Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19. Lar de Paredes de Coura com 5 mortes e 62 idosos recuperados

O lar da Misericórdia de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, regista cinco mortes associadas à covid-19 e tem cinco utentes ainda infetados com o vírus SARS-CoV-2, depois de outros 62 terem recuperado, foi hoje anunciado.

Covid-19. Lar de Paredes de Coura com 5 mortes e 62 idosos recuperados
Notícias ao Minuto

21:58 - 16/02/21 por Lusa

País Covid-19

"Ao dia de hoje contamos com a recuperação de 62 idosos, os quais já dão vida aos corredores e salas da instituição, mas ainda com as nossas redobradas atenções. Quatro utentes mantêm-se em isolamento, mas com bons sinais positivos de recuperação, e temos uma utente hospitalizada, com prognóstico de alta para breve", referiu o provedor, Manuel Alberto Lourenço.

Num comunicado publicado na página oficial da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura na rede social Facebook, o responsável lamentou "com tristeza e consternação os cinco óbitos de utentes" associados à covid-19.

"Seis idosos mantiveram-se sempre negativos. Contamos também com a recuperação e o regresso ao serviço de quase todas as nossas colaboradoras, reconhecendo-lhes, mais uma vez, a dedicação, o esforço e o profissionalismo de sempre", referiu o pároco.

O provedor acrescentou que a instituição "ainda não chegou onde quer estar, mas o caminho parece mais curto".

"Ficamos eternamente gratos a todos os parceiros sociais que nos ajudaram e a todos aqueles que nos têm dado alento para chegarmos ao fim desta jornada, com a força de que juntos superamos esta batalha. Continuaremos com o mesmo empenho de sempre em prosseguir todos os esforços para que a normalidade regresse o mais breve possível à instituição, na sua valência de Lar de Nossa Senhora da Conceição. Dias que nos marcam, atitudes que guardaremos para sempre", é referido.

Anteriormente, à Lusa, o provedor da Misericórdia de Paredes de Coura referiu que 74 dos 80 utentes e 28 dos 44 funcionários tinham contraído a doença causada pelo novo coronavírus, no primeiro surto a afetar a instituição desde março de 2020.

O representante explicou então que o surto "teve início no dia 13 janeiro, quando cinco utentes foram testados por apresentarem sintomatologia associada à covid-19".

A pandemia de covid-19 provocou 15.222 mortos em Portugal e mais de 2,4 milhões de mortos no mundo.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório