Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 20º

Navio humanitário com 363 pessoas a bordo pede porto para desembarque

Um navio da organização não-governamental (ONG) alemã Sea-Watch com 363 migrantes a bordo, resgatados no Mediterrâneo nos últimos dias, está a pedir às autoridades italianas e maltesas um porto seguro para o desembarque destas pessoas, foi hoje divulgado.

Navio humanitário com 363 pessoas a bordo pede porto para desembarque
Notícias ao Minuto

13:39 - 01/03/21 por Lusa

Mundo Migrações

Os migrantes foram resgatados em cinco diferentes operações conduzidas pelo navio humanitário 'SeaWatch3' nos últimos três dias na rota migratória do Mediterrâneo Central, encarada como uma das mais mortais, que sai a partir da Líbia, da Argélia e da Tunísia em direção à Itália e a Malta.

"As 363 pessoas a bordo do #SeaWatch3 estão exaustas e precisam de desembarcar o mais depressa possível. Pedimos à Itália e a Malta que nos indicassem um porto seguro, mas ainda não recebemos uma resposta", informou a ONG alemã através da rede social Twitter.

Hoje de madrugada, o navio humanitário 'SeaWatch3', que se encontra neste momento sobrelotado, não teve condições para acolher a bordo outros 90 migrantes que tentavam fazer a travessia do Mediterrâneo numa embarcação de madeira em condições muito precárias.

Apesar destes constrangimentos, a tripulação do 'SeaWatch3' conseguiu ajudar estes migrantes, ao transferi-los para botes salva-vidas.

Após terem permanecido durante várias horas nos botes salva-vidas, os 90 migrantes foram transferidos para um navio patrulha da Guarda Costeira italiana e transportados para a ilha de Lampedusa (Sicília, sul).

"A Alemanha não deve deixar os países mediterrânicos sozinhos, o Ministério do Interior alemão deve garantir a receção das pessoas resgatadas e respeitar o pedido de mais de 230 cidades e municípios [envolvidos na iniciativa internacional 'Seebrucke'] dispostos a acolher pessoas", acrescentou a Sea-Watch.

O movimento internacional 'Seebrucke' (Ponte Marítima), que teve origem na Alemanha, integra diversas organizações da sociedade civil e cidades e municípios que estão disponíveis para acolher refugiados resgatados no mar Mediterrâneo.

No domingo, em três operações diferentes, o navio 'SeaWatch3' resgatou três grupos de migrantes compostos por 44, 97 e 73 pessoas.

Estas pessoas juntaram-se aos 102 migrantes que tinham sido socorridos pela ONG alemã no sábado e a outros 45 resgatados na sexta-feira.

"Outras quatro embarcações em perigo foram avistadas pelo 'Moonbird' [avião humanitário de reconhecimento que está ligado à Sea-Watch] na área", indicou a ONG alemã.

Após estas últimas operações, pelo menos duas embarcações com migrantes a bordo permanecem à deriva, segundo referiu a agência noticiosa espanhola EFE.

Leia Também: Migrações: Cerca de 90 migrantes desembarcam em Lampedusa após resgate

Recomendados para si

;
Campo obrigatório