Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

NASA "trouxe de volta o espírito americano" com nova missão a Marte

O presidente norte-americano, Joe Biden, confidenciou hoje ter ouvido de um líder estrangeiro que a imagem de competência dos Estados Unidos foi minada pela má gestão da pandemia, mas confia que isso mude graças à nova missão da NASA.

NASA "trouxe de volta o espírito americano" com nova missão a Marte
Notícias ao Minuto

01:00 - 05/03/21 por Lusa

Mundo NASA

Mais de duas semanas depois de o veículo-robô "Perseverance" iniciar a sua missão em Marte, e numa altura em que os Estados Unidos lidam com o maior número de casos confirmados de covid-19 no mundo, Joe Biden manteve uma videoconferência com a liderança da NASA, a agência espacial norte-americana, a quem disse que o que está em causa para o país é "muito mais" do que a missão ao Planeta Vermelho.

"Isto diz respeito ao espírito americano. E vocês trouxeram-no de volta num momento em que precisavamos dele desesperadamente", disse Biden, que a 18 de fevereiro assistiu em direto à chegada do "Perseverance" a solo marciano, tendo então manifestado o desejo de exprimir de viva voz a sua gratidão à equipa.

"Se conseguimos colocar um veículo em Marte, conseguimos vencer uma pandemia", adiantou hoje o presidente norte-americano.

O local escolhido para aterragem da "Perseverance" - também conhecido pelo diminutivo "Percy" - foi a cratera Jezero, que se crê ter sido no passado um lago onde desembocava um rio, que pode portanto ser rica em microorganismos fósseis.

Uma das missões do sofisticado veículo, do tamanho de um automóvel, é procurar dados sobre a possível existência de vida no planeta, além da recolha de amostras de solo e de rochas que deverão chegar à Terra dentro de uma década, para ser examinadas.

Tirando partido da aproximação da Terra a Marte entre julho e o início deste ano, também China e Emirados Árabes Unidos lançaram missões a Marte, rivalizando com o domínio norte-americano na exploração ao Planeta Vermelho.

Enquanto o robô norte-americano recolhe amostras do solo marciano, a NASA tem vindo a divulgar imagens inéditas do Planeta, incluindo da aterragem, e até os primeiros sons da superfície, em que é possível distinguir rajadas de vento marciano, cortando o silêncio da planície desértica.

Mas, mesmo antes de "Percy" permitir avançar a ciência, está já a fazer avançar os Estados Unidos, disse hoje Biden.

"Com ciência, esperança e visão, não há um raio de uma coisa que não consigamos fazer como país", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório