Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Costa assume que as "coisas estão a correr muito mal"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Costa assume que as "coisas estão a correr muito mal"
Notícias ao Minuto

15:57 - 27/01/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O número de novos casos, mortes e internamentos continua a suscitar preocupação. Nas últimas 24 horas, Portugal registou 293 óbitos (um novo recorde) e 15.073 novos casos de infeção. Os internamentos continuam a subir. Nas últimas 24 horas, foram internadas mais 131 pessoas, elevando o total de pessoas hospitalizadas devido ao novo coronavírus para 6.603. Do número total de internados, 783 pessoas encontram-se em Unidades de Cuidados Intensivos (um aumento 18 pessoas face a ontem).

Para combater a evolução da pandemia, o país está em confinamento e assim deve continuar, com uma nova renovação do Estado de Emergência já quase certa.

O Presidente da República continua esta quarta-feira a ouvir os partidos sobre essa temática, mas admitiu que "parece ter lógica" que esta renovação seja, no fundo, o prolongamento da renovação anterior, "integrando assim as medidas que foram tomadas". Ontem, o PEV fez saber que o encerramento de fronteiras poderá ser contemplado no novo decreto.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje.O acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h59 - A Câmara de Castro Verde e várias associações estiveram hoje reunidas para refletirem sobre a gestão do surto de Covid-19 na comunidade cigana, após alguns problemas ocorridos em relação ao confinamento profilático, segundo um comunicado conjunto.

23h53 - Idosa emociona-se após tomar vacina, porque filha morreu com Covid-19. Esta quarta-feira marcou o início da vacinação para os grupos prioritários na região metropolitana do Recife, no estado brasileiro de Pernambuco. Uma das idosas que foi imunizada, a dona Edna, acabou por marcar as notícias locais.

23h57 - Salvador Martinha apanhou Covid-19. O comediante contou tudo no direto desta quarta-feira de 'Como É Que o Bicho Mexe?'. Salvador reconhece que não se isolou totalmente quando soube que a esposa estava infetada, mas em tom de brincadeira disse acreditar que só apanhou o vírus por culpa da... escova de dentes. "Na fase inicial eu não me isolei totalmente", confessou, passando explicar como acha que realmente apanhou a doença: Enganou-se e lavou os dentes com a escova de dentes da mulher. Dois dias depois do lapso e de a mulher ter testado positivo, sentiu os primeiros sintomas. "Febre muito ligeira, dores de cabeça e tosse muito contida", contou.

23h22 - O guarda-redes Jhonatan, do Vitória de Guimarães, está infetado com o novo coronavírus, depois de ter apresentado um resultado inconclusivo no início da semana, confirmou hoje fonte oficial do clube da I Liga portuguesa de futebol. Há neste momento três jogadores "em isolamento", Bruno Varela, guarda-redes, e Pepelu, médio, também estão infetados.

23h04 - Sobre a vacinação, ainda durante o programa, António Costa disse que “todo o calendário feito é com base” nas companhias com que a Comissão Europeia contratualizou e que “o problema mais grave é com a AstraZeneca”. Garantindo ainda que quem recebeu a primeira dose vai ter a segunda e que ficou logo feita uma reserva “que permitiu vacinar menos gente no primeiro momento mas que garante a segunda toma”.

23h00 - O projeto presidencial de renovação do Estado de Emergência até 14 de fevereiro permite a cobrança imediata de coimas pela violação das regras de confinamento e a proibição de saldos e promoções. "Podem ser proibidas as campanhas publicitárias a práticas comerciais que, designadamente através da divulgação de saldos, promoções ou liquidações, visem o aumento do fluxo de pessoas a frequentar os estabelecimentos que permaneçam abertos ao público, suscitando questões de respeito da liberdade de concorrência", lê-se num novo artigo incluído no projeto de decreto que será votado na quinta-feira pelo parlamento.

22h37 - O projeto de renovação do estado de emergência que o Presidente da República enviou hoje para o parlamento permite mobilizar profissionais de saúde reformados, reservistas ou formados no estrangeiro. "Podem ser mobilizados para a prestação de cuidados de saúde quaisquer profissionais de saúde reformados e reservistas ou que tenham obtido a sua qualificação no estrangeiro", lê-se numa nova norma inscrita no diploma.

22h24 - O projeto de renovação do estado de emergência enviado hoje pelo Presidente da República para o parlamento permite, no âmbito das restrições à circulação internacional, suspender ou limitar chegadas a Portugal de certas origens. "Podem ser estabelecidos pelas autoridades públicas competentes, nomeadamente em articulação com as autoridades europeias e em estrito respeito pelos Tratados da União Europeia, controlos fronteiriços de pessoas e bens, incluindo controlos sanitários e fitossanitários em portos e aeroportos, com a finalidade de impedir a entrada em território nacional ou de condicionar essa entrada à observância das condições necessárias a evitar o risco de propagação da epidemia ou de sobrecarga dos recursos afetos ao seu combate", lê-se numa das normas do diploma.

22h17 - O Brasil notificou, esta quarta-feira, mais 63.520 casos de infeção por novo coronavírus e 1.283 mortes. O número total de casos confirmados no país é agora de 8.996.876 e de 220.161 óbitos, desde 26 de fevereiro, segundo o site do Ministério da Saúde brasileiro. Entre o total de casos positivos confirmados, 15.754.478 são considerados recuperados da doença, enquanto 1.798.657 permanecem sob acompanhamento médico.

22h14 - O negacionista que invadiu hospital e tentou tirar oxigénio a internado. Tobe Hayden-Leigh, de 45 anos, entrou, na semana passada, numa unidade de cuidados intensivos, num hospital de Surrey, no Reino Unido, para acossar os profissionais de saúde, que acusa de serem "homicidas". As autoridades britânicas estão a endurecer o seu posicionamento em relação a negacionistas, tendo admitido que já são colocadas em causa a vida de pessoas hospitalizadas.

22h03 - O Presidente da República repõe no projeto de renovação do estado de emergência restrições à liberdade de aprender e ensinar que já vigoraram entre abril e maio, incluindo a possibilidade de proibição ou limitação de aulas presenciais.

21h45 - Questionado sobre se houve erros, Costa refere que "houve com certeza erros, desde logo na forma como transmiti a mensagem, porque as pessoas certamente a percecionaram de uma forma errada". Segundo o chefe de Governo se tivesse "tido conhecimento atempado da existência da variante inglesa, seguramente, o quadro de medidas definidas para o Natal teria sido diferente e as restrições que entraram em vigor em janeiro teriam entrado em vigor a 26 de dezembro".

21h47 - O primeiro-ministro afirmou, numa participação no programa Circulatura do Quadrado, da TVI24, que "nesta 3ª vaga as coisas estão claramente a correr muito mal, pelo crescimento exponencial dos casos”. Para António Costa esta vaga tem explicação na "confluência entre a chamada variante inglesa com as regras que foram adotadas para o período do Natal”. "Sei que não há consenso entre os especialistas sobre a identificação precisa da razão pela qual esta onda é tão grande", acrescentou.

21h20 - Hospital Amadora-Sintra transferiu 102 pacientes entre terça-feira e hoje. O Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra) transferiu, entre a terça-feira e hoje 102 pacientes para outras unidades hospitalares, na sua maioria doentes infetados com a Covid-19, indicou a assessoria do hospital.

21h14 - Já seguiu para a AR decreto presidencial para 10.º Estado de Emergência. O Presidente da República já enviou para o Parlamento a proposta de decreto presidencial para a renovação do Estado de Emergência por mais 15 dias. O atual, recorde-se, termina às 23h59 do próximo sábado, 30 de janeiro.

20h28 - Um surto de Covid-19 foi notificado na terça-feira no lar de idosos da Bela Vista, no Funchal, tendo sido identificados 70 casos positivos, disse hoje fonte da Secretaria Regional da Saúde da Madeira. Numa resposta escrita enviada à agência Lusa, o gabinete do secretário com a tutela da Saúde e Proteção Civil refere que, no âmbito deste surto, foram identificados 47 utentes e 23 colaboradores da instituição infetados pelo novo coronavírus.

20h26 - Medidas de resposta à pandemia custaram 4.591 milhões em 2020. A resposta à pandemia custou 4.591,1 milhões de euros em 2020, devido à perda de 1.426,1 milhões de euros de receita e ao aumento de 3.165 milhões de euros na despesa, indicou hoje a DGO."Até dezembro, a execução das medidas adotadas no âmbito do combate e da prevenção da Covid-19, bem como as que têm por objetivo repor a normalidade, conduziu a uma redução da receita de 1.426,1 milhões de euros e a um aumento da despesa em 3.165 milhões de euros", refere a Síntese de Execução Orçamental, elabora pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), hoje divulgada. No final de novembro, o impacto global acumulado das medidas de resposta à pandemia de Covid-19 era de 4.296 milhões de euros.

20h17 - A Associação de Médicos de Saúde Pública alertou hoje para a necessidade de um "reforço importante" do número de rastreadores para seguimento de contatos de risco de Covid-19, salientando que há cerca de 40 mil inquéritos epidemiológicos em atraso. Segundo o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, houve um reforço de rastreadores, "mas, infelizmente, não foi consentâneo com as necessidades" para as quais têm vindo a alertar "há longo tempo".

20h11 - Os governos português e alemão estão a avaliar a possibilidade de transferência para a Alemanha de alguns doentes não-Covid que precisem de cuidados intensivos, a fim de libertar camas, disse à Lusa fonte da Defesa. De acordo com a mesma fonte, o apoio que a Alemanha poderá vir a fornecer a Portugal no quadro da atual pandemia não deverá passar pelos recursos humanos, que é o aspeto essencial de que precisa o sistema de saúde português para fazer face à atual situação da pandemia.

20h05 - Nas últimas 24 horas foram detetados 26.916 novos casos de Covid-19 e 350 mortes em França, elevando assim o total de infeções para 3.106.859 e de óbitos para 74.456 desde o início da pandemia, segundo divulgaram hoje as autoridades francesas. Tal como o número de casos, também o número de internamentos continua a subir havendo atualmente 27.169 pessoas hospitalizadas e 3.107 desses pacientes estão internados nos cuidados intensivos.

19h49 - O número de mortes no surto de Covid-19 no Lar da Misericórdia de Viana do Alentejo, em Évora, subiu para 18, disse hoje o provedor da instituição, que considera, porém, que a situação "estabilizou". Rui Pão Mole explicou à agência Lusa que, desde domingo, apenas uma das utentes infetadas, que se encontrava na instituição, perdeu a vida por complicações relacionadas com o novo coronavírus, aumentando para 18 o número de utentes que perderam a vida com Covid-19.

19h45 - A Noruega anunciou hoje o encerramento das fronteiras a quase todos os não residentes, com o objetivo de travar a propagação de novas variantes, mais contagiosas, do novo coronavírus. "A partir a meia-noite de quinta para sexta-feira, a Noruega introduzirá as regras de entrada no seu território mais restritas desde 12 de março", declarou a primeira-ministra norueguesa, Erna Solberg, numa conferência de imprensa em Oslo. "Na prática, a fronteira será encerrada a todos os que não residem na Noruega", acrescentou.

19h26 - Os dois hospitais do distrito de Portalegre têm hoje ocupadas todas as camas em enfermaria para doentes com Covid-19, enquanto no hospital de Beja é a Unidade de Cuidados Intensivos que está cheia, revelaram as instituições. Fonte da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) indicou à agência Lusa que as 68 camas de enfermaria destinadas a doentes infetados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 nos hospitais de Portalegre e Elvas estão totalmente ocupadas.

19h12 - A África do Sul receberá na próxima segunda-feira as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 produzida na Índia, anunciou hoje o ministro da Saúde, Zweli Mkhize. "O primeiro lote de um milhão de doses sairá da Índia no domingo, 31 de janeiro, chegando à África do Sul no dia 1 de fevereiro", disse o ministro.

19h06 - A operação de transferência de doentes do Hospital Doutor Fernando da Fonseca (vulgo Amadora-Sintra) para outras unidades hospitalares já foi concluída, avança a RTP3, citando o próprio hospital. Os 39 doentes foram transferidos para o Hospital das Forças Armadas, hospital de campanha de Portimão e para o hospital privado da Luz. Durante a última noite foram transferidos 43 doentes para Santa Maria, hospitais de retaguarda na Cidade Universitária, Hospital das Forças Armadas, Hospital de Setúbal e Hospital Egas Moniz.

18h52 - A administração do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), que tem em Santa Maria da Feira a sua principal unidade, admitiu hoje estar perto de esgotar a sua capacidade de internamento para doentes com Covid-19. Fonte oficial da estrutura que tutela o Hospital São Sebastião e os hospitais de Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, todos no distrito de Aveiro, revelou à Lusa que tem 129 utentes em enfermarias de cuidados intermédios e 24 na de cuidados intensivos, o que representa um total de 153 pacientes internados devido ao vírus SARS-CoV-2.

18h49 - A Associação de Unidades de Saúde Familiar (AUSF) alertou hoje para a necessidade de ser disponibilizada informação "clara e atempada" aos portugueses e aos profissionais de saúde dos cuidados primários sobre a vacinação contra a Covid-19. "Em cada fase da vacinação deveria ser fornecida informação clara e atempada para os profissionais de saúde e para os utentes. Os utentes continuam a contactar as unidades, que já estão sobrecarregadas em termos do número de chamadas, a solicitar informações que as próprias unidades não têm", salientou o presidente da AUSF, Diogo Urjais.

18h47 - Um pequeno grupo de médicos militares alemães esteve hoje no Hospital Amadora-Sintra para avaliar o possível auxílio às unidades hospitalares da área metropolitana de Lisboa em termos logísticos e de equipamento no combate à pandemia de Covid-19. Segundo fonte oficial do Hospital Amadora-Sintra, a visita teve contornos de "missão diplomática", consistindo numa reunião de pelo menos dois médicos militares alemães - que "vieram como representantes institucionais do governo e não na qualidade de médicos" - com um médico daquela unidade e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Não estiveram presentes elementos do conselho de administração.

18h44 - O ministro da Saúde moçambicano, Armindo Tiago, disse hoje que a variante sul-africana do novo coronavírus circula em Moçambique "desde novembro", segundo revelaram análises laboratoriais. Ogovernante falava durante uma visita às obras de instalação de um centro de internamento de Covid-19 no Hospital Geral de Mavalane, Maputo.

18h26 - O governo da Madeira mostrou-se hoje disponível para receber doentes infetados com Covid-19 do continente português que precisem de internamento hospitalar, na sequência da "sobrecarga" existente nos hospitais nacionais. Em comunicado, o executivo madeirense de coligação PSD/CDS, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, diz ter informado o Ministério da Saúde que tem capacidade para apoiar o Serviço Nacional de Saúde nesta matéria.

18h22 - Confirma-se que a "suspeita de infeção respiratória" de Jorge Jesus, que levou, inclusive, ao cancelamento da conferência de imprensa de antevisão ao encontro, não tem qualquer tipo de ligação com o novo coronavírus. A mais recente bateria de testes de despiste levada a cabo junto do plantel do Benfica, antes do encontro dos quartos-de-final da Taça de Portugal, diante do Belenenses SAD, não detetou qualquer novo caso de Covid-19. O Desporto ao Minuto confirmou que todos os testes realizados junto dos jogadores da equipa principal, membros da equipa técnica e funcionários deram negativo.

18h18 - O Sindicato dos Médicos da Zona Sul considerou hoje que os hospitais da Grande Lisboa não estavam preparados para responder ao elevado número de doentes infetados por Covid-19, adiantando que deveria ter sido feito um planeamento no verão passado. Em declarações à agência Lusa, Tânia Russo explicou que tem existido uma "elevada sobrecarga" nos hospitais, que tem feito com que haja dificuldades na resposta dos profissionais de saúde no combate à pandemia.

18h07 - Estudantes de enfermagem criaram, esta semana, uma petição, dirigida aos membros da task-force responsável pelo Plano de Vacinação contra a Covid-19, na qual pedem para serem incluídos no grupo prioritário a vacinar contra o novo coronavírus. Já conta com mais de cinco mil assinaturas.

17h58 - O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, afirmou esta quarta-feira, após reunir com o Presidente da República sobre a renovação do Estado de Emergência, que, se por um lado é possível aumentar os recursos de natureza infraestrutural e material, "os recursos humanos têm limitações", sendo uma limitação a ter em conta. Sobre a vacinação, o socialista frisou que esta "está a decorrer no quadro das prioridades que foram estabelecidas". "A expetativa e a previsão dos dados mostram que as próximas duas a três semanas serão semanas em que ocorrerá um stress bastante significativo em todo os sistemas público, privado e social de saúde", referiu ainda.

"É provável que as novas variantes - a inglesa e a do brasil - justifiquem esta onda pandémica que agora ocorrerá de Ocidente para Leste da Europa, sendo previsível que países que estão com incidência menor (do Centro e do Leste) possam vir a conhecer um recrudescimento nas próximas semanas", previu, acrescentando que estes dados conduziram a que se tivesse decidido fechar a fronteira aérea com o Reino Unido e com o Brasil.

17h47 - Em Espanha, o Ministério da Saúde comunicou que 40.285 pessoas contraíram o novo coronavírus e 492 morreram nas últimas 24 horas. Em termos globais, o país já contabiliza 2.670.102 casos e 57.291 mortes desde o início da crise pandémica. A tutela confirmou, ainda, que o índice de incidência acumulada é de cerca de 900 casos por cada 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias.

17h25 - Cerca de 90% dos profissionais de saúde dos hospitais privados ainda não foram vacinados contra a Covid-19, nem sabem quando vão receber o fármaco, alertou hoje o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP). "O total de profissionais de saúde vacinados nos hospitais privados ronda os 1.700 ao dia de hoje. Estamos a falar de cerca de 90% do pessoal de saúde que ainda não foi vacinado e, pior do que isso, não sabe quando é que vai ser", afirmou Óscar Gaspar.

17h18 - O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, evocou hoje a rápida campanha de vacinação no seu país contra o novo coronavírus, indicando que Israel pode funcionar como um "caso de teste" para o resto do mundo. "O importante não é o que fizemos em Israel, mas que Israel possa servir como um caso de teste global", disse Netanyahu através de videoconferência no Fórum Económico Mundial de Davos.

17h16 - A 74.ª edição do festival de Cannes que estava prevista para os dias de 11 a 22 de maio, mas foi remarcada para o período de 06 a 17 de julho, revelou a direção do festival, no Twitter. A hipótese de adiamento do festival já tinha sido avançada na semana passada por alguns 'media' especializados, face à evolução da pandemia da Covid-19, ao aparecimento de novas variantes do vírus, às medidas restritivas e ao processo global de vacinação.

17h03 - O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu hoje que se deve acelerar o processo de vacinação contra a Covid-19 a toda a população, no final de encontro com o Presidente da República. No entanto, o líder dos comunistas disse ter proposto "acelerar o processo de vacinação a toda a população, recorrendo, se necessário, à diversificação da sua aquisição" de forma a não ficar dependente de eventuais problemas com as farmacêuticas que têm acordos com a União Europeia (UE).

16h59 - Itália notificou esta quarta-feira mais 15.204 novos casos de infeção por novo coronavírus e mais 467 óbitos.O país contabiliza agora um total de 2.501.147 casos positivos confirmados e 86.889 mortes desde o início da pandemia. O número de casos ativos é agora de 477.969, menos 4.448 em relação ao dia anterior, e a pressão nos hospitais continua a diminuir.

16h44 - Depois da audiência com o Presidente da República o líder do PSD, Rui Rio, anunciou que o decreto de renovação do Estado de Emergência "permitirá — e muito bem — que haja ensino à distância”. "Não faz qualquer sentido se há escolas preparadas para isso, privadas e públicas, prejudicar esses porque outras escolas não trataram do ensino à distância ou que o Ministério não tratou” atempadamente, acrescentou.

16h42 - O Reino Unido reporta esta quarta-feira mais 1.725 mortes associadas à Covid-19 e mais 25.308 novos casos de contágio. No total, desde o início da pandemia, o país registou 101.887 óbitos e 3.715.054 infetados. É o quinto país com maior número de mortes, atrás dos Estados Unidos, Índia, Brasil e México.

16h37 - Bloco de Esquerda defende Estado de Emergência "só sobre o que é preciso". A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu esta quarta-feira que as decisões sobre as medidas de combate ao novo coronavírus "devem ser sempre tomadas tendo em conta os dados da pandemia em determinado momento". Questionada sobre o estado de exceção, Catarina Martins disse que "o Estado de Emergência não pode ser a única ferramenta". "Tem sido uma ferramenta e é bom não confundirmos as coisas", frisou.

16h33 - As variantes mais contagiosas do novo coronavírus, descobertas no Reino Unido e África do Sul, já foram detetadas em mais de cem países, afirmou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS). Estirpe britânica do novo coronavírus já se estendeu a 70 países e a sul-africana a 31, segundo avança a AFP.

16h22 - O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) tem hoje internados 214 doentes Covid, 18 dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos, o que significa que está a utilizar toda a capacidade instalada para doentes Covid, revelou hoje aquela instituição hospitalar.

16h20 - O presidente do CDS propôs hoje que o setor privado possa administrar vacinas contra a Covid-19 por forma a "tornar mais célere" o processo, e pediu que estes meios não sejam desmobilizados do combate à pandemia. Em declarações aos jornalistas, Francisco Rodrigues dos Santos defendeu que "que o setor particular pode apoiar o Governo e o SNS [Serviço Nacional de Saúde] na administração da vacina".

16h16 - O Governo informou, esta quarta-feira, que decidiu suspender os voos de e para o Brasil, tendo em conta a evolução da situação epidemiológica a nível mundial, "o aumento dos casos de infeção por SARS-CoV-2 em Portugal e a deteção de novas estirpes do vírus".

16h10 - Pandemia agrava défice de 2020 para 10,3 mil milhões de euros. O défice das Administrações Públicas em contabilidade pública, no ano de 2020, situou-se nos 10.320 milhões de euros, um agravamento de 9.704 milhões de euros face a 2019, explicado pela pandemia da Covid-19, revelou, esta quarta-feira, o Ministério das Finanças, no comunicado que antecede a execução orçamental da Direção-Geral do Orçamento (DGO).

15h47 - OMS diz que 75% das vacinas são usadas em apenas 10 países. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, reforça por isso o apelo a uma campanha de vacinação igualitária

15h43 - A Ordem dos Médicos afirmou hoje que os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo estão a chegar ao "final da linha", uma vez que já não conseguem ampliar o número de internamentos nos cuidados intensivos. Em declarações à agência Lusa, o presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Alexandre Valentim Lourenço, explicou que os hospitais estão a trabalhar para além do planeamento de contingência feito no início da pandemia.

15h33 - Um surto de Covid-19 num "lar ilegal" em Salvaterra de Magos infetou "cerca de quatro dezenas de pessoas", entre utentes e funcionários, tendo os idosos sido transferidos para outros locais, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.

15h28 - O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, tem hoje 220 doentes infetados por SARS-COV-2, dos quais 192 internados em enfermaria, 20 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e oito internados em Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD).

15h24 - O governo britânico não tenciona reabrir as escolas em Inglaterra antes de 08 de março, dependendo de como correr o plano de vacinação contra a Covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro, Boris Johnson.

15h17 - Os estabelecimentos prisionais de Santa Cruz do Bispo e do Porto, ambos em Matosinhos, têm 22 infetados com o novo coronavírus, dos quais 19 reclusos e três guardas prisionais, informaram hoje à Lusa os Serviços Prisionais.

15h14 - A PSP de Coimbra multou, esta terça-feira, dia 26 de janeiro, nove pessoas por incumprimento das normas impostas pelas novas medidas de restrição anunciadas pelo Governo, inerentes ao Estado de Emergência.

15h10 - Noventa pessoas, entre profissionais e utentes, estão infetadas com Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer, embora já terem recebido a primeira dose na vacina contra o novo coronavírus, confirmou hoje o delegado de saúde.

15h06 - Um "pico de afluência" de doentes com Covid-19 ao Hospital dos Covões, na terça-feira, originou o encaminhamento excecional de algumas ambulâncias para a urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), confirmou hoje uma fonte hospitalar.

15h03 - Portugueses e outros estrangeiros residentes no Reino Unido, bem como britânicos, terão de cumprir quarentena num hotel às suas custas no regresso ao país para evitar a importação de novas variantes do coronavírus, anunciou hoje o governo britânico. "De forma a reduzir o risco colocado por nacionais britânicos e residentes de regresso a casa destes países, vamos exigir a todas as chegadas em que não possa ser recusada a entrada a ficar em isolamento em alojamento como hotéis, providenciado pelo Governo. Serão recebidos nos aeroportos e transportados diretamente para a quarentena", disse hoje aos deputados.

15h00 - Boa tarde, iniciamos um novo registo, mas pode recordar o anterior aqui. Recorde-se que Portugal registou 293 óbitos (um novo recorde) e 15.073 novos casos de infeção. O internamentos continuam a subir. Nas últimas 24 horas, foram internadas mais 131 pessoas, elevando o total de pessoas hospitalizadas devido ao novo coronavírus para 6.603. Do número total de internados, 783 pessoas encontram-se em Unidades de Cuidados Intensivos (um aumento 18 pessoas face a ontem).

Leia Também: AO MINUTO: Novo recorde de mortes e mais de 6.600 internados em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório