Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19. Detetados dois casos da variante brasileira na região de Lisboa

Variante detetada no Brasil ainda não tinha sido noticiada em Portugal. Infeções já foram comunicadas às autoridades de Saúde.

Covid-19. Detetados dois casos da variante brasileira na região de Lisboa
Notícias ao Minuto

19:00 - 10/02/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Foram detetados dois casos da variante brasileira do novo coronavírus na região de Lisboa, avança a SIC Notícias. Estes já foram comunicados às Autoridades de Saúde. A variante detetada no Brasil ainda não tinha sido noticiada em Portugal.

O canal noticia que as infeções foram detetadas em Portugal "pela Unilabs, que já os comunicou à Direção-Geral de Saúde". As amostras foram enviadas para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Recorde-se que no passado dia 27 de janeiro, o Governo informou que decidiu suspender os voos de e para o Brasil, tendo em conta a evolução da situação epidemiológica a nível mundial, "o aumento dos casos de infeção por SARS-CoV-2 em Portugal e a deteção de novas estirpes do vírus". A medida está em vigor até ao dia 14 de fevereiro.

Apenas são permitidos "voos de natureza humanitária para efeito de repatriamento dos cidadãos nacionais e membros das respetivas famílias, bem como de titulares de autorização de residência em Portugal".

Já hoje, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) admitiu "preocupações" sobre a eficácia das vacinas desenvolvidas contra a Covid-19 para combater as novas variantes do vírus, estando a desenvolver orientações para os fabricantes, nomeadamente os já autorizados.

Entretanto, a EMA vai "desenvolver orientações para os fabricantes que planeiam alterações às vacinas Covid-19 existentes para combater as novas variantes do vírus", anuncia o organismo numa nota.

"A fim de considerar opções para testes adicionais e desenvolvimento de vacinas eficazes contra novas mutações de vírus, a agência solicitou a todos os criadores de vacinas que investiguem se a sua vacina pode oferecer proteção contra quaisquer novas variantes, por exemplo, as identificadas no Reino Unido, África do Sul e Brasil, e apresentem dados relevantes", explica.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.341.496 mortos no mundo, resultantes de mais de 106,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.Em Portugal, morreram 14.718 pessoas dos 774.889 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

[Última atualização às 20h35]

Leia Também: AO MINUTO: Variante brasileira chegou a Lisboa; Máscaras apreendidas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório