Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Nações Unidas pedem ajuda de emergência para o Níger

As Nações Unidas lançaram hoje um apelo de ajuda de emergência para apoiar dois milhões de pessoas no Níger, afetadas pela crise alimentar, inundações e violência 'jihadista' em várias regiões do país.

Nações Unidas pedem ajuda de emergência para o Níger
Notícias ao Minuto

15:39 - 05/02/21 por Lusa

Mundo Nações Unidas

O apelo de "financiamento urgente", estimado em 523 milhões de dólares (435 milhões de euros), foi lançado por David Carden, um dos responsáveis da Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês), após uma visita ao Níger.

De acordo com Carden, este valor permitirá satisfazer "as necessidades humanitárias de 2,1 milhões de pessoas no Níger".

"O Níger enfrenta uma complexa emergência humanitária marcada pela insegurança e violência contra civis perpetrada por elementos de grupos armados, pobreza endémica, efeitos das alterações climáticas -- incluindo inundações sazonais e momentos de seca", refere uma declaração da OCHA citada pela agência France-Presse (AFP).

A agência das Nações Unidas sublinhou que a situação é "ainda exacerbada pela pandemia de covid-19", que "leva a um aumento exponencial das necessidades".

A agência das Nações Unidas afirmou ainda que 457.200 crianças entre os 06 meses e os 05 anos de idade estão "expostas a desnutrição aguda grave".

O responsável da OCHA acrescentou que na viagem ao Níger viu "o nível de sofrimento das pessoas afetadas por esta crise".

Carden esteve em Ouallam, a norte da capital, Niamey, onde cerca de 100 civis foram massacrados por 'jihadistas' em 02 de janeiro.

Há vários anos que o Níger -- tal como os vizinhos Mali e Burkina Faso - é atormentado por ataques por grupos armados filiados ao grupo Estado Islâmico e à Al-Qaida nas zonas oeste e sudeste, tendo já morrido centenas de pessoas no processo.

As inundações em 2020 afetaram mais de 630.000 pessoas, matando 73, segundo os números oficiais.

Cerca de 173 organizações de ajuda humanitária estão a trabalhar no Níger, um dos países mais pobres do mundo.

Leia Também: Portugal com 90 mil euros para apoiar combate a crime em Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório