Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19. Pelo menos 37 utentes transferidos de Manaus morreram

Em 24 dias, morreram pelo menos 37 doentes de Covid-19 que foram transferidos de unidades de saúde de Manaus, por causa da crise de oxigénio. Equipas médicas questionam se poderão ter sido infetados com variantes do novo coronavírus.

Covid-19. Pelo menos 37 utentes transferidos de Manaus morreram
Notícias ao Minuto

11:29 - 09/02/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O colapso do abastecimento de oxigénio em Manaus, no estado do Amazonas, criou um caos de assistência aos infetados com Covid-19, levando as equipas médicas a questionar se os pacientes poderiam estar infetados com a variante de SARS-CoV-2 identificada no estado, numa altura em que esse tipo de informação não estava a ser acompanhado, conforme escreve a Folha de S. Paulo.

A publicação adianta que, em 24 dias, morreram 37 doentes de Covid-19 transferidos de Manaus para outras unidades de saúde, no âmbito da falta de oxigénio, e postula se estes estariam infetados com uma nova variante, que explicaria a rapidez da transmissibilidade e maior letalidade da doença.

Os profissionais de saúde, porém, ainda não tiveram acesso a resultados de sequenciamento genético da doença daqueles pacientes, quase um mês após as primeiras transferências para outros estados.

Recorde-se que o colapso sanitário de Manaus, que elevou significativamente as mortes por Covid-19, obrigou o executivo estadual do Amazonas a montar uma operação para transportar dezenas de doentes com Covid-19 para outras cidades.

A escassez de oxigénio nos hospitais da região causou a morte por asfixia a mais de 50 pessoas no final de janeiro, principalmente nas cidades do interior, segundo cálculos do Ministério Público.

O número de enterros nos cemitérios de Manaus chegou ao recorde de 1.333 nos primeiros 20 dias de janeiro.

Leia Também: AO MINUTO: 3.ª vaga? "Pico a 29 de janeiro". Lista controla sobras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório