Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Estados Unidos apoiam superioridade militar de Israel no Médio Oriente

O secretário de Defesa dos EUA, James Austin, expressou hoje ao seu homólogo israelita, Benny Gantz, o compromisso de ajudar a manter a superioridade militar de Israel na região.

Estados Unidos apoiam superioridade militar de Israel no Médio Oriente
Notícias ao Minuto

18:32 - 28/01/21 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Na primeira conversa telefónica entre os dois responsáveis, o ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz, "enfatizou a importância de lidar com a agressão iraniana para garantir a estabilidade regional", na versão do Governo israelita, divulgada em comunicado.

Austin reafirmou o compromisso de manter relações de cooperação militar entre os Estados Unidos e Israel e Gantz pediu um "diálogo contínuo e coordenação estratégica em todos os níveis".

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, suspendeu temporariamente os acordos de venda de armas iniciados pelo seu antecessor, Donald Trump, incluindo o avião F-35, para os Emirados Árabes Unidos.

Essa venda, à qual Washington se opôs durante anos, coincidiu com o anúncio, em setembro, da decisão dos Emirados Árabes Unidos e do Bahrein de assinar acordos para estabelecer relações diplomáticas com Israel.

A decisão gerou polémica, e Gantz viajou para Washington, nessa altura, para se encontrar com o então secretário de Defesa, Mark Asper, e com outros altos funcionários do Pentágono para garantir a vantagem militar de Israel no Médio Oriente.

Os Emirados Árabes Unidos são um dos principais parceiros dos EUA no Golfo e um empenhado inimigo do Irão, contra quem o Governo Trump conseguiu unir Israel e os seus aliados árabes, incluindo a Arábia Saudita.

Israel espera agora que o Governo do Presidente Biden não volte ao acordo nuclear com o Irão, do qual Trump saiu em 2018, explicando que esse gesto "seria um erro", segundo uma declaração de hoje do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório