Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Funchal investiu 100 mil euros em cabazes para ajudar 18 mil pessoas

Funchal, Madeira, 10 fev 2021 (Lusa) - A Câmara do Funchal investiu, nos últimos oito meses, mais de 100 mil euros em 5.605 cabazes que serviram para apoiar 18 mil pessoas afetadas pela crise provocada pela pandemia da covid-19, informou hoje a autarquia.

Funchal investiu 100 mil euros em cabazes para ajudar 18 mil pessoas
Notícias ao Minuto

14:54 - 10/02/21 por Lusa

País Madeira

Numa nota, a principal câmara da Região Autónoma da Madeira, governada pela coligação Confiança (PS, BE, PDR e Nós, Cidadãos!) destaca que esta ação foi desenvolvida no âmbito da iniciativa "Funchal, Cabaz Vital".

O município também refere que as famílias que mais recorrem a este apoio social residem nas freguesias de Santo António e São Martinho.

"Em oito meses de implementação, a Câmara Municipal do Funchal (CMF)já apoiou mais de 18.000 pessoas, um número que é bastante representativo das dificuldades que as famílias funchalenses têm vindo a enfrentar durante a crise pandémica", diz o presidente da autarquia, Miguel Silva Gouveia, citado na nota.

Este programa de cariz social foi lançado em maio de 2020, com o objetivo de "amparar e auxiliar, através da entrega de bens essenciais, as famílias residentes no concelho" que enfrentam dificuldades por causa da covid-19, devido à redução dos seus rendimentos mensais, por se encontrarem em situações de 'lay-off' ou de desemprego.

Miguel Silva Gouveia acrescenta que, desde novembro de 2020, o município reforçou a capacidade de resposta desta iniciativa, criando um centro logístico, no Mercado da Penteada, e implementou um novo procedimento com vista à aquisição de bens essenciais, perspetivando "as necessidades que iriam surgir durante este período difícil".

Os cabazes são compostos por fruta e legumes da época, ervas aromáticas e ovos, todos de produção regional.

A autarquia também começou "a incluir receitas e dicas de conservação dos alimentos, alimentação saudável e redução de desperdícios alimentares, no sentido de prestar informação útil e ajudar os munícipes em todas as frentes".

"Será essencial continuar a assegurar aos funchalenses uma rede de amparo social ao longo deste ano, permitindo a manutenção de condições de vida condignas", afirma o presidente, destacando o papel de proximidade que os autarcas devem ter com a população.

Os cabazes são fornecidos e distribuídos de forma gratuita, podendo os pedidos ser efetuados através do email da Câmara do Funchal ou por telefone, sendo solicitado aos beneficiários que indiquem o motivo da perda de rendimento.

A informação municipal refere que tem sido feita a entrega de uma cabaz por mês aos agregados familiares até três elementos e dois a famílias com mais elementos.

A Madeira registou na terça-feira mais 88 casos positivos de covid-19, totalizando desde o início da pandemia quase seis mil infeções, informou a Direção Regional de Saúde.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.341.496 mortos no mundo, resultantes de mais de 106,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 14.557 pessoas dos 770.502 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório