Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

RDCongo regista terceiro caso de Ébola no nordeste do país

Os casos confirmados do novo surto de Ébola detetados no nordeste da República Democrática do Congo (RDC) subiram para três, divulgou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).

RDCongo regista terceiro caso de Ébola no nordeste do país
Notícias ao Minuto

11:33 - 13/02/21 por Lusa

Mundo Ébola

A nova infeção foi detetada na área de Katwa, perto da cidade de Butembo, na província congolesa de Kivu do Norte, estando a OMS "a trabalhar com os seus parceiros para fornecer rapidamente suprimentos médicos essenciais em apoio à resposta do Ministério da Saúde da RDC em Kivu do Norte", informou hoje a OMS de África via Twitter, citada pela agência espanhola EFE.

Ao todo, há agora três casos de Ébola no país, desde que, em 07 de fevereiro, o Governo da RDC anunciou que uma pessoa que tinha morrido quatro dias antes, em Butembo, tinha testado positivo para Ébola.

O segundo contágio foi uma pessoa que esteve em contacto com o primeiro caso, e que também faleceu, segundo explicaram as autoridades sanitárias congolesas na quinta-feira passada.

Os novos casos de Ébola em Kivu do Norte ocorreram apenas cerca de três meses depois de a RDC ter anunciado, em 18 de novembro, o fim do décimo primeiro surto de Ebola da sua história, na província ocidental do Equador, que provocou a morte de 55 pessoas e infetou outros 130, segundo dados oficiais.

Poucos meses antes, as autoridades congolesas tinham declarado o fim daquela que foi a décima epidemia, que provocou 2.280 mortes.

A doença do ébola é transmitida pelo contacto direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infetados, causa febre hemorrágica e pode atingir uma taxa de mortalidade de 90%.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório