Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Líbia. Duas listas para a formação do Governo de transição

As quatro listas apresentadas para a formação do novo Governo de transição líbio não obtiveram o mínimo exigido de 60% de votos e será organizada uma segunda fase entre as duas mais votadas, anunciou hoje a missão da ONU.

Líbia. Duas listas para a formação do Governo de transição
Notícias ao Minuto

14:35 - 05/02/21 por Lusa

Mundo Líbia

O voto, que decorre nos arredores de Genebra, na Suíça, e transmitido em direto pela ONU, constitui a última fase do processo para a seleção do primeiro-ministro e do Conselho presidencial transitório.

Este órgão deverá ser composto por três membros (um Presidente e dois vice-presidentes) representando a Tripolitânia (oeste), Cirenaica e o Fezzan (sul), as três regiões líbias.

Os 75 participantes no diálogo inter-líbio estão reunidos desde segunda-feira nos arredores de Genebra, num local mantido secreto pela ONU. Na terça-feira decorreu uma primeira volta mas nenhum dos candidatos obteve os 70% de votos necessários, implicando a nova votação que hoje decorre.

Em comunicado emitido em Genebra, a Missão da ONU na Líbia (Unsmil) especificou que as listas mais votadas são compostas pelo presidente do parlamento em Tobruk, Aquilah Saleh, o líder militar do oeste, Osama Abdul Salam Juwaili, e o representante do sul Abdul Majeed Ghaith Seif Al-Nasar, com o ministro do Interior do Governo de Acordo nacional (GNA) apoiado pela ONU, Fathi Bashagha, como primeiro-ministro.

A segunda lista inclui Mohammad Yunes Menfi como Presidente do Conselho presidencial, Mossa Al-Koni e Abdullah Hussein Al-Lafi como vice-presidentes, e Abdul Hamid Mohammed Dbeibah como chefe do governo.

Esta votação decorre no âmbito do Fórum de diálogo político líbio (FDPL), um organismo 'ad hoc' criado em outubro pela Unsmil para impulsionar o processo de paz e terminar com a divisão, o caos generalizado e a guerra civil que decorrem no país desde a queda do regime de Muammar Kadhafi em 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório