Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Secretário da Segurança Interna demite-se após ataque ao Capitólio

Chad Wolf é o terceiro membro do Governo a sair desde o ataque à sede de Congresso, na passada quarta-feira.

Secretário da Segurança Interna demite-se após ataque ao Capitólio

Chad Wolf, o secretário da Segurança Interna interino dos Estados Unidos, demitiu-se, de acordo com uma mensagem de correio eletrónico dirigida aos funcionários do departamento de Segurança Interna, citada pela CNN.

Será substituído por Pete Gaynor, administrador da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), até ao dia da posse de Joe Biden, altura em que o cargo passará a ser exercido por Alejandro Mayorga, o primeiro americano de origem latina naquela pasta.

A demissão do responsável acontece na sequência do ataque ao Capitólio por apoiantes de Donald Trump, na passada quarta-feira, e na iminência de possível nova onda de violência, no dia da tomada de posse, a 20 de janeiro.

Chad Wolf indicou, na carta, que tomou a decisão "com tristeza" e que tinha "intenção de servir o Departamento até ao final desta administração".

"Infelizmente, esta decisão é exigida por acontecimentos recentes, incluindo as decisões dos tribunais em relação à validade da minha autoridade como secretário interino, ainda a decorrer e sem mérito. Estes eventos e preocupações servem para desviar atenção e recursos do importante trabalho do Departamento nesta altura crítica de transição de poder", acrescentou.

Wolf tinha funções interinas há 14 meses e o seu mandato ficou marcado pelas sucessivas discordâncias com a administração de Donald Trump em relação à imigração.

Trata-se do terceiro titular de uma pasta no governo republicano a sair após o ataque, depois da secretárias do Transportes, Elaine Chao, e da secretária da Educação, Betsy DeVos.

Leia Também: FBI alerta para protestos armados nos 50 estados e em Washington DC

Recomendados para si

;
Campo obrigatório