Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Internamentos continuam a diminuir. UE passa as 500 mil mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Internamentos continuam a diminuir. UE passa as 500 mil mortes
Notícias ao Minuto

07:55 - 10/02/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O Presidente da República termina hoje mais uma ronda de audiências com os partidos políticos antes de enviar ao Parlamento um projeto de decreto para renovar o estado de emergência até 1 de março.

A ministra Marta Temido vai ser ouvida na Comissão Parlamentar de Saúde, numa audição regimental que será marcada pela situação da pandemia e numa altura em que Portugal se debate com falta de vacinas contra a Covid-19. Ontem, o novo coordenador do plano nacional de vacinação, Henrique Gouveia e Melo, anunciou que a primeira fase de vacinação, que devia terminar antes de 31 de março, vai ser prolongada para abril devido ao "problema da disponibilidade de vacinas".

Portugal registou mais 2.583 casos de Covid-19 e mais 203 mortes, de acordo com o boletim mais recente da DGS. No total, o país contabiliza 770.502 contágios e 14.557 óbitos. O número de recuperados aumentou para 628 mil.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

16h00 - Boa tarde! Este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar as atualizações acerca do novo coronavírus através deste link. Mantenha-se seguro!

15h51 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou hoje com o rei Philippe da Bélgica, que o felicitou pela reeleição e renovou a disponibilidade do Governo belga para ajudar Portugal na luta contra a Covid-19. As informações foram divulgadas através de uma nota na página da Presidência da República, na qual se lê que o chefe de Estado "falou esta manhã com o rei Philippe dos Belgas". "O soberano belga ligou para felicitar Marcelo Rebelo de Sousa pela sua reeleição, sublinhando a importância das boas relações e cooperação entre os dois países e renovando a disponibilidade do Governo belga de ajuda à luta contra a pandemia em Portugal".

15h33 - Vários países europeus apoiam a emissão de certificados de vacinação com o intuito de facilitar as viagens de pessoas imunizadas contra a covid-19, mas a ideia de um "passaporte de vacinação" ainda gera discórdia na União Europeia (UE). Perceba melhor aqui.

15h20 - A segunda vaga da pandemia de covid-19 terá um impacto menor do que a primeira na economia alemã, mas continuará a travar a atividade no semestre de inverno 2020/2021, indicou hoje o instituto económico alemão ifo. O impacto da pandemia na segunda vaga leva a perdas semanais de 1,5 mil milhões de euros, segundo uma pesquisa do ifo divulgada em comunicado.

15h16 - A Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública considerou hoje que o desconfinamento do país deve ser regrado e disciplinado, defendendo que não deve ser precipitado e comprometer o esforço feito no combate à pandemia de Covid-19. "Eu percebo a implicação económica e social tremenda que tudo isto tem, mas não podemos novamente ser precipitados na nossa abordagem e, dessa forma, comprometer aquilo que foi o esforço que fizemos, designadamente com muita dificuldade agora em janeiro", disse à agência Lusa o presidente da associação, Ricardo Mexia.

15h09 - A OMS diz que a vacina da AstraZeneca é válida para a população acima dos 65 anos. Garantem ainda que é eficaz em relação às variantes do vírus. Pode consultar o documento aqui. Esta decisão surge depois de vários países terem recomendado que a vacina não devia ser administrada a pessoas com mais de 65 anos, por haver dúvidas sobre a sua eficácia. Em Portugal a Direção-Geral da Saúde publicou uma norma no mesmo sentido, indicando que a vacina da AstraZeneca deve ser preferencialmente utilizada em pessoas até aos 65 anos.

15h00 - O ministro do Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Sisa Vieira, afirmou hoje numa audição regimental do Ministério da Economia, na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, que espera que a tarifa social de Internet, que é dirigida a famílias carenciadas, esteja disponível "até junho" deste ano. "O nosso objetivo é tê-la [tarifa social de Internet] até junho", afirmou o governante, sublinhando que esta medida é "dirigida a famílias carenciadas", que já beneficiam da tarifa social de eletricidade.

14h49 - Mais de 500 mil mortes ligadas à Covid-19 foram oficialmente registadas na União Europeia, onde a situação parece estar a melhorar em vários países, de acordo com uma contagem feita pela agência France-Presse a partir de dados fornecidos pelas autoridades. O marco simbólico das 500.000 mortes foi ultrapassado na noite de terça-feira na União Europeia. Às 12h00 de hoje, a UE registava um total de 501.531 óbitos para 50.548.666 casos relatados.

14h30 - O centro de vacinação contra a Covid-19 'drive-thru' do Queimódromo do Porto terá capacidade para 2.000 inoculações por dia, um número que poderá triplicar com a abertura de mais dois centros na cidade, disse hoje o presidente da câmara.

14h25 - Treze dos 20 membros do conselho nacional operacional da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) demitiram-se, alegando "falta de diálogo" da direção em assuntos operacionais, como a vacinação contra a Covid-19. O presidente da LBP, Jaime Marta Soares, recusou esta falta de diálogo e sustentou que a Liga não fica mais fragilizada com estas demissões

14h13 - O número de pessoas hospitalizadas também assistiu a um decréscimo considerável nos últimos dias, estando agora 5.829 utentes internados (menos 241 em relação à véspera), quando há três dias se contavam mais de 6.200 internados. Destes, 853 estão internadas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), menos 9 em relação a terça-feira, um número ainda muito elevado.

14h01 - Portugal regista hoje mais 161 mortos e 4387 casos de Covid-19. O país totaliza agora 14.718 mortes associadas à Covid-19 e 774.889 casos de contágio confirmados por teste, indica o boletim epidemiológico divulgado pela DGS.

13h59 - O número de doentes internados com Covid-19 em enfermaria baixou na terça-feira nos hospitais do Centro, mas registou-se um aumento dos internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), informou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

13h32 - A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que a capacidade da indústria farmacêutica de fazer a distribuição de vacinas contra a Covid-19 está aquém das expectativas. "Se é certo que a ciência respondeu e conseguimos ter uma vacina muito rapidamente, se é certo que conseguimos também ter aprovações relativamente às vacinas num período relativamente célere, o que é facto é que a capacidade produtiva destas companhias não está a responder ao nível que desejaríamos", afirmou Marta Temido durante uma audição na comissão parlamentar de Saúde.

13h23 - A Comissão Europeia garantiu hoje que irá "trabalhar dia e noite" para assegurar que mais doses das vacinas contra a Covid-19 são destinadas à União Europeia (UE), para permitir ritmos de vacinação mais rápidos do que os atuais. "Estamos a dar o nosso melhor para lutar contra o vírus na UE e em todo o mundo. Está agora claro que só conseguiremos se nos mantivermos unidos. Estamos a lutar contra um inimigo comum e a vacina é a chave. Vamos continuar a trabalhar dia e noite para assegurar a disponibilidade das vacinas", disse a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides.

12h59 - A pandemia do novo coronavírus provocou a nível mundial 14.659 mortes nas últimas 24 horas, enquanto o número de novos casos de infeção se situou nos 418.905, indica o balanço diário de hoje da France-Presse (AFP). Estes números representam um aumento face aos valores diários relativos a segunda-feira (e divulgados na terça-feira pela agência noticiosa francesa), dia em que foram recenseados 8.586 óbitos e 338.210 casos da doença Covid-19 em todo o mundo.

12h56 - O presidente do Parlamento Europeu (PE), David Sassoli, qualificou hoje a aprovação do regulamento que cria o Mecanismo de Recuperação e Resiliência de "votação histórica para a Europa" e defendeu que agora "não há tempo a perder". "É outra decisão histórica que irá guiar a nossa recuperação. É a Europa a mover-se na direção certa, a fornecer soluções que contrastam drasticamente com o passado, capaz de apoiar os cidadãos ao dar aos Estados os recursos de que precisam para planear o seu futuro", aponta Sassoli num comunicado publicado após o anúncio do resultado da votação.

12h52 - A África do Sul vai solicitar à Organização Mundial da Saúde (OMS) orientações "claras" sobre a aplicação da vacina da AstraZeneca após um estudo confirmar a sua ineficácia contra a variante 501V.2 detetada no país, anunciou hoje o Governo. "Vamos discutir com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a aplicação da AstraZeneca, que na opinião deles a AstraZeneca continua a ser uma boa vacina que deve ser aplicada em todo o mundo, e alguns cientistas são da opinião que pode ser usada na ausência de outra forma de proteção, e por isso queremos ter uma orientação clara da OMS", disse Zweli Mkhize, numa comunicação hoje ao parlamento.

12h39 - O ministro do Estado, da Economia e da Transição Digital afirmou hoje que a "última coisa que faria era culpar portugueses" ou "enjeitar responsabilidades" sobre o período de Natal e o aumento de casos de Covid-19. Pedro Siza Vieira respondia ao PSD sobre a entrevista que deu recentemente ao The New York Times, que o cita a afirmar que "as evidências da mobilidade no país mostram" que os portugueses "não respeitaram as restrições" no período das férias do Natal.

12h13 - O saldo provisório do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em dezembro do ano passado era negativo em 292 milhões de euros, avançou hoje o secretário de Estado da Saúde. Este valor, segundo Diogo Serras Lopes, "reflete naturalmente o aumento muito significativo do financiamento, mas também reflete a subida da despesa". O valor representa uma redução homóloga de mais de 110 milhões de euros face ao ano anterior, "sendo o valor mais baixo desde que há registo, ou seja, desde 2012".

11h56 - O número de consultas de especialidade hospitalar caiu em 2020 face ao ano anterior devido à resposta à pandemia de Covid-19, realizando-se menos 1,2 milhões de consultas, adiantou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido. "Nos hospitais, a atividade assistencial de dezembro de 2020, comparada com 2019, registou uma diminuição nas principais linhas de atividade, designadamente na consulta de especialidade hospitalar. Em dezembro de 2020 havia menos 1,2 milhões de consultas face ao volume de 12,4 milhões de consultas que se tinham realizado em 2019", afirmou a ministra numa audição na comissão parlamentar de Saúde.

11h47 - Fernando Tordo internado com Covid-19. O músico de 72 anos, testou positivo à Covid-19 e encontra-se internado no Hospital da Luz, em Lisboa. O Notícias Ao Minuto conseguiu confirmar que o músico se encontra internado mas em situação "estável" e em recuperação.

11h33 - O primeiro-ministro saudou hoje "vivamente" a aprovação pelo Parlamento Europeu do regulamento do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, considerando que fica aberto o caminho para a sua entrada em vigor já na segunda quinzena deste mês. "Saúdo vivamente a aprovação hoje pelo Parlamento Europeu do regulamento do Mecanismo de Recuperação e Resiliência. Fica aberto o caminho para a sua rápida entrada em vigor, permitindo que os planos nacionais de recuperação sejam apresentados o mais rápido possível", escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.

11h27 - Especialistas da missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) encarregados de investigar as origens do novo coronavírus começaram hoje a deixar a China, país que consideram o "início do caminho" para desvendar a origem da Covid-19. "A equipa está a trabalhar até sair [da China]. Este é apenas o início do caminho, com muito trabalho a ser feito, seguindo as pistas dos nossos colegas chineses", afirmou hoje o britânico Peter Daszak, membro da missão, na rede social Twitter.

11h18 - O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse esta quarta-feira, no Parlamento, que foram aprovadas "quase 50 mil candidaturas" no âmbito do programa Apoiar.pt, no "valor de 582 milhões de euros". No dia 11 de dezembro, foi anunciado que o Governo decidiu alargar o universo de empresas que podem ser contempladas pelo programa Apoiar, tendo ainda reduzido, com condições, algumas das restrições atuais, como a exigência de capitais próprios positivos ou inexistência de dívidas ao Estado.

11h14 - A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que a pandemia de Covid-19 deixará "um rasto pesado" na saúde mental da população, sublinhando que há muito por fazer nesta área. "Naturalmente, a pandemia deixará um rasto pesado sobre aquilo que é a saúde mental de todos nós, quer em termos estritamente de equilíbrio quer em termos de doença mental mais profunda", afirmou Marta Temido na Comissão de Saúde, onde está a ser ouvida na primeira audição regimental do ano.

11h07 - O epidemiologista Manuel Carmo Gomes defendeu na terça-feira, em entrevista, à RTP que janeiro foi um mês fora do normal, tecendo algumas críticas à "consistência" das estratégias adotadas. O especialista, porém, nega ter saído do painel de peritos do Infarmed por discordância com o Governo. Sobre a situação da pandemia no país, Manuel Carmo Gomes não tem dúvidas que "janeiro não foi um mês qualquer". "Foi o maior desastre de saúde pública que ocorreu em Portugal nos últimos 100 anos", lamentou.

11h03 - "Tivemos altos e baixos ao longo deste ano, quer na frente sanitária quer na económica", disse o ministro da Economia, esta quarta-feira, recuperando os acontecimentos que marcaram este último ano. "Foi um ano bastante especial. Foi difícil para a comunidade nacional e para o mundo (...) foi um ano em que a primeira preocupação foi a reação à situação sanitária", começou por dizer o ministro da Economia, no Parlamento.

10h54 - O Centro de Investigação em Saúde da Manhiça, sul de Moçambique, começa este mês ensaios clínicos sobre a eficácia da BCG, vacina usada contra a tuberculose, no combate à Covid-19, disse hoje o diretor científico da instituição.

10h41 - A capacidade de rastreio dos casos de Covid-19 quase triplicou entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, disse hoje a ministra da Saúde, que assumiu que a resiliência do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi "posta à prova". Numa audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, Marta Temido, lembrou que as autoridades avançaram também com a "simplificação dos inquéritos epidemiológicos" e a "adoção de modelos colaborativos" a este nível, que, de acordo com a governante, permitem "na maioria do país" a garantia de contacto com as pessoas nas primeiras 24 horas.

10h33 - África registou nas últimas 24 horas mais 712 mortes por Covid-19 para um total de 96.241 óbitos, e 11.965 novos casos de infeção, segundo os mais recentes dados oficiais da pandemia no continente. De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 3.690.488 e o de recuperados nas últimas 24 horas é de 15.083, para um total de 3.222.163 desde o início da pandemia.

10h29 - Há um novo apoio extraordinário ao rendimento no âmbito da Covid-19para "assegurar a continuidade dos rendimentos dos trabalhadores em situação de particular desproteção económica causada pela pandemia", que pode ser pedido até ao dia 14 de fevereiro, anunciou a Segurança Social. O apoio tem como referencial 501,16 euros, mas o valor varia consoante a situação de cada um. Tendo isto presente, há um simulador - ao qual pode aceder aqui - para saber quanto pode receber.

10h14 - A Rússia já ultrapassou os quatro milhões de casos de Covid-19, segundo os dados hoje fornecidos pelo comité governamental. Nas últimas 24 horas, foram registadas 14.494 novas infeções no país e 536 óbitos. Até ao momento, houve 4.012.770 casos positivos e 78.234 pessoas já morreram

10h07 - O confinamento poderá terminar só depois da Páscoa. Segundo o Público, o primeiro-ministro reconheceu ontem, durante a reunião no Infarmed, que o confinamento nunca iria terminar antes de meados de Março, mas previu que acabe apenas no final do mês. Tendo em conta que o domingo de Páscoa é a 4 de Abril, referem que está em cima da mesa do Governo a possibilidade de o confinamento se manter nesse período festivo, de modo a evitar que se repita o aumento exponencial de contaminações que ocorreu no período do Natal.

09h57 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou hoje um novo plano para a União Europeia (UE) aumentar a sequenciação das mutações do SARS-CoV-2, que visa tornar "mais célere" a deteção de novas estripes. "Esta luta contra o vírus é uma maratona, precisamos de resistência, de energia, [porque] quase todos os dias ouvimos notícias de novas variantes, sobre o quão contagiosas são. Ainda nem temos o enquadramento total quanto à eficácia das vacinas e dos tratamentos nas novas estirpes, mas sabemos que estas variantes vão continuar a surgir e que temos de estar preparados", vincou Ursula von der Leyen.

09h43 - A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, disse esta quarta-feira que em 15 dias foram registados 61 mil pedidos de acesso ao apoio à família, a propósito do encerramento das escolas. "Este apoio em 2020 abrangeu cerca de 201 mil pessoas e nesta reativação, nos 15 dias de janeiro, nos mesmos moldes, já temos 61 mil pedidos de pessoas para recorrerem ao apoio à família", disse a ministra do Trabalho, em resposta a uma questão colocada por uma deputada do PSD.

09h37 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse hoje "lamentar profundamente" o erro da instituição aquando do lançamento do mecanismo de controlo de exportação de vacinas, que previa restrições nas entregas à Irlanda do Norte. "Quanto ao mecanismo de exportação, gostaria de falar na Irlanda do Norte. Foram adotados erros aquando da tomada de decisão e lamento profundamente, mas conseguimos corrigir", declarou a líder do executivo comunitário na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

09h32 - A secretária de Estado dos Assuntos Europeus enalteceu hoje, num debate no Parlamento Europeu, a unidade da Europa face à pandemia da Covid-19, e declarou que Portugal "está muito grato" pela solidariedade mostrada recentemente pelos seus parceiros. Participando, em representação da presidência do Conselho da União Europeia, num debate no hemiciclo de Bruxelas sobre a estratégia da UE sobre a vacinação contra a Covid-19, Ana Paula Zacarias observou que "a propagação do vírus continua preocupante na maioria dos Estados-membros" - "incluindo o meu próprio", assinalou -, e reconheceu que a vacinação da população europeia "não progrediu tão rapidamente" quanto era desejável, mas enfatizou que estes desafios não podem fazer esquecer o que de positivo foi alcançado.

09h28 - O príncipe Carlos e a esposa Camilla já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A informação foi confirmada por um porta-voz da Clarence House. Importa referir que Carlos e Camilla foram vacinados nesta fase por fazerem parte do grupo de risco devido à idade de ambos, o príncipe tem 72 anos e a duquesa 73. Os membros da casa real encontram-se agora entre os 12,6 milhões de pessoas que já receberam as primeiras doses da vacina no Reino Unido.

09h20 - começou a audição da ministra da Saúde, Marta Temido, na Comissão Parlamentar de Saúde, que será marcada pela situação da pandemia e numa altura em que Portugal se debate com falta de vacinas contra a Covid-19. Pode acompanhar através deste link.

09h17 - O governo alemão quer estender o confinamento parcial em vigor até 14 de março devido à pandemia de Covid-19, de acordo com um projeto de acordo consultado hoje pela agência de notícias francesa AFP. No texto, que será apresentado hoje numa reunião, o governo alemão refere que as infeções abrandarem no país, mas as "variantes do coronavírus estão a espalhar-se, tornando necessário que as restrições continuem em vigor nas próximas semanas".

09h09 - O Parlamento Europeu aprovou o regulamento que cria o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o principal pilar do pacote de recuperação da União Europeia (UE) para fazer face à crise socioeconómica provocada pela pandemia de Covid-19. Numa votação realizada na terça-feira à noite, e cujo resultado foi anunciado pelo presidente da assembleia, David Sassoli, no início da sessão de hoje, em Bruxelas, o Mecanismo recebeu o voto favorável de 582 eurodeputados, 40 votos contra e 69 abstenções. Com esta aprovação pelo Parlamento Europeu, o Mecanismo de Recuperação e Resiliência entrará em vigor ainda na segunda quinzena do corrente mês.

08h57 -A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, reconheceu esta quarta-feira que Bruxelas estava "otimista demais" sobre a quantidade de vacinas que as empresas farmacêuticas poderiam entregar aos 27."Temos estado muito otimistas sobre a capacidade de produção e talvez estivéssemos muito certos de que o que pedimos e pagamos seria entregue a tempo", disse durante o debate no Parlamento Europeu sobre estratégia de vacinação na UE (que pode acompanhar em direto abaixo). “Globalmente, subestimamos as dificuldades da produção em massa”, acrescentou.

08h51 - Ainda nenhum país da União Europeia (UE) pediu ajuda à Comissão Europeia para transporte de equipamentos ou transferência de doentes e médicos nesta terceira vaga da pandemia de Covid-19, pelo que se Portugal o fizesse seria dos primeiros. A Comissão Europeia está, desde quase há um ano, a prestar assistência aos Estados-membros que o solicitam para combater a Covid-19, tendo já na primeira (na primavera) e segunda (no outono) vagas da pandemia apoiado em questões como entrega de ventiladores ou equipamento de proteção.

08h34 - Acompanhe abaixo a sessão plenária do Parlamento Europeu sobre “o Ponto da situação da estratégia da UE de vacinação contra a Covid-19”:

08h29 -A Alemanha contabiliza mais 8.072 casos de Covid-19 e 813 mortes nas últimas 24 horas. O país, ao todo, e desde que a pandemia começou soma 2.299.996 casos da doença e 62.969 óbitos. Em comparação com os dados de ontem, os valores - tanto de mortos como de infetados - quase que duplicaram.

08h23 - Nova mutação da variante britânica considerada perigosa e "preocupante". O grupo de emergência do governo britânico incumbido de lidar com o coronavírus, Nervtag, disse que a estirpe que surgiu na semana passada é uma mutação perigosa do vírus de Kent que se espalhou rapidamente em dezembro passado, causando o cancelamento generalizado dos planos de Natal e desencadeando o terceiro confinamento nacional. O Nervtag teme, segundo um artigo avançado pelo jornal Metro, que a nova mutação de Kent seja altamente transmissível e possa interferir com a vacina.

08h18 - A Polícia de Segurança Pública (PSP) informa que procedeu ao controlo de 27.780 passageiros que pretendiam iniciar viagem a partir dos aeroportos internacionais de Portugal continental (Lisboa, Porto e Faro), entre os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. De acordo com o balanço da PSP partilhado nas redes sociais, na semana que decorreu até ao dia 7 de fevereiro, 81 passageiros não puderam embarcar, "tendo de obter os comprovativos que demonstrem essa absoluta necessidade".

08h11 - Um dos especialistas da missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan, na China, que investiga as origens do novo coronavírus, questionou hoje as informações dos serviços de inteligência norte-americanos sobre a pandemia, após críticas de Washington. "Não confiem muito nos serviços de inteligência norte-americanos", visto que estão "errados em muitos aspetos", escreveu Peter Daszak, na rede social Twitter, no último dia da sua estada no país asiático.

08h10 - A Direção-Geral da Saúde vai mudar de estratégia de testagem e fomentar testes a quem contactar com infetados. Deverá ser apresentada "ainda esta semana ao Ministério da Saúde uma proposta de revisão da estratégia de testagem" para a nova fase de combate à pandemia de Covid-19. A DGS revelou à TSF que o objetivo da revisão da estratégia de testagem passa por "fomentar as ações de rastreio, bem como os testes a realizar a contactos de casos positivos de Covid-19". Questão surgiu após Marta Temido ter ouvido os epidemiologistas a pedir mais testes na reunião do Infarmed.

07h49 - A rede social Twitter apresentou resultados sólidos no último trimestre de 2020, com milhões de utilizadores a seguirem os acontecimentos que ocorreram no mundo, como, por exemplo, a pandemia e as eleições presidenciais nos Estados Unidos. Foi "um ano extraordinário" para a empresa sediada em São Francisco, na Califórnia (Estados Unidos), considerou o diretor executivo, Jack Dorsey.

07h47 - O Porto vai ter um centro de vacinação contra a Covid-19 'drive-thru', no Queimódromo, no âmbito de um projeto que junta dois hospitais da cidade, a autarquia e a Unilabs Portugal, disse hoje aquela empresa de diagnóstico clínico. Em comunicado, a Unilabs refere que, com este projeto "piloto", que permitirá que as pessoas entrem de carro nas estruturas sem precisar de saírem da viatura para serem vacinadas, é intenção da Câmara do Porto "preparar a cidade para um processo seguro e robusto de vacinação, em larga escala, assim que houve vacinas para as segunda e terceiras fases do processo de vacinação". Recorde que Lisboa também vai ter sete espaços alternativos de vacinação.

07h34 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que foram diagnosticados 14 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.Os casos foram diagnosticados em viajantes oriundos do exterior, nas cidades de Xangai (leste) e Tianjin (norte) e nas províncias de Jiangsu (leste), Zhejiang (leste), Fujian (sudeste), Shaanxi (centro) e Sichuan (centro). Pelo terceiro dia consecutivo, o país não registou casos de infeção locais.

07h23 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina mais uma ronda de audiências com os partidos políticos antes de enviar ao parlamento o projeto de decreto que renova o estado de emergência até 01 de março. Depois de ter ouvido na terça-feira, por videoconferência, a Iniciativa Liberal, Chega, PEV, PAN e CDS-PP, o chefe de Estado termina a ronda de audiências à distância com o PCP, BE, PSD e PS, a partir do Palácio de Belém. Este será o décimo primeiro diploma do estado de emergência submetido por Marcelo Rebelo de Sousa ao parlamento no atual contexto de pandemia de Covid-19, que os deputados irão discutir e votar na quinta-feira.

07h15 - O Tribunal de Contas pediu à ministra do Trabalho "informação fiável, completa e oportuna" sobre o universo de beneficiários do 'lay-off' simplificado, considerando que os dados disponíveis relativos ao primeiro semestre de 2020 não permitem avaliar a medida. Esta é uma das recomendações do Tribunal de Contas (TdC) dirigida à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no relatório intercalar divulgado hoje sobre a implementação do 'lay-off' simplificado durante a primeira fase da pandemia de Covid-19, entre março e 30 de junho de 2020.

07h11 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai hoje ao Parlamento Europeu fazer um ponto de situação relativamente à estratégia da União Europeia (UE) sobre a vacinação contra a Covid-19, após várias polémicas com as farmacêuticas. O debate realiza-se no âmbito da sessão plenária da assembleia europeia, em Bruxelas, e decorre numa altura de tensão entre Bruxelas e as farmacêuticas, que não deverão entregar as doses acordadas com a Comissão Europeia para estes primeiros meses de 2021 por não terem capacidade de produção suficiente para os 27 Estados-membros, o que já levou a atrasos na distribuição.

07h07 - Os Estados Unidos registaram 3.087 mortes causadas pela Covid-19, nas últimas 24 horas, e 101.535 casos, de acordo com a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins. Desde o início da pandemia, o país acumulou 467.918 óbitos e 27.184.813 casos da doença.

07h03 - As ações de fiscalização da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) ao 'lay-off' simplificado, entre março e junho de 2020, abrangeram 65.515 trabalhadores, "apenas cerca de 4%" do total, revela um relatório do Tribunal de Contas (TdC). "Entre 26 de março e 30 de junho de 2020, a ACT realizou 2.220 ações de fiscalização do cumprimento do 'lay-off' simplificado, abrangendo 65.515 trabalhadores", lê-se no relatório intercalar do TdC sobre a implementação da medida durante a primeira fase da pandemia de Covid-19.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo, mas pode recordar o acompanhamento anterior neste link.

Leia Também: AO MINUTO: Task-force conta vacinar "quase toda a população" até ao Natal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório