Meteorologia

  • 27 FEVEREIRO 2021
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

Edição

Tempestade Eloise deve atingir Moçambique no próximo fim de semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inam) de Moçambique prevê que a tempestade Eloise atinja a costa do país no dia 23 ou 24 de janeiro, próximo fim de semana, anunciou em comunicado.

Tempestade Eloise deve atingir Moçambique no próximo fim de semana

"As projeções atuais indicam que esta tempestade pode atingir a costa moçambicana nos dias 23 ou 24 de janeiro, afetando as províncias da Zambézia, Sofala e Inhambane", alerta o Inam.

O serviço de meteorologia francês da ilha de Reunião, no oceano Índico e que mantém um acompanhamento permanente das depressões atmosféricas, refere que a tempestade é forte e deverá começar hoje à noite a atingir Madagáscar.

"Eloise deve sair [de Madagáscar] pela zona sul do Canal de Moçambique na próxima quinta-feira. Deverá então intensificar-se e poderá atingir a costa moçambicana no fim de semana já na fase de ciclone", prevê.

A zona centro de Moçambique foi atingida no final de 2020 pela tempestade Chalane que afetou 73.500 pessoas e provocou sete mortos, segundo o último balanço das autoridades.

O país entra agora em plena época chuvosa e ciclónica, que ocorre entre os meses de outubro e abril, com ventos ciclónicos oriundos do Índico e cheias com origem nas bacias hidrográficas da África Austral.

O período chuvoso de 2018/2019 foi dos mais severos de que há memória em Moçambique: 714 pessoas morreram, incluindo 648 vítimas de dois dos maiores ciclones (Idai e Kenneth) que já se abateram sobre o país em curto espaço de tempo desde que há registos meteorológicos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório