Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Empresa sul-coreana inventa coleira que diz significado do ladrar do cão

A coleira consegue detetar cinco emoções caninas.

Notícias ao Minuto

11:14 - 13/01/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Coreia do Sul

Uma startup sul-coreana desenvolveu uma coleira de inteligência artificial que pode detetar cinco emoções nos cães, monitorizando o seu ladrar com tecnologia de reconhecimento de voz. A coleira da Petpuls pode dizer aos donos, através de uma aplicação de smartphone, se os seus cães estão felizes, relaxados, ansiosos, com raiva ou tristes.

Também monitoriza a atividade física dos patudos, bem como o tempo que descansam.

"Este dispositivo permite ao cão ter uma voz que os humanos entendam", explicou Andrew Gil, o diretor de marketing da Petpuls Lab, à Reuters.

A empresa começou por recolher vários tipos de latidos para analisar as emoções dos cães em 2017. Três anos depois, conseguiu desenvolver um algoritmo baseado num banco de dados com mais de 10 mil amostras de 50 raças de cães.

"Achei que estava feliz quando brincava e sentiu-se triste e ansiosa quando não estava em casa... sentiu-se zangada quando perdeu um jogo comigo, tal como os humanos", disse Moon Sae-mi, a dona de uma border collie de seis anos.

A coleira tem uma precisão média de 90%, segundo a universidade de Seul, que testou o dispositivo que a empresa considera ser o primeiro do mundo a ser equipado com tecnologia de reconhecimento de voz.

“Mais pessoas começaram a adotar cães durante a pandemia, mas, infelizmente, algumas delas abandonaram-nos por falta de comunicação", recordou Andrew. “A Petpuls pode ter um papel importante na pandemia, pois ajuda os donos a entender como os cães se sentem e aumenta a ligação que têm com o animal".

A Petpuls começou a vender a coleira online em outubro do ano passado por cerca de 80 euros.

Leia Também: Angola começou a monitorizar migração de elefantes no Parque do Luengue

Recomendados para si

;
Campo obrigatório