Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: Task-force conta vacinar "quase toda a população" até ao Natal

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Task-force conta vacinar "quase toda a população" até ao Natal
Notícias ao Minuto

15:53 - 09/02/21 por Notícias ao Minuto

País Coronavírus

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o boletim epidemiológico desta terça-feira, que deu conta de 2.583 casos de Covid-19 e mais 203 mortes. No total, Portugal contabiliza 770.502 contágios e 14.557 óbitos. O número de recuperados aumentou para 628 mil. Os casos ativos continuam a descer e fixam-se agora em 127 mil.

Outro indicador que também reflete uma evolução positiva da pandemia de coronavírus em Portugal nesta fase é o dos internamentos.

Há menos internamentos, quer em enfermaria, quer nas unidades de cuidados intensivos.

Na reunião desta manhã entre especialistas, Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e os partidos foi destacado que o pico da terceira vaga ocorreu a 29 de janeiro. A ideia que prevaleceu no final do encontro é de que o confinamento será para manter até março, como frisou a ministra da Saúde, Marta Temido.

Esta manhã, decorreu a conferência dos peritos da Organização Mundial da Saúde (OMS) que estão na China a investigar a origem do SARS-CoV-2. Os especialistas da OMS consideraram que a "hipótese de acidente em laboratório é extremamente improvável".

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h05 -Chegou ao fim este registo, mas o acompanhamento será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, acompanhe as comunicações das autoridades competentes e, caso tenha sintomas, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h58 - Os Estados Unidos afastaram-se hoje de uma teoria apoiada pelo ex-presidente Donald Trump de que o novo coronavírus veio de um laboratório chinês, e expressaram o seu apoio aos peritos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Em vez de saltar para conclusões que podem ser motivadas por tudo menos pela ciência, queremos ver onde os dados nos levam, onde a ciência nos leva, e as nossas conclusões serão baseadas nisso", disse o porta-voz da diplomacia dos EUA, Ned Price.

23h36 - O governo israelita concordou hoje em reabrir a partir de quinta-feira a pré-escola e parte da escola primária do sistema educativo, fechadas há um mês, mesmo ainda com uma elevada taxa de contágios com Covid-19.

23h06 - O novo coordenador da task-force responsável pelo Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, frisou, esta terça-feira, que a imunidade de grupo em Portugal só será atingida no final do verão.

"Julgo que um verão normal não teremos, porque o processo de vacinação ainda não estará na fase de imunidade grupo", disse o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo em entrevista à TVI.

Acrescentou ainda que "há a expectativa de no Natal termos praticamente toda a população vacinada", caso não haja mais atrasos por parte das farmacêuticas nas entregas das vacinas contra o novo vírus.

23h02 - A Madeira registou hoje mais 88 casos positivos de Covid-19, totalizando desde o início da pandemia quase seis mil infeções, informou a Direção Regional de Saúde (DRS).

23h00 - As vacinas contra a Covid-19 adquiridas pelo Brasil através do mecanismo de acesso global Covax Facility não precisarão de registo ou autorização para uso de emergência no país, informaram hoje as autoridades sanitárias brasileiras.

22h52 - O CDS-PP levantou hoje dúvidas sobre a saída de Manuel Carmo Gomes do painel que analisa a evolução da Covid-19 no Infarmed, defendendo que "tem de ficar esclarecido" que não se deveu às críticas do epidemiologista ao Governo.

"Este professor tem sido particularmente frontal, desempoeirado e descomplexado na forma como emite as suas opiniões, e hoje foi muito claro, disse que a estratégia do Governo está completamente errada desde o início porque não planeia, não prevê e anda constantemente a reboque dos acontecimentos. O que os portugueses têm de saber é se de cada vez que há um especialista que discorda da condução política do Governo, se esse especialista vai ser ou não afastado das funções de aconselhamento e de planeamento científico da pandemia", fez notar Francisco Rodrigues dos Santos.

21h43 - O Ministério da Saúde brasileiro anunciou esta terça-feira que foram identificados 51.486 novos casos de contágio por coronavírus e morreram 1.350 pessoas devido à Covid-19 no último dia. Em termos globais, o Brasil soma 9.599.565 casos confirmados e 233.520 vítimas mortais.

O número de recuperados voltou a subir e situa-se em 8,5 milhões.

21h02 - Angola somou mais três mortes e 51 novos casos de Covid-19 em 24 horas, assim como 27 doentes considerados recuperados, anunciou hoje a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

20h35 - O presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) garantiu hoje que o país dispõe de capacidade suficiente para proceder a uma testagem regular e sistemática da Covid-19, principalmente ao nível dos testes rápidos.

"Se no princípio [da pandemia] -- em março e abril do ano passado -- talvez houvesse alguma dificuldade de testes, hoje em dia, de há dois meses a esta parte, nós não temos problemas nenhuns de testes, sobretudo de testes rápidos", afirmou João Almeida Lopes.

20h14 - Um dos doentes com Covid-19 que foi transferido do Continente para a Madeira morreu esta terça-feira na unidade de cuidados intensivos do Hospital Central do Funchal, revela o Expresso.

"Um dos utentes falecidos hoje é um dos três doentes provenientes do território continental, com diagnóstico de covid-19 internado na Unidade de Cuidados Intensivos", lê-se numa nota na Secretaria da Saúde da Madeira.

No comunicado é ainda referido que "a situação já é do conhecimento da família".

19h56 - O presidente do CDS criticou esta terça-feira as situações que têm sido reportadas de uso indevido de doses de vacinas contra a Covid-19.

"Este clima de desconfiança, em que tudo parece uma república das bananas, em as vacinas que sobram podem ser dadas à pessoa que tem um café ao lado ou ao vizinho do edifício onde está a correr a vacinação, tem de acabar", vincou Francisco Rodrigues dos Santos em declarações aos jornalistas no Parlamento, após ter estado reunido com o Presidente da República a propósito da renovação do Estado de Emergência.

19h52 -França ultrapassou esta terça-feira as 80 mil vítimas mortais provocadas pela Covid-19. Os dados divulgados pelas autoridades de saúde francesas indicaram que foram notificadas mais 724 mortes em 24 horas. Foram diagnosticados 18.870 novos casos de infeção por coronavírus.

França totaliza 3.360.235 contágios e 80.147 óbitos.

19h27 - A Universidade do Algarve (UAlg) está a estudar o uso da saliva na recolha de amostras para detetar o novo coronavírus, um método menos invasivo face ao clássico teste à mucosa do nariz, disse à Lusa um investigador.

Segundo Clévio Nóbrega, do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da UAlg, o objetivo é tentar "validar outros métodos" para a recolha de amostras, especialmente para "crianças e pessoas com algumas patologias", já que o atual método de PCR é "muito invasivo".

18h56 - A ministra da Justiça revelou hoje no Parlamento que há 353 casos positivos por Covid-19 nas cadeias, incluindo 233 reclusos, estando a "situação controlada" e não existindo qualquer óbito a registar nas prisões desde o início da pandemia.

18h54 - O presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) afirmou hoje que as dificuldades no abastecimento das vacinas contra a Covid-19 devem-se à complexidade dos processos biotecnológicos, manifestando-se convicto que serão ultrapassadas com a otimização da produção.

"Esta questão de algum sobressalto no abastecimento em termos de vacinas não deixará de ser ultrapassado e será cada vez mais otimizado", afirmou João Almeida Lopes na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

18h51 - O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje que os casos pontuais de irregularidades no processo de vacinação não devem ser usados para distrair os portugueses da importância da toma da vacina contra a Covid-19.

"Existem prioridades, existem planos tecnicamente elaborados e, portanto, têm de ser cumpridos. Devemos dizer isto aos portugueses e não distraí-los com situações pontuais, que obviamente devem ser corrigidas e punidas", declarou António Lacerda Sales, acrescentando que "é preciso que os portugueses sintam confiança no processo de vacinação".

18h13 - Os hospitais de São Bernardo (Setúbal) e Garcia de Orta (Almada) registam hoje uma pequena redução do número de doentes Covid-19, mas continuam sob forte pressão, com um total de 436 doentes internados, 46 dos quais em cuidados intensivos.

18h11 - O governo da Áustria decidiu hoje limitar a quem tiver teste negativo ao SARS-CoV-2 a saída da região montanhosa do Tirol, onde foram detetadas várias centenas de infeções da variante identificada na África do Sul.

18h09 - Os pedidos de transferência de outros hospitais para o São João, Porto, têm diminuído nos últimos dias, disse hoje o presidente do conselho de administração de um equipamento hospitalar cujo serviço de infeciosas está lotado com doentes de Lisboa.

17h51 - Os pais devem ter tolerância e flexibilidade nesta nova fase de confinamento em que estão em teletrabalho com crianças em casa, recomenda a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) sublinhando que é preciso ter "expectativas realistas".

17h32 -A Proteção Civil italiana notificou esta terça-feira o registo de mais 10.630 novos casos de infeção por novo coronavírus. As autoridades notificam ainda mais 422 óbitos referentes às últimas 24 horas.

Itália contabiliza agora um total de 2.655.319 casos positivos confirmados desde o início da pandemia no país, a 21 de fevereiro. O número total de mortes é agora de 92.002.

17h25 - O epidemiologista Henrique Barros estimou hoje que se o processo de vacinação contra a Covid-19 correr como o previsto serão salvas 3.500 vidas até ao final de setembro.

17h20 -O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta terça-feira, mais 766 óbitos associados à doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, o maior número diário da terceira vaga da pandemia no país. Em termos globais, Espanha já contabiliza 63.061 mortes desde o início da crise pandémica.

No que diz respeito ao número de casos confirmados, o país ultrapassou hoje a marca dos três milhões de contágios. O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 3.005.487, depois de serem notificados mais 16.402 nas últimas 24 horas.

17h01 - O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) considerou hoje que o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 "está em zig zag", apontando que Portugal está "muito longe da maior parte dos países europeus" na vacinação "essencial" de médicos.

"Existem estruturas onde as pessoas deviam estar todas vacinadas e não estão, depois salta-se para outros grupos que se definem como prioritários, mas já são prioritários de segunda linha. Temos de vacinar rapidamente os profissionais de saúde todos porque são eles que tomam conta de nós", assinalou Miguel Guimarães.

16h36 - Segundo indica esta terça-feira o Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico, foram registadas mais 1.052 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas. No que diz respeito ao número de casos confirmados, são reportados mais 12.364 novos casos de contágio.

O total de óbitos com teste positivo nos 28 dias anteriores é agora de 113.850.Até ao momento, 3.972.148 pessoas obtiveram diagnóstico positivo no conjunto da região, que inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

16h34 - Lisboa vai ter sete espaços de vacinação "para vacinar 70 mil pessoas", confirmou esta terça-feira Fernando Medina, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

"São cerca 15% da cidade de Lisboa e temos a estrutura: sete centros, cerca de 100 profissionais - 60 enfermeiros e 40 profissionais da Proteção Civil, que vão organizar tudo para que decorra o mais rápido possível", acrescentou.

16h31 - A ministra da Saúde afirmou hoje que a saída do epidemiologista Manuel Carmo Gomes do painel de peritos que faz o ponto da situação da Covid-19 no Infarmed se deveu a motivos profissionais.

"Por razões da sua vida profissional, optou por pedir para continuar a apoiar o grupo, mas não fazer apresentações técnicas", disse Marta Temido à saída de uma reunião virtual com especialistas que decorreu no Infarmed, em Lisboa.

16h29 - O Brasil anunciou hoje que vai transportar parte das vacinas contra a Covid-19 em caixas térmicas de plástico que seriam usadas por vendedores de cerveja no Carnaval deste ano, após o cancelamento do feriado na maior parte do país.

16h27 - O governo sueco anunciou hoje que quer reduzir para metade os lugares em comboios e autocarros de longa distância, para prevenir a propagação do novo coronavírus antes das férias de Carnaval e da Páscoa.

16h26 - A ministra da Justiça disse hoje, no Parlamento, que vai começar "a breve trecho" a vacinação contra a Covid-19 dos oficiais de justiça e dos trabalhadores dos registos.

Francisca Van Dunem enumerou ainda quem já está a receber a primeira dose da vacina, destacando os guardas prisionais, o pessoal civil do sistema prisional, os trabalhadores prioritários do instituto de medicina legal, além do pessoal médico e de enfermagem.

16h24 - O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, disse hoje no Parlamento que as medidas de apoio às empresas e ao emprego no âmbito da Covid-19 se vão manter enquanto a pandemia durar, "custe o que custar".

"Do lado do Governo queremos deixar uma mensagem muito forte de apoio e compromisso às empresas e aos trabalhadores que veem a sua atividade condicionada pela pandemia: a garantia que as medidas de apoio às empresas e ao emprego - como o 'layoff' e outras - se vão manter enquanto durar a pandemia e a atividade económica estiver condicionada, custe o que custar", referiu João Leão no Parlamento.

16h02 - O primeiro-ministro considerou hoje que o atual confinamento está a produzir resultados contra a Covid-19, mas é necessário prolongá-lo face aos elevados níveis da pandemia e continuar a investir na testagem massiva e na capacidade de rastreamento.

"Concluímos também que quanto maior for a intensidade do confinamento mais rápidos são os resultados; que os elevados níveis da pandemia requerem o prolongamento do atual nível de confinamento e que é necessário continuar a investir na testagem massiva e na capacidade de rastreamento", sublinhou António Costa.

15h57 - O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, disse hoje que no pós-pandemia um dos "tsunamis" será o da saúde e sugeriu à tutela que ative "rapidamente" uma 'task force' dedicada a doentes não Covid-19.

"É absolutamente essencial [pôr em prática o Plano de contingência para doentes não covid]. Neste momento é uma das medidas mais importantes. A sugestão que deixo à ministra da Saúde é que rapidamente ative a 'task force' dessa área se é que ela existe", disse o bastonário.

Miguel Guimarães defendeu que "é preciso que os médicos de família tenham mais tempo para ser os seus doentes de sempre", considerando decisivo "libertá-los de algumas tarefas" para acelerar a resposta a doentes não Covid.

15h41 - A diretora regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social dos Açores, Lucília Fagundes, pediu a demissão do cargo na sequência de uma polémica relativamente à sua vacinação indevida.

15h33 - O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, disse esta terça-feira que a terceira vaga da pandemia está a ser "muito mais intensa" do que se esperava, o que deverá levar a uma revisão em baixa das previsões económicas para este ano.

"A terceira vaga da pandemia tem sido muito mais intensa do que o esperado. Tem tido consequências devastadoras", afirmou o ministro no Parlamento, deixando uma "nota de apreço" aos portugueses, sublinhando em particular os profissionais de saúde e os trabalhadores e empresários.

Leia Também: AO MINUTO: Segundo dia com mais recuperados. Confinamento prolongado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório