Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Lisboa vai ter sete espaços de vacinação "para vacinar 70 mil pessoas"

O arranque da operação vai ser determinada pela disponibilidade de vacinas.

Lisboa vai ter sete espaços de vacinação "para vacinar 70 mil pessoas"
Notícias ao Minuto

16:15 - 09/02/21 por Sara Gouveia

País Covid-19

Em Lisboa, vão existir sete espaços alternativos aos centros de saúde preparados para administrar vacinas aos cidadãos que se incluem nos grupos prioritários. Um deles é o pavilhão Altice Arena, informação que já tinha sido avançada pelo Público e que foi esta terça-feira confirmada pelo presidente da Câmara de Lisboa, em direto do local.

Fernando Medina esclareceu que os postos de vacinação estão "preparados para vacinar 70 mil pessoas", que são "aqueles que estão estimados que pertencem a esta fase - acima de 50 anos e com um conjunto de comorbilidades ou acima dos 80 anos".

"São cerca 15% da cidade de Lisboa e temos a estrutura: sete centros, cerca de 100 profissionais - 60 enfermeiros e 40 profissionais da Proteção Civil, que vão organizar tudo para que decorra o mais rápido possível", acrescentou, referindo que está tudo a ser feito em conjunto com as estruturas de Saúde.

"O número de pessoas a ser vacinadas é de tal modo significativo, que se entendeu em conjunto com o Ministério da Saúde e com a estrutura de vacinação, que era muito mais eficaz criar estes centros especializados, para não haver circulação de pessoas", referiu o autarca.

Sobre o ritmo, Fernando Medina acrescentou que o que está previsto é que o conjunto da população dentro deste grupo "esteja vacinada em cerca de seis semanas, podendo ser mais ou menos em função do ritmo de disponibilização de vacinas".

O arranque da operação vai ser determinado pela disponibilidade de vacinas e pela "unidade do plano de vacinação", esclareceuo presidente da Câmara de Lisboa, referindo que "a qualquer momento esperamos ter informações sobre isso". "Neste momento temos tudo preparado e quando o dia certo estiver marcado tudo estará operacional para os centros arrancarem", garantiu.

Os outros seis centros são o Hospital Pulido Valente, o Fórum Roma (zona norte), Pavilhão de São Vicente e o Picadeiro Real (zona centro) e Pavilhão da Ajuda (zona ocidental).

Leia Também: Centros de Saúde de todo o país "afinam" processos para iniciar vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório