Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Verdes sugerem testes de saliva nas escolas e serviços púbicos de saúde

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) recomenda ao Governo que considere aumentar a testagem ao novo coronavírus nas escolas através de métodos não invasivos como testes de saliva, adotando-os também nos serviços públicos de saúde.

Verdes sugerem testes de saliva nas escolas e serviços púbicos de saúde
Notícias ao Minuto

14:04 - 16/02/21 por Lusa

Política Covid-19

Num projeto de resolução entregue na segunda-feira no parlamento e hoje divulgado, "Os Verdes" referem que "os testes de saliva para deteção da infeção pelo vírus covid-19, muitos dos quais desenvolvidos por equipas de investigadores portugueses, representam um método de testagem menos invasivo e, de acordo com a informação disponível, representarão maior rapidez, sensibilidade, facilidade de colheita e custo reduzido".

"A opção por testes de saliva, ou outros testes não invasivos, levará certamente a um melhor acolhimento e aceitação da testagem junto das crianças e jovens. Para além de que, a verificar-se ser esta uma solução de testagem mais económica, contribuirá para uma maior frequência da testagem, e, por conseguinte, uma maior eficácia no controlo da transmissão comunitária", argumentam.

Na exposição de motivos deste projeto de resolução, "Os Verdes" - que votaram contra as últimas oito declarações do estado de emergência - escrevem que, "de acordo com os epidemiologistas, o fecho das escolas terá sido determinante para a redução da incidência" da infeção por SARS-CoV-2 nos alunos dos seis aos 17 anos.

E assinalam que o decreto presidencial do estado de emergência atualmente em vigor "permite antever um plano faseado de reabertura das escolas, com base em critérios objetivos e respeitando os desígnios de saúde pública".

Perante a "possibilidade de uma reabertura gradual das escolas, e tendo em vista a intenção do Ministério da Saúde de aderir a uma estratégia que permita testar massivamente a comunidade, para efeitos de diagnóstico e rastreio da infeção por SARS-CoV-2, admitindo que a testagem possa vir a ser alargada a outros níveis de ensino", este grupo parlamentar defende que é "desejável a adoção de métodos de testagem não invasivos para os alunos do ensino obrigatório".

Por isso, "Os Verdes" recomendam ao Governo que "considere a necessidade de aumentar a testagem junto da comunidade escolar adotando métodos não invasivos de testagem do vírus covid-19, designadamente testes de saliva, para as crianças e jovens abrangidos pela escolaridade obrigatória".

Sugerem também ao executivo do PS chefiado por António Costa que "nos serviços públicos de saúde sejam adotados métodos de testagem não invasivos, entre os quais testes de saliva, para despistagem do vírus SARS-CoV-2 em crianças e jovens".

No texto desta iniciativa, "Os Verdes" salientam que "o crescimento da variante britânica do novo coronavírus em Portugal", à qual "está associada a uma maior transmissibilidade", foi determinante para "a retoma do ensino à distância".

"A faixa etária com maior risco de contrair infeção [pelo novo coronavírus] corresponde ao grupo dos 18 aos 24 anos. Já o grupo de idades entre os 13 e os 17 anos corresponde à quarta faixa etária com maior taxa de incidência por idade", realçam, com base em dados relativos ao mês de janeiro.

Em Portugal já morreram mais de 15 mil doentes com covid-19 e foram contabilizados até agora mais de 787 mil casos de infeção com o novo coronavírus que provoca esta doença, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 539 mil doses inoculadas. Vacina chinesa na Hungria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório