Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: Bombeiros começaram hoje a ser vacinados no litoral alentejano

Os bombeiros do litoral alentejano começaram hoje a ser vacinados contra a covid-19, com a primeira dose administrada a cerca de 160 operacionais, revelou a Federação dos Bombeiros do distrito de Setúbal.

Covid-19: Bombeiros começaram hoje a ser vacinados no litoral alentejano
Notícias ao Minuto

12:21 - 16/02/21 por Lusa

País Covid-19

O processo de vacinação, que arrancou na última sexta-feira, a norte do distrito de Setúbal, decorre terça e quarta-feira no Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, e engloba as corporações dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da federação, João Ludovico, explicou que nesta primeira fase da vacinação, apenas, metade do dispositivo será inoculado com a primeira dose da vacina da Astrazeneca.

"Entre hoje e amanhã [quarta-feira] iremos vacinar cerca de 160 bombeiros do litoral alentejano, incluindo Odemira e Vila Nova de Milfontes, que fazem parte da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA). [A operação] arrancou esta manhã, às 09:00, com a vacinação de bombeiros no hospital", explicou.

O dirigente reconhece que é "um número insuficiente" de bombeiros abrangidos nesta fase da vacinação, embora note tratar-se de "um sinal positivo" para o dispositivo que está na linha da frente no combate à covid-19.

"É um número insuficiente para aquilo que é necessário, mas já é um sinal positivo e esperamos que a segunda fase para os outros 50% em falta chegue em breve para que os restantes bombeiros que estão na linha da frente no combate à pandemia e na resposta ao socorro e ao transporte de doentes possam receber a sua vacina", acrescentou.

João Ludovico lamenta, no entanto, que o início da vacinação aos bombeiros se tenha arrastado no tempo quando são "estes profissionais que dão resposta a 95% do socorro às populações".

"Foi um processo bastante longo. A federação sempre defendeu que os bombeiros deveriam ter sido vacinados na mesma altura que os profissionais de saúde e até do INEM porque não podemos esquecer que os bombeiros fazem 95% do socorro às populações, têm estado envolvidos nos grupos que têm feito a transferência de doentes covid para os hospitais, entre outros, por isso esta vacinação peca por tardia", lamentou.

O presidente da federação, disse ainda que o processo "tem sofrido alguns constrangimentos" com "trocas dos dias que estão marcados" para a vacinação dos bombeiros, e espera que "agora possa fluir" e "que a vacinação dos restantes 50% avance o mais rapidamente possível para termos os bombeiros protegidos".

Segundo o responsável, está previsto vacinar um total de 808 bombeiros das corporações do distrito de Setúbal nesta fase do Plano Nacional de Vacinação.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos,2.400.543mortos no mundo, resultantes de mais de 108,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal morreram15.411pessoas dos787.059casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Carnaval em casa 'rouba' milhões; Viagens regressam no verão?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório