Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Israel bloqueia vacinas de Gaza. 2% dos portugueses imunizados

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Israel bloqueia vacinas de Gaza. 2% dos portugueses imunizados

Esta terça-feira, pela primeira vez desde o início de janeiro, o número de casos ativos de infeção baixou para menos de 100 mil pessoas. No mesmo boletim da DGS, foram notificados, nas últimas horas, mais 1.502 contágios e 111 óbitos associados à Covid-19.

Estão internados 4.482 doentes, menos 350 que na segunda-feira, uma significativa descida, dos quais 752 em cuidados intensivos, menos 32.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

23h50 - Crise política? Quem for responsável vai "pagar um preço muito caro". O ex-ministro da Segurança e da Segurança Social defendeu, esta terça-feira na antena da SIC, que a governabilidade do país, neste momento, tem como prioridade "concentrar os recursos naquilo que é fundamental que é vencer esta batalha".

23h30 - Ministro infetado, é o 15.º governante brasileiro a contrair infeção. Ricardo Salles, ministro brasileiro do Meio Ambiente, foi diagnosticado com Covid-19, de acordo com o informado pela tutela.

22h35 - 2% da população portuguesa já está imunizada. Relatório da DGS, que agora passa a ser semanal, refere-se às vacinas administradas desde 27 de dezembro até ao último domingo, dia 14. Até a esse dia, 332.762 (3%) tinham recebido a primeira dose da vacina e 199.511 já se encontravam com a vacinação completa (2%).

22h30 - Afinal, tribunal holandês mantém recolher obrigatório até sexta-feira. Um tribunal dos Países Baixos decidiu hoje autorizar o Governo a manter o recolher obrigatório até à próxima sexta-feira, contrariando uma sentença anterior, que exigiu o levantamento imediato da medida, considerando-a ilegítima.

22h08 - Lar de Paredes de Coura com 5 mortes e 62 idosos recuperados. O lar da Misericórdia de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, regista cinco mortes associadas à Covid-19 e tem cinco utentes ainda infetados com o vírus SARS-CoV-2, depois de outros 62 terem recuperado, foi hoje anunciado.

21h39 - Israel mantém bloqueado envio das primeiras vacinas para Gaza. A população de Gaza continua sem vacinas contra a Covid-19 depois de Israel ter bloqueado, na segunda-feira, a entrada de um primeiro carregamento que as autoridades palestinianas estão a tentar enviar desde a Cisjordânia.

21h37 - Brasil notifica mais 55 mil casos num dia, supera os 240 mil óbitos. O Ministério da Saúde brasileiro notificou, esta terça-feira, mais 55.271 casos de infeção por novo coronavírus e mais 1.167, uma subida em relação aos números reportados no domingo e na segunda-feira (no fim de semana algumas secretarias regionais de saúde não reportam dados).

21h13 - Presidente recebe parceiros sociais entre quarta e quinta-feira. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber os parceiros sociais no Palácio de Belém, em Lisboa, entre quarta e quinta-feira, três meses depois das últimas audiências concedidas às centrais sindicais e confederações patronais.

21h06 - Reino Unido publica listagem das variantes identificadas no país.

21h04 - Boris Johnson e António Guterres discutem aumento de produção de vacinas. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, falaram hoje por telefone sobre a importância de expandir a produção mundial de vacinas contra a Covid-19 e garantir o acesso aos países em desenvolvimento.

21h03 - França reporta mais de 19 mil casos e 352 óbitos em meio hospitalar. França registou esta terça-feira mais 19.590 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas. O número total de mortes aumentou esta terça-feira para 82.812, com mais 352 óbitos registados no último dia.

20h38 - DGS passa a apresentar relatório semanal de vacinação contra a Covid-19. Com a partilha destes dados "pretende-se reforçar a transparência da campanha de vacinação e das suas várias fases", destaca a Direção-Geral de Saúde (DGS).

20h34 - Com carnaval confinado, Caretos de Podence 'queimaram' o novo coronavírus. Em Macedo de Cavaleiros (Bragança), os Caretos de Podence celebraram o Entrudo Chocalheiro em casa, à varanda.

Notícias ao MinutoA 'folia' em tempos de Covid-19 dos Caretos de Podence© Global Imagens

19h27 - Apoio do Luxemburgo pode ser "semente" para Europa mais forte. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde considerou hoje que o apoio de profissionais de saúde do Luxemburgo ao hospital de Évora pode ser "uma semente" para a construção de "uma Europa mais forte e solidária".

"Esta pode ser uma semente muito grande para que se possa construir uma relação bilateral cada mais forte entre Portugal e o Luxemburgo e uma Europa mais forte e solidária", afirmou António Lacerda Sales.

18h42 - Internamentos e pressão nas urgências continuam em queda no Garcia de Orta. O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, registou hoje uma descida no número de doentes internados devido à Covid-19, incluindo nos cuidados intensivos, com a procura pelas urgências respiratórias do hospital em queda há vários dias.

18h09 - Autoridades de saúde britânicas investigam nova variante. As autoridades de Saúde britânicas identificaram uma nova variante em Inglaterra do coronavírus da Covid-19, que designaram por B1525, com a mesma mutação E484K encontrada noutras variantes mais infecciosas, revelou hoje a direção-geral de Saúde inglesa.

Até agora, segundo a direção-geral de Saúde de Inglaterra (Public Health England), foram encontrados localmente 38 casos desta variante, que também já foi detetada em países como o Canadá, a Nigéria e a Dinamarca.

17h53 - Espanha notifica mais 10 mil casos e 530 óbitos no último dia. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta terça-feira, um acréscimo de 10.057 casos de contágio ao balanço total. As autoridades sanitárias registaram, ainda, a morte de 530 pessoas. Em termos globais, Espanha já contabiliza 65.979 mortes desde o início da crise pandémica.

O Ministério da Saúde confirmou, ainda, que o índice de incidência acumulada, referente aos 14 dias anteriores, continua a descer e que se situa agora nos 385 casos por cada 100 mil habitantes, quando na véspera era de 416.

17h35 - PRR com 198 milhões para reformular atendimento dos serviços públicos. O Plano de Recuperação e Resiliência, hoje colocado em consulta pública, prevê 198 milhões de euros para reformular o atendimento dos serviços públicos, através da criação do Portal Digital Único e redesenho e desenvolvimento de outros serviços.

16h37 - Itália notifica mais 336 óbitos e 10.386 novos casos. A proteção civil italiana anunciou esta terça-feira que foram identificados 10.386 novas infeções por coronavírus e morreram 336 pessoas no último dia. No total, Itália soma casos confirmados 2.739.591 e 94.171 vítimas mortais.

16h34 - Portugal recebe primeiras vacinas da Janssen no segundo trimestre. O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou que Portugal deve receber no segundo trimestre do ano as primeiras vacinas da Johnson & Johnson, fármaco cujo pedido de aprovação foi hoje submetido ao regulador europeu.

16h33 - Reino Unido de novo acima dos 10 mil casos diários e com mais 799 óbitos. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico reporta esta terça-feira mais 799 mortes associadas à Covid-19, um número bastante acima do reportado na véspera (230). Foram contabilizados, ainda, mais 10.625 novos casos de contágio, uma subida depois de ontem terem sido reportadas 9.765 infeções, a primeira vez que este indicador ficou abaixo dos dez mil desde outubro do ano passado.

16h19 - Johnson & Johnson pediu autorização à EMA para comercializar a sua vacina. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, recebeu com agrado o pedido e aguarda agora pelo aval da EMA.

15h38 - Programa de vacinação. Vereador Carlos Manuel Castro renunciou ao cargo. O vereador Carlos Manuel Castro com a pasta da Proteção Civil em Lisboa apresentou esta terça-feira o seu pedido de renúncia ao cargo, pedido que foi de "imediato" aceite pelo presidente da Câmara, informa a autarquia através de uma nota enviada às redações.

A saída do vereador com a pasta da Proteção Civil em Lisboa acontece depois de a revista Sábado ter noticiado que das 126 doses que sobraram da administração de vacinas contra a Covid-19 nos lares, 26 foram "administradas a elementos das equipas envolvidas diretamente na operação de inoculação dos lares": 15 enfermeiros e oito elementos da proteção civil municipal (entre os quais Carlos Manuel Castro e três elementos da Higiene Urbana, incluindo a sua diretora Filipa Penedos).

15h36 - Mais de 183 mil pessoas já usaram o simulador 'online' das listas de vacinação. Mais de 183 mil pessoas utilizaram desde domingo o simulador 'online' para consultar as listas de vacinação contra a Covid-19, um processo que tem levantado algumas dificuldades, mas que têm vindo a ser resolvidas, segundo o presidente da SPMS. Pode aceder aqui.

15h34 - A banda alemã Milliarden deu, em Berlim, um concerto para apenas uma fã, numa carrinha, com uma separação em plexiglass.

Notícias ao Minuto Um concerto diferente, em tempos de pandemia© REUTERS/Hannibal Hanschke

15h12 - Casos ativos abaixo dos 100 mil pela primeira vez desde 8 de janeiro. O número de casos ativos em Portugal continua a descer, algo que acontece de forma consecutiva desde 1 de fevereiro. Hoje foram notificados menos 7.474 casos ativos, ou seja, há 95.320 pessoas com a doença neste momento. É a primeira vez desde 8 de janeiro que este indicador desce abaixo dos 100 mil.

15h11 - Casos a descer desde 1 de fevereiro. O número de novos casos reportados diariamente tem apresentado uma tendência de descida desde o dia 1 de fevereiro, mantendo-se abaixo dos 10 mil novos casos desde o dia 31 de janeiro. Nos últimos três dias, foram reportados menos de 2 mil casos diários (hoje foram notificados mais 1.502).

15h10 - Portugal com 111 mortes e 1.502 casos de infeção nas últimas 24 horas. Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 1.502 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 111 mortes relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado esta terça-feira. Desde o início da pandemia, o país registou 788.561 casos e 15.522 mortes.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 539 mil vacinas dadas. Alívio em internamentos e UCI

Recomendados para si

;
Campo obrigatório