Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Turismo terá um melhor ano, mas recuperação total ainda está distante

De acordo com dados da Comissão Europeia, Portugal foi o sexto país da UE com maior queda no total de noites passadas nos alojamentos turísticos em 2020 face ao ano anterior.

Turismo terá um melhor ano, mas recuperação total ainda está distante
Notícias ao Minuto

09:00 - 16/02/21 por Notícias ao Minuto

Economia Turismo

Estar preparado e ter esperança. Estas são as recomendações da Bloomberg para os países do sul da Europa, mais dependentes do turismo, um setor que foi já fortemente impactado pela pandemia da Covid-19.

Num artigo publicado no dia 12 de fevereiro é, aliás, feita uma referência a Portugal, porque o setor do turismo representa 17% da nossa economia.

Já há vacinas e as previsões apontam para que as coisas melhorem com o tempo, mas o aparecimento de novas estirpes pode ser um obstáculo.

Nas previsões económicas divulgadas na semana passada, a Comissão Europeia disse que espera que o verão de 2021 seja melhor para o turismo europeu do que 2020, mas não prevê uma recuperação total do setor para níveis pré-pandemia este ano.

"Pelo lado positivo, a forte procura reprimida, bem como as elevadas poupanças são suscetíveis de conduzir a uma estação de verão mais forte do que em 2020", estima o executivo comunitário, nas previsões macroeconómicas intercalares de inverno.

De acordo com dados apresentados pela instituição nas previsões, Portugal foi o sexto país da UE com maior queda no total de noites passadas nos alojamentos turísticos em 2020 face ao ano anterior, que ascendeu a -61% (total de 30 milhões) em termos totais e a -74% (total de 14 milhões) no caso de não residentes.

Pior que Portugal só Grécia, Malta, Irlanda, Espanha e Chipre.

Aliás, o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, atribuiu a revisão em baixa da recuperação económica em Portugal este ano sobretudo à dependência do país relativamente ao turismo externo, fortemente afetado pela pandemia da Covid-19.

Leia Também: Gentiloni confiante no início do desembolso de fundos antes do verão

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório