Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Fações palestinianas reunidas no Cairo para discutir legislativas

As várias fações palestinianas, incluindo o islâmico Hamas e a secular Fatah, iniciaram hoje negociações importantes no Cairo para as primeiras eleições em 15 anos, informou a televisão estatal egípcia.

Fações palestinianas reunidas no Cairo para discutir legislativas
Notícias ao Minuto

11:41 - 08/02/21 por Lusa

Mundo Egito

O trabalho começou "com a participação de todas as fações sob os auspícios do Presidente (do Egito) Abdel Fattah al-Sisi", referiu o canal de televisão.

Um total de 14 fações palestinianas estão a participar no diálogo.

As discussões visam remover obstáculos para a realização de eleições legislativas, marcadas para maio, e as eleições presidenciais no final de julho.

Entre as questões problemáticas da agenda estão o sistema legal e de segurança a ser adotado nas urnas e a questão dos eleitores em Jerusalém Oriental, uma área ocupada e anexada por Israel.

"A delegação de quadros do movimento de resistência islâmica Hamas chegou ao Cairo para participar nas sessões do diálogo nacional que começam hoje", disse o Hamas num comunicado.

Liderado pelo vice-presidente do seu escritório político, Saleh al-Arouri, integram a delegação Yahya Sinouar, homem-forte do movimento na Faixa de Gaza, assim como os responsáveis Khalil al-Haya, Ezzat al-Rachk, Hossam Badran , Mohamed Nazzal e Rouhi Moushtaha, especificou o comunicado do Hamas.

Segundo informações da imprensa, uma delegação da Fatah, chefiada por Jibril Rajoub, já havia chegado no domingo à capital egípcia.

Ao mesmo tempo, uma reunião extraordinária de ministros dos Negócios Estrangeiros da Liga Árabe sobre a questão palestiniana será realizada hoje no Cairo.

Em 2006, as últimas eleições legislativas palestinianas levaram à vitória do Hamas, que não reconhecido pelos seus rivais da Fatah, levando a confrontos sangrentos entre os dois campos e ao nascimento de dois sistemas políticos separados.

A Autoridade Nacional Palestiniana, liderada por Mahmoud Abbas e controlada pela Fatah, fica na Cisjordânia, um território ocupado por Israel onde vivem 2,8 milhões de palestinianos.

O enclave palestiniano da Faixa Gaza, uma estreita faixa de terra de dois milhões de habitantes sob bloqueio israelita, é governado pelo Hamas.

Leia Também: Egito reabre espaço aéreo ao Qatar depois de quatro anos de sanções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório