Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Vêm aí "semanas determinantes"; OMS aprova vacina da Moderna

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Vêm aí "semanas determinantes"; OMS aprova vacina da Moderna
Notícias ao Minuto

07:49 - 26/01/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começa hoje a ouvir os partidos políticos com assento parlamentar por videoconferência sobre a renovação do estado de emergência.

O atual período de estado de emergência para permitir medidas de contenção da covid-19 termina às 23h59 do próximo sábado, 30 de janeiro, e a julgar pelos números de casos e mortes que a doença tem feito diariamente no país, o mais expetável é que seja renovado.

Recorde-se que Portugal contabilizou, esta segunda-feira, 252 óbitos e 6.923 infetados por Covid-19. Números que os especialistas preveem que irão aumentar significativamente ainda ao longo do próximo mês.

Por esse motivo, em declarações na RTP, a ministra da Saúde afirmou na noite de segunda-feira que "o Governo português está a acionar todos os mecanismos de que dispõe, designadamente no quadro internacional, para garantir que presta a melhor assistência aos utentes". Marta Temido afirmou, ainda, que o Serviço Nacional de Saúde enfrenta uma realidade "imaginável" no contexto dos "planos de catástrofe dos hospitais" públicos.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

15h20 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo AO MINUTO.

15h17 - Portugal regista, esta terça-feira, mais 291 óbitos, um novo valor recorde. Há, no total, 11.012 óbitos no país, desde o início da pandemia.

15h10 - O Jornal Económico (JE) está a avançar que a Espanha poderá ser um dos destinos equacionados pelo governo português para enviar doentes portugueses para minorar os efeitos de viagens mais prolongadas no âmbito da ajuda internacional.

15h05 - Os especialistas aconselham as grávidas a evitar receber a vacina Moderna, a menos que sejam profissionais de saúde numa unidade de tratamento de pacientes com coronavírus, ou se tiverem uma condição médica que as coloque em maior risco de morte por Covid-19

14h58 - Marcelo Rebelo de Sousa, por sua vez, quis passar três ideias. Primeiro, "a de mostrar que se trata de um combate de todos, em total união". A segunda é "orgulho e gratidão, orgulho como comandante supremo das Forças Armadas e gratidão às forças armadas". E a última ideia, é a de que "não pode ser apenas um combate do poder público, das força armadas, tem de ser um combate de todos os portugueses".

"Estamos nestas semanas, semanas que representam batalhas determinantes neste combate. As semanas que se seguem são determinantes no objetivo de conter e começar a inverter uma tendência", disse, referindo que é preciso agir por antecipação e com eficácia.

14h50 - António Costa prestou hoje uma homenagem às forças armadas, durante uma visita ao Hospital das Forças Armadas, na Azinhaga dos Ulmeiros, por se terem conseguido "transformar para disponibilizar ao pais um número significativo de camas", numa altura em que se enfrenta a pandemia. O primeiro-ministro afirmou que pelo seu esforço não poderia deixar de prestar "homenagem às mulheres e homens que servem na Marinha e no Exército pelo seu papel nesta batalha, que é uma batalha de todo o país, mas onde as forças armadas não podiam não estar na linha da frente".

14h47 - A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) garantiu hoje que, devido à pandemia de covid-19 e ao aumento de procura de serviços de saúde, está a monitorizar o consumo de medicamentos, incluindo oxigénio, em estreita articulação com os hospitais.

14h42 - O Chega voltou hoje a insurgir-se contra a vacinação prioritária de titulares de cargos políticos e defendeu, em vez disso, que seja dada prioridade aos bombeiros e aos idosos.

14h40 - O diretor-geral do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE) afirmou hoje que as máscaras FFP2 "são muito boas" ao nível da filtração, mas comportam "um conjunto de problemas", designadamente no campo da respirabilidade.

Braz Costa acrescentou que "há soluções têxteis" para o caso de ser necessário aumentar o nível de proteção das máscaras sociais e que o CITEVE, entidade certificadora de máscaras, já está a trabalhar nesse sentido.

14h35 - O presidente da Câmara do Porto entrou esta terça-feira em isolamento profilático depois de um funcionário da Câmara ter testado positivo à Covid-19. Rui Moreira testou negativo, segundo a TSF, e está a trabalhar a partir de casa.

14h30 - O Brasil proibiu, por tempo indeterminado, a entrada de viajantes da África do Sul e restringiu o fluxo de estrangeiros que entram no país por terra ou mar, devido ao avanço das novas estirpes do novo coronavírus.

14h25 -O debate sobre a eficácia dos diferentes tipos de máscaras de proteção respiratória foi reaberto nos últimos dias em Espanha, depois da decisão da Alemanha de tornar obrigatória a utilização de máscaras FFP2 nos transportes públicos e lojas.

14h18 - Confrontado com informações veiculadas nas redes sociais relativas à angariação de bens alimentares para profissionais do Hospital de Braga, a unidade hospitalar publicou no site oficial um esclarecimento onde desmente as informações.

Por se tratar "de um tema tão sensível" e que merece "transparência total", o Hospital de Braga começa por salientar que "nunca foi reportado" à unidade "nenhum caso de necessidade de bens alimentares para os profissionais".

14h11 - O Irão aprovou a vacina russa - Sputnik V - e planeia importar e produzir o fármaco disse, esta terça-feira, de acordo com o The Guardian, o chefe da diplomacia iraniana, Mohammad Javad Zarif.

14h02 - O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) está a pedir voluntários e a contactar profissionais reformados que possam ajudar a assegurar o serviço da estrutura hospitalar de retaguarda que está a ser criada no concelho da Covilhã.

13h47 - Governo holandês mantém recolher obrigatório apesar de confrontos. No fim de semana, o país assistiu a tumultos provocados pelos protestos anti-confinamento, mas hoje o ministro das Finanças, Wopke Hoekstra, esclareceu que as restrições são para manter.

"Não se capitula perante quem parte vidros de janelas", afirmou o ministro, citado pela agência holandesa ANP, considerando que os responsáveis pelos confrontos registados em várias cidades não são manifestantes legítimos, porque "só a escória que faz isto".

13h42 - Hospital de Gaia/Espinho prepara abertura de mais 38 camas para doentes Covid-19. Dez serão para Cuidados Intensivos e 28 para enfermaria, indicou hoje fonte hospitalar.

13h39 - Mais um óbito no arquipélago dos Açores. A Autoridade Regional de Saúde dos Açores informa que "um indivíduo do sexo masculino faleceu esta manhã no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, vítima da Covid-19". "Natural e residente em Ponta Delgada", o idoso tinha 80 anos e estava internado em Cuidados Intensivos, desde o passado dia 11 deste mês

13h30 - A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu hoje uma distribuição global justa de vacinas contra a covid-19, quando aumenta a competição entre países devido a uma diminuição da oferta pelas empresas farmacêuticas.

13h28 - A presidência portuguesa da União Europeia (UE) quer os 27 Estados-membros de acordo sobre as restrições relacionadas com a pandemia de covid-19, criando "respostas adequadas" para permitir a retoma do turismo a nível europeu.

13h25 -Já chegou ao fim o isolamento de Mafalda Sampaio, depois de ter estado os últimos dias fechada no closet por causa de ter testado positivo à Covid-19. Com a alta médica, a primeira coisa que a figura pública fez foi reencontrar-se com a filha, Madalena, de dois anos. Um momento emotivo.



13h21 - O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) regista hoje 111 profissionais infetados e 33 em isolamento, num dia em que contabiliza 276 internamentos, 23 dos quais nos cuidados intensivos, disse à agência Lusa fonte hospitalar.

13h18 - A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) da Guarda defendeu hoje que os dirigentes destas entidades que sejam trabalhadores e que estejam diariamente nas instituições devem ser vacinados contra a covid-19.

13h15 - Mais de 450 músicos e autores portugueses subscreveram um texto, hoje divulgado, no qual apelam ao público para que ouça as suas músicas na rádio, congratulando-se com o aumento da quota da música portuguesa nas rádios para 30%.

13h12 - Embora milhões de pessoas tenham sido já vacinadas contra a covid-19 nos países ricos, proliferam as fraudes na internet com fármacos falsos que representam um grande risco para a saúde, alertaram peritos das Nações Unidas.

13h08 - O ministro da Defesa colombiano, Carlos Holmes Trujillo, morreu hoje, aos 69 anos, de complicações causadas pela covid-19.

13h04 - Os surtos de covid-19 ativos em três lares de Évora, que já infetaram um total de 81 utentes, com dois óbitos, são "a maior preocupação" no concelho, disse hoje o presidente da câmara municipal.

12h59 - O Irão aprovou a vacina russa contra o novo coronavírus, anunciou hoje em Moscovo o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, cujo país está a ser profundamente afetado pela pandemia, mas rejeita as vacinas ocidentais.

12h56 - "O vírus não se vê mas multiplica-se provoca danos que podem ser fatais". Esteja atenta ao conselho do Governo.

12h47 - O deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, escreveu hoje ao presidente da Assembleia da República para informar que não pretende "ser incluído em qualquer grupo prioritário" de acesso à vacinação contra a covid-19.

"(...) Venho informar V.Exa. de que não pretendo ser incluído em qualquer grupo prioritário e de que, desde, já cedo a vacina que me pudesse vir a ser reservada a um profissional de saúde do setor social, privado ou público que não tenha ainda sido vacinado", refere.

12h44 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje que aprova o uso da vacina da empresa farmacêutica norte-americana Moderna contra a covid-19, recomendando que as duas doses sejam tomadas com um intervalo de 28 dias.

12h43 - O número de óbitos no surto de covid-19 no Lar Rainha Isabel da Misericórdia de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, aumentou para sete, estando cinco idosos hospitalizados, revelou hoje o provedor daquela instituição.

12h25 - As autoridades mandaram hoje parar um autocarro em Adaúfe, em Braga, por transportar um homem de 80 anos infetado com o novo coronavírus, disse fonte da GNR. Segundo a fonte, foi a própria mulher do octogenário que deu o alerta para a situação.

12h22 - A Carris vai adequar a partir de quarta-feira a oferta à procura e às necessidades de transporte rodoviário em Lisboa, adotando horários de verão nos dias úteis em muitos percursos e suprimindo várias carreiras de bairro. A empresa dá conta de que as alterações surgem com o agravamento da situação epidemiológica provocada pela pandemia de covid-19, e a consequente suspensão por parte do Governo das atividades educativas e letivas de todos os estabelecimentos de ensino, bem como de um conjunto adicional de atividades económicas.

12h21 - O presidente do Governo dos Açores reconheceu hoje que a situação na região a propósito da covid-19 é "complexa", mas, na comparação com o todo nacional, é a "menos grave", residindo a preocupação maior em São Miguel.

12h10 - Um idoso do lar do município de Viver, em Valência, morreu na segunda-feira após ter recebido duas doses da vacina contra o coronavírus. Entre a primeira e segunda dose, o idoso acabou por contrair a doença dado que, saliente-se, uma única dose não é suficiente para ficar imune.

11h55 - Segundo a TVI 24, a situação no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, é bastante complicada. Neste momento há três pessoas na urgência e esperam em média 4 horas para serem atendidas. Este é um dos hospitais da zona de Lisboa mais pressionado devido à pandemia.

11h30 - A Lourinhã regista três surtos de Covid-19, dois dos quais em lares e um no espaço residencial de acolhimento de Jovens da Casa Pia, informou hoje fonte oficial deste município do distrito de Lisboa.

11h20 - O surto de covid-19 no Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, provocou hoje a morte de mais um utente, elevando para 13 o número de óbitos, sendo que mais quatro idosos continuam hospitalizados, foi hoje divulgado.

11h10 -O movimento Vizinho Amigo revela que tem recebido feedback de voluntários prontos a ajudar os milhares profissionais de saúde.Martim Ferreira, líder do movimento, revela a ideia passa por aproveitar os enormes recursos humanos que neste momento disponibilizam - pessoas jovens e vitais – e mobilizar a ajuda para a realização de todo o tipo de tarefas para as quais não sejam necessários conhecimentos médicos.

11h07 -Os centros de Saúde ainda não sabem como serão vacinados os utentes sem médico de família. Segundo o Jornal de Notícias ainda há dúvidas sobre a próxima fase da vacinação que arranca para a semana. Não se sabe como serão convocados os pacientes que não têm médico de família ou os que são seguidos fora do Serviço Nacional de Saúde.

10h55 - O Reino Unido poderá anunciar ainda esta terça-feira a decisão de obrigar os passageiros que cheguem de outros países a um período de quarentena num hotel, disse o ministro Nadhim Zahawi, responsável pelo programa de vacinação, à Sky News.

10h53 - Médico Gustavo Carona fez uma nova publicação nas redes sociais onde destaca que estamos a viver "uma catástrofe da natureza que tem um formato invisível aos olhos dos mais desatentos".

10h45 - Os profissionais da educação cumprem a partir de segunda-feira uma greve em protesto contra o cumprimento de horários de trabalho na íntegra em escolas sem alunos, disse à Lusa fonte do Sindicato de Todos os Professores (S.TO.P.).

10h35 - O Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa apelou hoje aos países europeus para partilharem o acesso universal à vacina da covid-19. "Estamos profundamente preocupados com o problema do 'nacionalismo da vacina', que, se não for abordado, colocará em risco a recuperação de todos os países", declarou Ramaphosa.

10h24 - África registou nas últimas 24 horas mais 605 mortes por covid-19 para um total de 85.883 óbitos, e 17.195 novos casos de infeção, segundo os últimos dados oficiais da pandemia no continente.

10h15 - A quantidade de horas de trabalho à escala mundial diminuiu 8,8% em relação ao quarto trimestre de 2019, o equivalente a 255 milhões de empregos a tempo inteiro, cerca de quatro vezes mais do que provocou a crise financeira mundial de 2009, de acordo com um relatório sobre o impacto da pandemia no mercado de trabalho, elaborado pelo Observatório da OIT.

"Houve uma saída do mercado de trabalho por não poder trabalhar, provavelmente devido às restrições da pandemia, ou porque as pessoas afetadas deixaram de procurar trabalho. A análise do desemprego, por si só, subestima drasticamente o impacto da Covid-19 no mercado de trabalho", indica a OIT.

10h00 - O número de pessoas na Indonésia infetadas com covid-19 ultrapassou hoje um milhão, anunciou o ministro da Saúde do país, alertando que os hospitais das regiões mais atingidas estão sobrecarregados.

09h54 - A empresa farmacêutica espanhola PharmaMar disse, esta terça-feira, que a revista científica Science publicou um artigo que confirma que o seu medicamento - Plitidepsin - tem uma "eficácia pré-clínica potente" contra a Covid-19. O Plitidepsin é um medicamento aprovado para o tratamento do mieloma e acredita-se que seja mais indicado para tratar o vírus SARS-CoV-2 do que o remdesivir.

09h50 - As empresas que submeteram pedidos de acesso ao lay-off simplificado até ao dia 21 de janeiro deverão receber a transferência do dinheiro ainda este mês, uma vez que a Segurança Social procederá ao pagamento no dia 28 de janeiro, de acordo com a informação transmitida pelo Instituto da Segurança Social (ISS). Isto acontece, sublinhe-se, caso os pedidos sejam considerados válidos.

09h45 - O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, apoiou as restrições à exportação de vacinas contra o coronavírus da UE, depois das tensões crescentes com a AstraZeneca e a Pfizer sobre os cortes nos fornecimentos das doses. "Posso compreender que existem problemas de produção", começou por afirmar, acrescentando que "os problemas com a produção de vacinas devem afetar todos de forma justa e igualitária".

09h35 - Especialistas em infeciologia, pneumologia, virologia e saúde pública defendem numa carta aberta hoje divulgada a alteração dos critérios de vacinação contra a covid-19 para dar prioridade aos maiores de 80 anos.

09h30 - Casal português enfrenta a morte após viagem a África do Sul. Rogério da Silva, que vai fazer em março 81 anos, visitou em meados de dezembro a Cidade do Cabo para celebrar o 52.º aniversário de casamento numa viagem que fez no comboio 'Blue Train' e veio de lá com a mulher quase "às portas da morte" devido à Covid-19.

09h20 - A especialista norte-americana Leana Wen afirmou que se torna cada vez mais provável contrair a Covid-19 através das atividades do dia-a-dia. Em causa, referiu, está a circulação das novas variantes da doença.

A especialista admitiu que os oficiais de segurança pública estão extremamente preocupados com esta situação.

09h01 -Os gastos com máscaras de proteção respiratória, viseiras e gel desinfetantes cutâneo passaram a ser considerados como despesas de saúde e, como tal, dedutíveis ao IRS, de acordo com uma proposta no Parlamento, em novembro.

Como se aproxima mais um período de entrega do IRS, referente ao ano passado, esclareça, através das seguintes cinco questões, como funciona a dedução destes produtos.

08h32 - O matemático Henrique Oliveira, professor do Instituto Superior Técnico, foi, esta segunda-feira, convidado na SIC Notícias, e traçou um retrato preocupante da realidade da Covid-19 em Portugal. O especialista admitiu que o número de óbitos até ao final de janeiro atinja quase os 13 mil.

"Vamos ter entre 12.300 a 12.700 óbitos acumulados no dia 31 de janeiro. E não vai mudar este número, porque todas as pessoas que vão morrer [até esta data] já estão infetadas e já estão com sintomas e essa evolução vai ser um facto", apontou.

08h27 - O México autorizou na segunda-feira os governos regionais e o setor privado a comprar vacinas contra a covid-19, na sequência de um acordo publicado no Diário Oficial da Federação.

08h20 - O Governo japonês quer mobilizar 10 mil médicos e enfermeiros para os Jogos Olímpicos, no verão, em Tóquio, apesar de o sistema de saúde nipónico estar já saturado devido à covid-19.

08h17 - Os titulares de órgãos de soberania, deputados, funcionários da Assembleia da República, membros dos órgãos das Regiões Autónomas e presidentes de câmara, enquanto responsáveis da proteção civil, vão começar a ser vacinados na próxima semana.

08h03 -As autoridades britânicas invadiram uma festa ilegal que juntou cerca de 300 pessoas em Hackney. Este é o mais recente de uma série de eventos que violam o confinamento em vigor no país. O momento da entrada das autoridades britânicas na festa ilegal foi divulgado nas redes sociais da Metropolitan Police, que recebeu informação do local onde a festa teria lugar.

07h45 - A Índia contabilizou 117 mortes por covid-19 e 9.102 casos nas últimas 24 horas, o valor mais baixo de infeções em mais de sete meses.

07h27 - Os Países Baixos sofreram um segundo surto de violência durante a noite de segunda-feira e madrugada de hoje, organizado por opositores ao recolher obrigatório.

O recolher obrigatório imposto no país este fim de semana, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, levou a motins, confrontos entre manifestantes e a polícia, bem como vandalismo contra empresas. Setenta pessoas já foram detidas.

07h25 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje uma nova morte no país devido à covid-19, a segunda em janeiro, após quase oito meses sem registar vítimas mortais.

07h19 - O Reino Unido vai oferecer a sua experiência em genómica para identificar novas variantes do vírus que causa a covid-19 a países que não disponham de recursos para o fazer, vai anunciar hoje o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock.

07h15 -A Alemanha registou 6.408 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e mais 903 mortes nas últimas 24 horas. De acordo com o Instituto Robert Koch, desde o início da pandemia, 2.148.077 pessoas testaram positivo ao novo coronavírus, das quais 52.990 morreram.

07h10 - Os Estados Unidos registaram 1.733 mortes causadas pela covid-19 e 144.400 casos nas últimas 24 horas, indicou a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h07 - O México registou 659 mortos devido à covid-19 e 8.521 casos nas últimas 24 horas, disseram na segunda-feira as autoridades mexicanas.

07h05 - Marcelo Rebelo de Sousa começa hoje a ouvir os partidos políticos com assento parlamentar por videoconferência sobre a renovação do estado de emergência.

O atual período de estado de emergência para permitir medidas de contenção da covid-19 termina às 23h59 do próximo sábado, 30 de janeiro, e foi aprovado no parlamento com votos favoráveis de PS, PSD, CDS-PP e PAN, uma maioria alargada face às votações anteriores.

07h01 - Os programas de vacinação dos países da União Europeia devem basear-se "no risco e não na nacionalidade", tema que "deve ser debatido" entre líderes europeus, advoga o chefe da Missão da Organização Internacional para as Migrações em Portugal.

07h00 - Bom dia! Damos início ao acompanhamento a par e passo da Covid-19 no nosso país e no mundo. Pode recordar os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: Marcelo ouve partidos sobre renovação do Estado de Emergência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório