Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

ONU pede provas de vida da princesa Latifa aos Emirados Árabes Unidos

A ONU pediu aos Emirados Árabes Unidos provas da vida da princesa Latifa, filha do emir do Dubai, que disse estar "refém" e temer pela sua vida em vídeos divulgados esta semana pelos media britânicos.

ONU pede provas de vida da princesa Latifa aos Emirados Árabes Unidos
Notícias ao Minuto

12:53 - 19/02/21 por Lusa

Mundo Princesa

Durante conferência de imprensa hoje, uma porta-voz da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Liz Throssell, disse que o caso foi levantado na quinta-feira com a missão permanente dos Emirados Árabes Unidos (EAU) em Genebra.

"Expressamos a nossa preocupação com a situação, à luz dos vídeos perturbadores que surgiram esta semana. Solicitamos mais informações e esclarecimentos sobre a situação atual" da princesa Latifa, declarou a porta-voz.

"Pedimos prova de vida", assegurou Liz Throssell.

Além disso, a porta-voz insistiu, dada a "grande preocupação" sobre o destino da princesa Latifa, que foi pedido que o Governo dos Emirados "faça da sua resposta uma questão prioritária."

A princesa de 35 anos, filha de Mohammed bin Rashid al-Maktoum, governante do Dubai e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, tentou sem sucesso escapar de barco desta cidade-estado do Golfo em 2018, antes de ser levada de volta ao país.

Os seus familiares transmitiram vídeos em que a jovem diz que está trancada numa "quinta transformada em prisão" com as janelas bloqueadas e vigiadas pela polícia.

Os familiares dizem que não tiveram mais notícias da princesa.

Na quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, considerou preocupantes os vídeos divulgados pelos canais de televisão BBC e Sky News da princesa Latifa.

Em março de 2020, a justiça britânica determinou que o emir do Dubai ordenou o sequestro de duas de suas filhas, Latifa e Shamsa.

Com apenas 18 anos, Shamsa tentou fugir do pai em 2000, enquanto estava de férias na Inglaterra. Segundo o relato da irmã, Latifa, a jovem foi encontrada após dois meses de fuga, tendo sido "drogada", levada de volta para o Dubai e "presa".

A justiça britânica está ainda envolvida num processo entre o emir do Dubai e a princesa Haya, irmã do rei da Jordânia (Abdullah II), que fugiu para Londres em 2019, levando os seus dois filhos.

A princesa Haya, a sexta esposa de Mohammed bin Rashid al-Maktoum, casou-se com o emir em 2004.

Leia Também: ONG apelam à ONU para agir no caso da princesa Latifa "refém" no Dubai

Recomendados para si

;
Campo obrigatório