Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

AO MINUTO: Mais de 539 mil vacinas dadas. Alívio em internamentos e UCI

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais de 539 mil vacinas dadas. Alívio em internamentos e UCI
Notícias ao Minuto

08:20 - 16/02/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Há um ano atrás, ainda se vivia em Portugal com normalidade. O dia era de Carnaval e, como é hábito, os aficionados da época celebravam, vestidos a rigor. Hoje, e apesar de os números da pandemia estarem a baixar no país, o momento não é para brincadeiras. O Carnaval este ano festeja-se - como, de resto, já estamos habituados - em casa e, em muitos casos, com recurso a emissões online.

Portugal voltou a registar, esta segunda-feira, uma descida no número de casos de contágio pelo novo coronavírus por milhão de habitantes nos últimos sete dias, mas continua a vigorar na lista de países em pior situação, onde ocupa o 20.º lugar. Por esse motivo, o país permanece em confinamento, e continua a aceitar a ajuda de profissionais internacionais.

Ontem, chegou ao país uma equipa clínica do Luxemburgo, constituída por dois médicos e dois enfermeiros, que, a partir de hoje, vai apoiar o serviço de medicina intensiva do Hospital do Espírito Santo de Évora. Segundo o Governo luxemburguês, em curso também estão preparativos para uma segunda equipa similar, a partir de 20 de fevereiro.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h00 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link.

14h55 - O vereador Carlos Manuel Castro apresentou esta terça-feira o seu pedido de renúncia ao cargo, pedido que foi de imediato aceite pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

A saída do vereador com a pasta da Proteção Civil em Lisboa acontece depois de a revista Sábado ter noticiado que das 126 doses que sobraram da administração de vacinas contra a Covid-19 nos lares, 26 foram "administradas a elementos das equipas envolvidas diretamente na operação de inoculação dos lares": 15 enfermeiros e oito elementos da proteção civil municipal (entre os quais Carlos Manuel Castro e três elementos da Higiene Urbana, incluindo a sua diretora Filipa Penedos).

14h50 - O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê 230 milhões de euros para a promoção do trabalho digno, que irá permitir apoiar a criação de 30 mil postos de trabalho permanentes e será operacionalizado pelo IEFP.

14h42 - O Tribunal do Trabalho de Lisboa deu razão à providência cautelar interposta pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) relativamente ao despedimento de tripulantes da Ryanair em Lisboa.

14h40 - A Alemanha vai generalizar os testes gratuitos de covid-19 e disponibilizar "testes caseiros" a um euro, anunciou hoje o ministro da Saúde, Jens Spahn, segundo noticia a AFP.

14h35 - Portugal regista hoje 111 mortos e 1.512 novos infetados por Covid-19. O relatório desta terça dá conta de 8.865 recuperados nas últimas 24 horas (total é de 677.719).


14h30 -Em plena pandemia, e com carnavais de todo o mundo cancelados, há quem tente fugir às regras. No Rio de Janeiro, Brasil, foram partilhadas imagens de um bar de três andares, repleto de gente. As imagens dizem respeito a uma festa que decorreu entre esta segunda e terça-feira, e segundo refere o Globo será apenas um dos muitos exemplos de festas clandestinas que aconteceram no país.

14h08 - O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) recomenda ao Governo que considere aumentar a testagem ao novo coronavírus nas escolas através de métodos não invasivos como testes de saliva, adotando-os também nos serviços públicos de saúde.

13h59 - No nova atualização da vacinação em Portugal, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) informa que já foram administradas "mais de 539 mil vacinas (...) até à data de hoje"

13h47 - A Hungria é o primeiro país da União Europeia a receber um lote de vacinas da farmacêutica chinesa Sinopharm, refere a Associated Press. Viktor Orban tem criticado a forma como Bruxelas tem conduzido o programa de vacinação, defendendo que o processo lento está a custar vidas.

13h38 - A pandemia de Covid-19 já fez pelo menos 2.408.243 mortes em todo o mundo e infetou mais de 109.074.730 pessoas, segundo o balanço diário feito pela AFP.

13h32 - Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, dois novos casos de Covid-19, um em São Miguel e outro no Pico, e 26 pessoas recuperaram da doença, informa o boletim diário de hoje da Autoridade de Saúde Regional.

13h05 - O hospital de campanha instalado no Portimão Arena foi desativado na segunda-feira, mas seis dos seus doentes tiveram de ser transferidos para o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve.

13h01 - O Hospital de Santarém tem atualmente 119 doentes internados em enfermaria covid e 15 pessoas infetadas em Unidade de Cuidados Continuados (UCI), representando os casos de infeção pelo novo coronavírus 37% da totalidade dos internamentos, foi hoje divulgado.

12h56 - A Rússia prorrogou hoje até meados de março a suspensão dos voos com o Reino Unido devido à nova estirpe de covid-19, informou hoje o centro operacional de combate à pandemia russo.

12h55 - A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) disse hoje que "desconhece e não reconhece" a denúncia do Sindicato Independente dos Médicos sobre a recusa de pagamento de trabalho suplementar aos médicos que ultrapassem as 200 horas.

12h53 -A farmacêutica Moderna anunciou que haverá um atraso nas entregas da sua vacina em fevereiro. O anúncio foi feito por uma porta-voz da Comissão Europeia, durante a sua conferência de imprensa diária, garantindo que "os atrasos serão compensados ​​em março", refere a Reuters

12h45 - O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) admite que a Saúde "enfrenta importantes desafios" e avança com três reformas para uma "alteração estrutural" nos cuidados continuados, na saúde mental e na governação dos hospitais públicos.

12h41 - Os bombeiros do litoral alentejano começaram hoje a ser vacinados contra a covid-19, com a primeira dose administrada a cerca de 160 operacionais, revelou a Federação dos Bombeiros do distrito de Setúbal.

12h38 - "Este ano a festa (do Carnaval) foi diferente mas nós continuamos a zelar por si!", garante a PSP.

12h20 - O primeiro-ministro, António Costa, apelou aos portugueses para que participem com contributos para o Plano de Recuperação e Resiliência do Governo, hoje colocado em consulta pública.

12h15 - A Comissão Europeia vai adotar e apresentar na quarta-feira uma proposta sobre "a próxima etapa" do combate à pandemia da covid-19, para "preparar a Europa para a ameaça acrescida das novas variantes" do coronavírus.

11h48 - O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, hoje colocado em consulta pública, prevê um investimento total de 1.383 milhões de euros em diversas vertentes para reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

11h38 - O ministro da Economia alemão alertou para a "importância que a reabertura da Economia" não leve a um "ressurgimento de novas infeções" pelo novo coronavírus, sendo que o confinamento continuará até sete de março.

11h25 -A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) disponibiliza, no seu site, informação sobre os apoios das autarquias ao setor da restauração, algo que está em constante atualização.

"A lista de autarquias que têm vindo a apoiar o funcionamento da atividade das empresas de restauração, similares e do alojamento turístico tem sido notável. No site da AHRESP fazemos um balanço das medidas apresentadas e em vigor município a município, estando a informação em constante atualização", refere a associação, em comunicado.

11h09 - Salvador Malheiro, em rescaldo do Carnaval de Ovar deste ano, refere que estamos perante um "ano atípico, um ano em rutura com aquilo que era uma tradição de organização planeada desde 1958". O presidente da Câmara Municipal refere que "todas as atividades que tivessem ajuntamentos foram eliminados e promovemos um Carnaval em casa".

"Temos que compreender que este é um ano diferente, com a esperança de que no próximo ano possamos ter um carnaval para partir tudo", atirou em declarações à SIC Notícias, referindo que o impacto económico da não realização do evento para a região é de menos 300 mil pessoas na cidade ao longo do mês de fevereiro, o que representa, em média, menos 6 milhões de euros nos cofres da cidade.

11h04 - Dulcineia Ramos, investigadora do Instituto Politécnico de Leiria, dá conta de que o impacto económico da não realização do Carnaval de Torres Vedras é de cerca de 10 milhões. A investigadora refere que medir o impacto do Carnaval é importante porque é uma ferramenta de gestão para municípios e empresas que desenvolvem estes eventos. O impacto diz "não é apenas económico mas também social, dado que se perde a proximidade" que estes eventos promovem.

10h59 - A África registou nas últimas 24 horas mais 435 mortes por covid-19 e 8.900 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes da pandemia naquele continente.

10h50 - O Governo britânico está disposto a fornecer "certificados" de vacinação para viagens internacionais se forem exigidos por outros países, mas descartou o uso interno, afirmou hoje o secretário de Estado responsável pelo programa de imunização contra a covid-19, Nadhim Zahawi.

10h37 - A vacinação contra a COVID-19 de pessoas com mais de 80 anos e mais de 50 com patologias associadas, arranca amanhã, quarta-feira, dia 17 de fevereiro, em Almeirim.

10h20 -As polémicas sobre a vacinação contra a Covid-19 espalham-se um pouco por todo o mundo. No Brasil, há denúncias que dão conta de que enfermeiros fingem vacinar e já há, inclusive, imagens que sustentam as acusações.

Luciana Jordão levou a mãe, Floramy de Oliveira Jordão, de 88 anos, para ser vacinada contra a Covid-19, em Goiânia, no Brasil, e captou as imagens do momento. Porém, o vídeo - que pode ver aqui - mostrou uma realidade inesperada: a enfermeira faz a picada com a agulha, pede à idosa que desvie o olhar, mas não chega realmente a empurrar o êmbolo e o fármaco não é administrado.

10h01 - O National Intelligence Service (NIS) da Coreia do Sul afirma que as autoridades norte-coreanas tentaram realizar um ataque cibernético contra a empresa farmacêutica norte-americana Pfizer para obter dados sobre o desenvolvimento da sua vacina contra a Covid-19.

09h50 - A GNR deteve, esta segunda-feira, dia 15 de fevereiro, uma mulher de 57 anos por violação do confinamento obrigatório a que estava sujeita, no âmbito da pandemia de Covid-19, na localidade de Mansores, no concelho de Arouca.

09h45 - O bastonário da Ordem dos Médicos considerou hoje "urgente uma resposta organizada e coordenada" para "travar o impacto" da pandemia em "vários indicadores", exemplificando com a "diminuição da esperança média de vida nas idades mais avançadas".

09h40 - O centro de crise anti-coronavírus russo revelou esta terça-feira que foram diagnosticados 13.233 novos casos de Covid-19 no espaço de 24 horas, o número diário mais baixo de infeções na Rússia desde o dia 10 de outubro. No último dia, morreram mais 459 pessoas. A Rússia totaliza nesta altura 4.099.323 casos de contágio e 80.979 mortes.

09h31 - O número de cirurgias plásticas aumentou durante a pandemia. Em declarações à SIC Notícias, Sofia Carvalho, cirurgiã plástica, referiu que as cirurgias mais procuradas foram a cirurgia das pálpebras, porque com uso da máscara estas são as zonas do rosto que estão mais expostas. A especialista afirmou também que o facto de se gastar menos dinheiro em saídas e estar mais tempo em casa, aumentou a disponibilidade das pessoas para investirem no seu aspeto físico, uma vez que têm mais tempo para recuperar 'de forma secreta' destes tratamentos.

09h22 - Em tempos de pandemia, o Carnaval é necessariamente diferente. A máscara obrigatória é a de proteção. As outras são apenas facultativas e devem ser usadas em casa, sem ajuntamentos. A festa, faz-se online, à distância e em segurança. O lembrete é feito pela Guarda Nacional Republicana.

09h15 - O Governo australiano comprometeu-se a um programa de mais de 15,57 milhões de euros que garantirá a vacinação a 80% da população timorense, com a primeira fatia desse apoio a ser canalizada já nos próximos meses.

09h10 -Estar preparado e ter esperança. Estas são as recomendações da Bloomberg para os países do sul da Europa, mais dependentes do turismo, um setor que foi já fortemente impactado pela pandemia da Covid-19. Num artigo publicado no dia 12 de fevereiro é, aliás, feita uma referência a Portugal, porque o setor do turismo representa 17% da nossa economia.

09h05 - Centenas de alunos brasileiros têm retomado as aulas presenciais, interrompidas no ano passado devido à pandemia, no meio da incerteza provocada pela segunda vaga de infeções e uma variante mais infecciosa do coronavírus que causa a doença.

08h53 - As restrições às viagens entre Portugal e o Reino Unido deverão ser levantadas antes do verão, mas deverão ser mantidas durante mais algumas semanas, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros português ao jornal britânico Daily Telegraph.

08h40 - A Inocrowd e a Glovo estabeleceram uma parceria através da qual será possível 'encomendar' um teste rápido à Covid-19 a partir da aplicação. Nesta primeira fase, o serviço está disponível na zona de Lisboa, Oeiras e Cascais, mas o objetivo a curto-prazo passa por alargar a outras áreas urbanas.

"Os testes rápidos que serão usados são da marca Swedicine, têm uma precisão de 98% e permitem resultados em 15 minutos", de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

08h30 -A ministra da Saúde das Honduras, Alba Flores, anunciou que a entrega do primeiro lote de vacina contra a covid-19 no país será adiada para março. O imunizador chegará mais tarde do que o esperado dado que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não aprovou ainda a utilização da vacina da AstraZeneca. A data inicialmente prevista era a de 15 de fevereiro.

08h01 - A festa do Carnaval de Torres Vedras, tal como a conhecemos, pode ter sido cancelada, mas a cidade não se deixou ficar e deu-lhe um formato online para que o Entrudo possa ser vivido a partir de casa. O monumento 'a máscara faz a homenagem' presta tributo aos profissionais de saúde, ao polícia e bombeiro, ao camionista, à senhora do supermercado, ao homem do lixo e até à família. Mas há também sátira... à desinformação.

07h45 - O Governo vai divulgar, "daqui a duas semanas", o impacto macroeconómico do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), relativo às verbas europeias pós-crise, para o tornar "coerente" com o Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), foi hoje anunciado.

"Ainda não terminámos aquilo que vamos ter de apresentar, que é o impacto macroeconómico [do PRR] (...). Temos de concluir esse exercício com o Ministério das Finanças que está a fazer esse exercício, porque temos de o tornar combatível e coerente com o exercício do PEC, que temos de concluir agora em abril", explicou o ministro do Planeamento, Nelson de Souza.

07h32 - Os ministros das Finanças da União Europeia fazem hoje, por videoconferência e sob presidência portuguesa, um ponto da situação dos processos de elaboração dos planos nacionais de recuperação e resiliência e de ratificação sobre recursos próprios.

Até ao momento, 19 Estados-membros já submeteram à Comissão Europeia os seus rascunhos para os planos nacionais de recuperação e de resiliência, tendo Portugal sido dos primeiros a fazê-lo, em 15 de outubro, definindo como prioridades a criação de respostas sociais, com a aposta no Serviço Nacional de Saúde e na habitação, e a promoção do emprego através de mais investimento e competências.

07h30 -A Alemanha tem esta terça-feira mais 3.856 novos casos de Covid-19 e 528 mortes. Em termos acumulados, e segundo os dados do Instituto Robert Koch, o país contabiliza agora um total de 2.342.843 infetados e 65.604 mortes.

07h27 - A Índia registou 81 mortes por covid-19 e 9.121 casos nas últimas 24 horas, de acordo com o Ministério da Saúde indiano. O país tem vindo a reduzir a progressão da doença nos últimos meses, depois de atingir o valor mais alto de infeções em meados de setembro de 2020, com 97.894 contágios num só dia.

07h22 - O México registou 450 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 174.657 o número total de óbitos desde o início da pandemia, disseram as autoridades mexicanas.

07h19 - O número de novos casos de covid-19 na Colômbia continua a diminuir e o país contabilizou na segunda-feira 3.510 infeções, o número mais baixo registado desde 06 de Julho, elevando para 2.198.549 o número total de infeções.

07h15 - Andrew Cuomo, governador de Nova Iorque, recusou que a sua Administração tenha escondido dados sobre as mortes nos lares de idosos do Estado por covid-19, acusação que está a motivar pedidos da sua demissão.

A situação foi denunciada por uma das principais assessoras do governado estadual, Melissa DeRosa, que admitiu que alguns dados sobre as mortes de idosos em lares não tinham sido partilhados com os legisladores estaduais por receio de que pudessem ser usados pela Administração Trump contra Cuomo. Hoje, o governador democrata defendeu-se dizendo que, no período em causa, a sua equipa estava assoberbada.

07h08 - Israel vai reabrir na próxima semana comércio e museus e, a partir de março, bares e restaurantes, numa altura em que 40% da população já está vacinada para a covid-19, anunciou o Governo.

07h07 - Cerca de uma dezena de companhias aéreas irão apoiar a agência das Nações Unidas para a infância (UNICEF) na distribuição de vacinas contra a covid-19, através do mecanismo Covax.

07h05 - Os Estados Unidos registaram 981 mortos causados pela covid-19 nas últimas 24 horas, e 51.823 casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h02 - A pandemia de Covid-19 obrigou ao cancelamento dos festejos do Carnaval, com o país em confinamento e sem a habitual tolerância de ponto para os funcionários públicos.

Em muitas cidades de tradição carnavalesca, como Ovar, Estarreja, Mealhada, Torres Vedras ou Loulé, foram preparados programas online para remediar a festa que não pode ser feita na rua, como o desfile dos corsos.

Já em Macedo de Cavaleiros (Bragança), os Caretos de Podence celebram o Entrudo Chocalheiro em casa, à varanda, com o dia a terminar com a queima do Entrudo, que este ano "queima" de forma simbólica o coronavírus, o causador da pandemia da Covid-19.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: Enfermeira luso-descendente entre os profissionais que ajudam Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório