Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Alunos de enfermagem querem fazer parte de grupo prioritário a vacinar

Os estudantes lançaram uma petição que já conta com mais de cinco mil assinaturas.

Alunos de enfermagem querem fazer parte de grupo prioritário a vacinar
Notícias ao Minuto

18:07 - 27/01/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Estudantes de enfermagem criaram, esta semana, uma petição, dirigida aos membros da task force responsável pelo Plano de Vacinação contra a Covid-19, na qual pedem para serem incluídos no grupo prioritário a vacinar contra o novo coronavírus.

"É com tristeza que, enquanto estudantes de enfermagem, constatámos que não fomos contemplados", começa por lamentar o texto associado à petição.

Tal como os restantes profissionais de saúde, argumentam, os alunos de enfermagem "estão presentes na prestação de cuidados, seja em meio hospitalar ou comunitário", estando expostos aos mesmos riscos e contactos que os médicos e enfermeiros e sendo "possíveis veículos de transmissão do vírus".

"Deste modo, apelamos à importância da vacinação deste grupo que, de modo algum, quer virar as costas ao contexto pandémico. Queremos e fazemos por estar presentes no contexto de prestação de cuidados, de forma a assegurar o nosso desenvolvimento profissional. Só assim estaremos preparados para desempenhar a nossa função com a qualidade pela qual primamos", pode ler-se ainda no documento.

É de recordar que há três fases definidas pelo Governo para o plano nacional de vacinação. A primeira arrancou em dezembro estando prevista a vacinação de profissionais de saúde envolvidos na prestação de cuidados a doentes, elementos das Forças Armadas, forças de segurança e serviços críticos, profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e instituições similares e profissionais e utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

Portugal registou hoje 293 mortos relacionados com a Covid-19, um novo máximo diário desde o início da pandemia, e 15.073 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Hoje é o segundo dia com maior número de novos casos diários de infeção. O valor mais alto foi atingido em 23 de janeiro, quando as autoridades registaram 15.333 casos de infeção em 24 horas.

Leia Também: AO MINUTO: Suspensos voos de e para Brasil. Pandemia agravou défice

Recomendados para si

;
Campo obrigatório