Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Carnaval de Torres Vedras homenageia 'heróis' da linha da frente

Monumento 'a máscara faz a homenagem' presta tributo aos profissionais de saúde, ao polícia e bombeiro, ao camionista, à senhora do supermercado, ao homem do lixo e até à família. Mas há também sátira... a desinformação.

Carnaval de Torres Vedras homenageia 'heróis' da linha da frente
Notícias ao Minuto

08:05 - 16/02/21 por Natacha Nunes Costa

País Carnaval

A festa do Carnaval de Torres Vedras, tal como a conhecemos, pode ter sido cancelada, mas a cidade não se deixou ficar e deu-lhe um formato online para que o Entrudo possa ser vivido a partir de casa.

Como não podia deixar de ser, em tempos de pandemia, o destaque é a Covid-19, mas em Torres Vedras em jeito de tributo.

O monumento 'a máscara faz a homenagem' é dedicado a todos os que estão na linha da frente a combater o vírus SARS-CoV-2, mas também aos "portugueses e portuguesas" que, durante o último ano, têm visto as suas vidas ficarem suspensas.

Há por isso na obra, patente até dia 14 de março, vários profissionais de saúde, um polícia, um bombeiro, um camionista, a senhora da caixa do supermercado, um homem do lixo e até uma família. Em todos, há um elemento em comum: a máscara. Até a caraça - símbolo do Carnaval de Torres Vedras - usa este equipamento de proteção individual.

Mas não seria o verdadeiro Carnaval de Torres Vedras se não tivesse sátira política e social. Além do monumento de homenagem aos 'heróis' da pandemia, estão também instalados na cidade vários smartphones gigantes onde se ridicularizam os principais temas da atualidade local, nacional e internacional, assim como a desinformação no Facetruques, Instabiligram e Twity.

Como no Carnaval ninguém leva a mal, Torres Vedras apontou ainda o dedo à app 'Stayblind Covid', com o primeiro-ministro, António Costa, a encarnar uma enfermeira, à 'Dádor.pt' e ainda ao ataque ao Capitólio, nos EUA.

Este ano, o Carnaval de Torres Vedras vive-se online, até dia 17 de fevereiro, nas redes sociais do evento. Por lá, poderá ver um vídeo da construção do monumento e ainda rir-se com as sátiras deste ano.

Leia Também: Covid: Com os corsos confinados, o Carnaval desfila este ano na internet

Recomendados para si

;
Campo obrigatório