Os país de um bebé de 11 meses foram detidos em Málaga, em Espanha, depois de o seu filho ter testado positivo para a presença de cocaína no organismo e ter de ter sido internado no hospital.
O homem de nacionalidade colombiana e a mulher de nacionalidade espanhola, ambos com 26 anos, eram consumidores regulares da droga, mas o bebé não era amamentado, portanto foi excluído que a substância tivesse chegado ao seu corpo dessa forma, revelou a polícia nacional ao La Vanguardia. Após investigações, os progenitores foram detidos por suspeita de crime de maus-tratos. O homem já tinha sido preso anteriormente por crime contra a saúde pública.
O bebé foi internado no início de dezembro, depois de ter sido levado às urgências pela mãe, com problemas de estômago. Poucos dias depois, foi transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos, onde ficou até meio de janeiro. Ainda não teve alta, mas o estado de saúde está a sofrer uma evolução favorável.
Os serviços de proteção de menores proibiram as visitas ao bebé, bem como à irmã, que foi também acolhida temporariamente pelos tios.