

Os Huthis lutam contra a coligação militar liderada pela Arábia Saudita no Iémen.

Nas últimas semanas, o grupo intensificou os seus ataques, lançando repetidamente drones e mísseis.

O Iémen é palco de uma guerra desde 2014 entre os rebeldes Huthis, apoiados por Teerão, e as forças do Presidente Abd Rabbo Mansur Hadi, que desde março de 2015 é apoiado por uma coligação militar internacional árabe, cujo principal pilar é a Arábia Saudita.

Em 2014, os Huthis tomaram a capital iemenita, Sanaa, e grande parte do norte do país.

A guerra já causou cerca de 130 mil mortos, sobretudo civis, e provocou a pior crise humanitária do mundo, segundo a ONU.

Em outubro passado, a edição de 2020 do Índice Global da Fome (IGF) colocou o Iémen entre os países no mundo que mostram níveis alarmantes de fome.

Leia Também: Pelo menos 20 migrantes morrem lançados ao mar por traficantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório