Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

AO MINUTO: O que prevê novo decreto? Benefícios de vacinação em setembro

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: O que prevê novo decreto? Benefícios de vacinação em setembro
Notícias ao Minuto

15:58 - 10/02/21 por Mafalda Tello Silva

Mundo Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 161 mortes e 4.387 novos casos de infeção, informou esta quarta-feira a Direção-Geral de Saúde (DGS). Acompanhando o decréscimo de novos casos de infeção, também se verificou hoje uma descida gradual do número casos ativos, do número de óbitos e dos internamentos.

Entretanto, a ministra Marta Temido foi ouvida esta manhã durante uma audição na comissão parlamentar de Saúde, na qual lamentou os atrasos das farmacêuticas responsáveis pela produção das vacinas contra a Covid-19.

"É certo que a ciência respondeu e conseguimos ter uma vacina muito rapidamente, se é certo que conseguimos também ter aprovações relativamente às vacinas num período relativamente célere, o que é facto é que a capacidade produtiva destas companhias não está a responder ao nível que desejaríamos", afirmou Marta Temido.

Em Portugal já foram recebidas 503 mil vacinas, 43 mil das quais foram para a Madeira e para os Açores e 460 mil ficaram no continente. Destas 460 mil, já foram administradas 400 mil vacinas, estando em reserva 60 mil.

Ainda sobre a gestão da pandemia no país, esta tarde o Presidente da República prossegue esta tarde a ronda de audições com os partidos com assento parlamentar, no âmbito da renovação do Estado de Emergência, sendo que o vigente termina no próximo domingo, dia 14 de fevereiro.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Termina aqui o registo desta quarta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no Mundo.

E, não se esqueça: Fique em casa e se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h46 - Variante do Brasil. Preocupação prende-se com vacinas.O diretor do departamento de infeciologia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge explicou, esta quarta-feira, na TVI24, quais os maiores receios dos investigadores perante a chegada da variante do Brasil do novo coronavírus a Portugal.

"A maior preocupação não é propriamente por potenciar a transmissão, acima de tudo é porque esta segunda mutação, que se chama 484, é uma mutação que se sabe modificar o local onde se ligam alguns dos nossos anticorpos e, nessa perspetiva, há sempre o receio de os anticorpos deixarem de ligar e de alguma forma haver o esconder do vírus no nosso sistema imunitário e daí os receios", disse, especificando que esta nova estirpe pode colocar em causa a viabilidade da vacina.

23h39 - Contas subiram com o confinamento? A DECO Proteste recordou hoje que existem várias formas de garantir que o consumo de água, eletricidade e gás não disparam. Reveja aqui algumas das sugestões da maior organização de defesa do consumidor em Portugal.

23h01 - Secretário da Saúde dos Açores reitera que plano de vacinação tinha "orientações claras". O secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses, reiterou hoje que o plano regional de vacinação contra a Covid-19 tinha "orientações claras", acusando o PS de atacar permanentemente o executivo açoriano.

22h46 - Vacinação dos polícias decorrerá em "estrutura dedicada" e com apoio do SNS. Os agentes da PSP serão vacinados contra a Covid-19 em Lisboa "numa estrutura dedicada" e partilhada com outras entidades, enquanto nos restantes distritos a vacinação será, "em princípio", executada com o apoio do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

22h31 - Brasil regista mais de 59 mil novos casos e 1.330 mortos. O Ministério da Saúde brasileiro informou, esta quarta-feira, que, nas últimas 24 horas, foram reportados 59.602 novos casos de Covid-19 e mais 1.330 vítimas mortais associadas ao novo vírus no país. Em termos cumulativos, o Brasil passa assim a contar, desde o início da pandemia, com 9,659.167 contágios e 234.850 vítimas mortais devido ao novo coronavírus.

22h12 - Infecciologistas defendem que testar não basta: São necessárias "coimas". Dois diretores dos serviços de infecciologia de dois dos principais hospitais portugueses consideraram, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar que acompanha as respostas à pandemia, que testar não basta.

As autoridades de saúde têm de monitorizar melhor os casos Covid-19 e, se necessário, tomar medidas persuasivas para lidar com os incumpridores do confinamento declarado pelo Estado de Emergência, defenderam os especialistas.

21h47 - Pandemia transporta cerimónia dos Óscares para além de Hollywood. A pandemia irá obrigar a alterações à cerimónia de entrega do principal galardão da indústria cinematográfica norte-americana, os Óscares, que irá realizar-se presencialmente e em direto de várias salas, além do emblemático Dolby Theatre de Hollywood.

21h34 - Governo da Madeira dá parecer favorável a renovação do Estado de Emergência. O chefe do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, deu hoje parecer favorável à renovação da declaração do Estado de Emergência, proposto pelo Presidente da República, informou hoje o seu gabinete.

21h15 - No primeiro confinamento as crianças dormiram mais e mexeram-se menos. O número de horas de sono no primeiro confinamento aumentou entre as crianças e jovens portugueses, mas também o sedentarismo, a ansiedade e irritabilidade, ainda que menos do que entre os congéneres espanhóis e italianos.

Leia aqui as conclusões constam de um estudo da Universidade Católica, sobre o impacto da pandemia nas crianças e jovens.

20h51 - Governo dos Açores compromete-se a pagar retroativos a enfermeiros. O secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses, comprometeu-se hoje a pagar os retroativos e atualizações da carreira aos enfermeiros da região, mas sem fixar um prazo limite.

20h46 - O que prevê o novo decreto presidencial da renovação do Estado Emergência? O projeto do Presidente da República que renova o Estado de Emergência prevê que:

Leia o novo decreto na íntegra aqui.

20h43 - Angola regista máximo diário com mais nove mortes. Angola registou um máximo diário de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, tendo registado nove óbitos nas últimas 24 horas devido à doença provocada pelo novo coronavírus, anunciou secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

20h31 - Já está na AR o projeto de decreto para o 11.º Estado de Emergência. O projeto de decreto presidencial daquele que será (já) o 11.º Estado de Emergência no país desde março do ano passado, mês em que a pandemia de Covid-19 chegou a Portugal, já seguiu para o Parlamento.

Numa nota publicada ao início da noite desta quarta-feira, o chefe de Estado informa que "acabou de enviar à Assembleia da República, para autorização desta, o projeto de diploma que renova o estado de emergência por quinze dias, até 1 de março de 2021, permitindo adotar medidas necessárias à contenção da propagação da doença Covid-19".

20h28 - Vacinação é "semear para colher benefícios" a partir de setembro. O pneumologista Filipe Froes considerou hoje a vacinação como uma das mais importantes soluções para a pandemia, mas alertou que este é um processo que Portugal está agora a "semear para colher os benefícios" a partir de setembro.

"A vacinação é uma espécie de semear agora para começarmos a colher a partir de setembro ou outubro, se tudo correr bem", afirmou o especialista, que foi ouvido na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

20h25 - China promete aprofundar cooperação com Brasil na vacinação. A China quer aprofundar a cooperação com o Brasil no envio de vacinas contra a Covid-19 e de consumíveis necessários para produzir mais doses, para "derrotar" o novo coronavírus "o mais depressa possível".

20h23 - "Já foram disponibilizados 84 mil computadores". O ministro do Estado, da Economia e da Transição Digital afirmou hoje que atualmente "já foram disponibilizados 84 mil computadores", incluindo soluções de conectividade, e serão feitas nas próximas semanas entregas relativamente "a mais 335 mil".

20h20 - Comissão justifica vacinação de maiores de 80 anos face à atual situação. A Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 justificou hoje no Parlamento a inclusão das pessoas com mais de 80 anos de idade na primeira fase do plano com o agravamento da situação epidemiológica.

"Quando [o plano de vacinação] foi definido no início de dezembro, a situação epidemiológica era uma. Esta situação agravou-se no final do mês e verificou-se um aumento muito significativo da incidência de novas infeções por SARS-Cov-2 em idades superiores a 85 anos, o que nos fez colocar mais para cima na lista de prioridades estas pessoas", justificou Valter Fonseca.

20h14 - Guiné-Bissau regista mais 16 casos de infeção. A Guiné-Bissau registou mais 16 infetados pelo novo coronavírus, para um total acumulado de 2.826 casos, segundo os dados divulgados hoje pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

20h11 - Lisboa e Vale do Tejo "em linha" com o país na transmissibilidade do vírus. O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus em Portugal está estimado em 0,77, "um dos valores mais baixos observados até hoje", com Lisboa e Vale do Tejo em "linha com o resto do país", indicou o epidemiologista Baltazar Nunes.

20h05 - Vacinação em Famalicão arranca para a semana em antigo colégio. A antiga cooperativa de ensino Didáxis vai acolher a nova fase de vacinação contra a Covid-19 em Vila Nova de Famalicão, que abrange mais de seis mil utentes, anunciou hoje o município, em comunicado.

19h56 - Hospital de campanha de Portimão acolheu 170 doentes no primeiro mês. O hospital de campanha de apoio ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) instalado em Portimão para doentes com Covid-19 recebeu no primeiro mês de funcionamento um total de 170 doentes, foi hoje anunciado.

19h50 - Associação diz que centros de inspeção automóvel cumprem normas sanitárias. A APIA - Associação Portuguesa de Inspeção Automóvel garantiu hoje que os centros que representa estão a cumprir todas a normas sanitárias, recusando críticas de inspetores noticiadas recentemente, de acordo com um comunicado.

19h48 - Vacinação arrancou em Cascais com a inoculação de 144 pessoas. A vacinação contra a Covid-19 arrancou hoje em Cascais com a administração de vacinas a 144 pessoas e prossegue na quinta-feira com a inoculação de 80 bombeiros, adiantou à agência Lusa o presidente do município.

19h46 - Cerca de 15 mil bombeiros começam a ser vacinados amanhã. Cerca de 15 mil bombeiros começam na quinta-feira a ser vacinados contra a Covid-19, marcando o início da nova fase do programa nacional de vacinação, avançou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

19h38 - Alemanha prolonga confinamento até 7 de março. A Alemanha vai prolongar o confinamento até 7 de março, na sequência de um acordo entre a chanceler Angela Merkel os líderes regionais, apesar de estar previsto um regresso gradual desde o início desse mês ao ensino presencial.

19h23 - Vacinação arrancou em Oeiras com administração de 102 vacinas. A vacinação contra a Covid-19 arrancou hoje no município de Oeiras, no distrito de Lisboa, com a administração de 102 vacinas, mas sem certeza de prosseguir nos próximos dias, disse à agência Lusa o presidente da Câmara.

19h11 - DGS alarga critérios de testagem a todos os contactos de risco. A Direção-Regional de Saúde (DGS) atualizou, esta quarta-feira as suas orientações, no sentido de reforçar e alargar as indicações para a realização de testes laboratoriais da Covid-19 de forma a antecipar um desconfinamento controlado.

Em comunicado, a DGS informa que vai alargar a utilização de testes laboratoriais a todos os contactos (de alto e de baixo risco), assim como disponibilizar os testes rápidos de antigénio (TRAg) nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e implementar a realização de rastreios regulares com TRAg nas escolas e setores de atividades com elevada exposição social, como é o caso de trabalhadores de fábricas e da construção civil.

19h02 - Detetados dois casos da variante brasileira na região de Lisboa. Foram detetados dois casos da variante brasileira na região de Lisboa, avança a SIC Notícias. De acordo com o canal, os casos já foram comunicados às autoridades da capital.

18h44 - França reporta 25 mil infeções e perto de 300 mortes. As autoridades de saúde francesas referiram esta quarta-feira que foram detetados 25.387 novos casos de contaminação por SARS-CoV-2 e que se registaram mais 296 óbitos provocados pela Covid-19.

18h41 - Cabo Verde regista mais um óbito em Santiago e 65 novos infetados. Cabo Verde registou mais um óbito provocado pela Covid-19, aumentando para 138 o total de mortes associadas à doença no país, que contabilizou mais 65 novos infetados pelo novo coronavírus, informou hoje o Ministério da Saúde.

18h36 - ASAE apreende 2.7 milhões de máscaras. A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, esta semana, mais de 2.7 milhões de máscaras, num valor de 100 mil euros, num armazém localizado no distrito de Aveiro.

18h34 - Boris Johnson conformado com necessidade de vacinas de reforço anuais. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu hoje que poderá ser necessário uma vacina anual contra a Covid-19 para imunizar as pessoas mais vulneráveis contra novas variantes.

18h22 - Após apelo, 124 enfermeiros vão reforçar Unidades de Cuidados Intensivos. A Ordem dos Enfermeiros (OE) informou, esta quarta-feira, que 124 enfermeiros vão reforçar a capacidade de resposta dos cuidados intensivos no país nas próximas semanas.

Em comunicado, a ordem profissional explica que ontem enviou uma mensagem "a todos os enfermeiros a apelar à disponibilidade de profissionais com experiência em cuidados intensivos que se encontram noutra actividade assistencial" para reforçarem as unidades de cuidados intensivos temporariamente.

18h18 - Espanha regista mais de 18 mil novos contágios e 643 óbitos. Ministério da Saúde espanhol revelou, esta quarta-feira, que foram diagnosticados 18.114 novos casos de contágio por coronavírus e que morreram mais 643 pessoas devido à Covid-19. No total, Espanha perfaz um número acumulado de 3.023.601 infeções e 63.704 vítimas mortais.

17h51 - Guiné Equatorial recebeu 100 mil doses da vacina da Sinopharm. A Guiné Equatorial recebeu hoje 100 mil doses da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica chinesa Sinopharm, uma oferta do Governo de Pequim para "fortalecer os laços de cooperação" entre os dois países, anunciaram as autoridades de Malabo.

17h49 - Confinamento não trava prostituição de estrada em Barcelos. O dever geral de recolhimento domiciliário imposto por causa da pandemia de Covid-19 não travou a prática da prostituição na EN-103, em Barcelos, que continua a decorrer à vista de todos, conforme constatou a Lusa no local.

17h38 - EMA admite preocupação sobre eficácia de vacinas em novas variantes. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) admitiu hoje "preocupações" sobre a eficácia das vacinas desenvolvidas contra a Covid-19 para combater as novas variantes do vírus, estando a desenvolver orientações para os fabricantes, nomeadamente os já autorizados.

"A EMA aprovou três vacinas para utilização na UE: Comirnaty [da Pfizer-BioNTech], vacina Covid-19 Moderna e vacina Covid-19 AstraZeneca. Há preocupações de que algumas destas mutações possam ter impacto em diferentes graus na capacidade das vacinas de proteger contra infeções e doenças", informa o regulador europeu em comunicado.

17h29 - Japão vai desperdiçar milhões de doses de vacina devido às seringas. O governo nipónico adquiriu 144 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech, mas não tem seringas especializadas suficientes para retirar seis doses de cada frasco.

17h11 - Surtos ultrapassados em lares de Vila Flor e sem óbitos. Os surtos de infeção pelo novo coronavírus que afetaram nas últimas semanas dois lares da Misericórdia de Vila Flor, no distrito de Bragança, estão praticamente ultrapassados, sem óbitos e sem hospitalização de idosos, disse hoje o provedor.

17h02 - Anticorpos detetados em recém-nascido após mãe ter sido vacinada. Descoberta foi feita por cientistas da Florida Atlantic University. Segundo os especialistas, este é o primeiro caso conhecido de uma criança com um dos cinco anticorpos de defesa contra a SARS-CoV-2.

16h57 - Empresários do Alto Minho queixam-se ao Governo de apoios "insuficientes". A Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) enviou hoje uma carta ao ministro de Estado, da Economia e Transição Digital a reclamar mais apoios para as empresas, por considerar que "continuam a ser reduzidos e insuficientes".

16h54 - Óbitos diários aumentaram mesmo em períodos sem excesso de mortalidade. A média diária de óbitos em 2020 aumentou fora das alturas do ano em que se registou um excesso de mortalidade, de acordo com informações do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), revelou hoje Marta Temido.

"Mesmo nos períodos sem excesso de mortalidade há um acréscimo em relação à média de anos anteriores. Este é um índice que o INSA está a analisar com mais detalhe, porque corresponde a um padrão não esperado de aumento sistemático de aumento da média diária de óbitos, que se considera que possa estar relacionado direta ou indiretamente com a pandemia, porque é o único evento conhecido que poderemos neste momento imaginar como estando associado a este facto, mas temos de fazer uma avaliação mais cuidadosa", salientou

16h47 - Governo da Madeira diz que processo de testagem na região é "transparente". O processo de testagem à Covid-19 na Madeira é "transparente" e as restrições impostas estão a "conter a proliferação" da pandemia, afirmou hoje o presidente do executivo regional, Miguel Albuquerque.

16h44 - AstraZeneca faz parceria com IDT Biologika. A AstraZeneca estabeleceu uma parceria com a alemã IDT Biologika, para aumentar a capacidade de produção de vacinas contra a Covid-19 destinadas à Europa a partir do segundo trimestre, anunciou hoje o grupo farmacêutico anglo-sueco.

16h41 - Portugal já ultrapassou as 400 mil vacinas administradas. "Já ultrapassamos as 400 mil vacinas administradas em Portugal", revelou, esta quarta-feira, pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) através das redes sociais, acrescentando que já foram inoculadas 298.724 primeiras doses e 116.559 segundas doses.

16h34 - Quase 13 mil casos em Itália nas últimas 24 horas. Morreram 336 pessoas. A proteção civil italiana anunciou esta quarta-feira que foram identificados 12.956 novos casos de Covid-19 e morreram mais 336 pessoas no espaço de 24 horas. Em termos acumulados, Itália soma 2,6 milhões de casos de infeção e 92.338 óbitos.

16h27 - Regulador europeu aconselha sobre vacina russa mas sem aprovar uso. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) disse hoje não ter recebido qualquer pedido para monitorização ou autorização da vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V, tendo apenas dado "aconselhamento científico" ao fármaco.

16h23 - Ministra da Saúde defende testagem massiva e pondera testes gratuitos. A ministra da Saúde, Marta Temido, defendeu hoje a necessidade de uma testagem massiva à Covid-19, não descartando a hipótese da realização de testes gratuitos.

"Acompanhamos inteiramente a necessidade de utilizar massivamente testes, desde testes PCR, a testes rápidos de antigénio, até aos testes de saliva que já se encontram também disponíveis, independentemente das recomendações que recebemos recentemente", afirmou Marta Temido na Comissão de Saúde, na Assembleia da República.

16h13 - Reino Unido reporta mais 13.013 novos casos e 1.001 óbitos. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico reporta esta quarta-feira mais 1.001 mortes associadas à Covid-19, uma ligeira descida em relação à véspera (1.052). Quanto ao número de casos, nas últimas 24 horas, foram registados mais 13.013 casos confirmados, uma subida em relação a terça-feira, quando foram identificados 12.364 contágios.

16h08 - "Não queira fazer parte destas histórias". O Serviço Nacional de Saúde (SNS) voltou a deixar um apelo para que a população "fique em casa", com o objetivo de se conseguir travar as cadeias de transmissão de Covid-19 no país. Num vídeo divulgado nas redes sociais, o SNS partilhou esta tarde o depoimento de um médico de medicina intensiva.

"Não queira fazer parte destas histórias. Ajude o médico Paulo Martins e todos os profissionais de saúde que estão a combater esta pandemia", pode ler-se na legenda do vídeo.

16h03 - Surto no Lar de Santo André em Estremoz com 13 infetados. Um surto de Covid-19 no Lar de Santo André, em Estremoz (Évora), já infetou 13 pessoas, entre utentes e funcionárias, disse hoje à agência Lusa a diretora técnica da unidade, Elsa Pingarilho.

15h58 - Resolvido surto que afetou todos os utentes em lar de Vinhais. O surto que afetou todos os utentes e quase a totalidade dos funcionários do lar de Agrochão, em Vinhais, "está resolvido", com um balanço de seis óbitos entre o total de 52 infetados com o novo coronavírus.

15h52 - Três hospitais do Grande Porto recebem quatro doentes de Lisboa. Três hospitais do Grande Porto vão receber hoje quatro doentes com Covid-19 de Lisboa e Vale do Tejo para cuidados intensivos, que vão ser transportados de avião e em ambulância do INEM, revelaram à Lusa fontes hospitalares.

15h47 - Desconfinamento deve ser regrado e disciplinado, diz Ricardo Mexia. A Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública considerou hoje que o desconfinamento do país deve ser regrado e disciplinado, defendendo que não deve ser precipitado e comprometer o esforço feito no combate à pandemia de Covid-19.

15h31 - Ensino à distância 'dispara' procura por portáteis, tablets e secretárias. A implementação do ensino à distância fez disparar a procura por portáteis, tablets e secretárias, com um crescimento de 70%, 68% e 79% respetivamente, de acordo com um estudo do portal OLX.

15h20 - OMS recomenda AstraZeneca para pessoas acima dos 65 anos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou esta tarde que a vacina da AstraZeneca é eficaz para população acima dos 65 anos de idade.

15h13 - UE ultrapassa as 500 mil mortes. Mais de 500.000 mortes ligadas à Covid-19 foram oficialmente registadas na União Europeia, onde a situação parece estar a melhorar em vários países, de acordo com uma contagem feita pela agência France-Presse a partir de dados fornecidos pelas autoridades.

15h11 - Processo de vacinação "deve ser muito mais claro". O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública defendeu hoje que o processo de distribuição e administração das vacinas contra a Covid-19 deve ser muito mais transparente e claro.

"Esse [processo] tem de ser muito mais transparente, tem de ser muito mais claro e tem de ser melhor comunicado. As pessoas têm de ter noção, perceção, de quando é que é expectável que venham a ser vacinadas", afirmou à agência Lusa Ricardo Mexia.

15h06 - Funchal investiu 100 mil euros em cabazes para ajudar 18 mil pessoas. A Câmara do Funchal investiu, nos últimos oito meses, mais de 100 mil euros em 5.605 cabazes que serviram para apoiar 18 mil pessoas afetadas pela crise provocada pela pandemia da Covid-19, informou hoje a autarquia.

15h00 - Governo dos Açores admite terminar cerca em Rabo de Peixe. O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, admitiu hoje que, dado o evoluir da Covid-19 na freguesia de Rabo de Peixe, o fim da cerca na vila é uma "possibilidade" em cima da mesa.

Recorde aqui os principais desenvolvimentos, que ocorreram durante a manhã e início de tarde desta quarta-feira, sobre a pandemia em Portugal e no mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório