Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Alemanha vê como "problemática" suspensão de Trump por redes sociais

A rede social Twitter suspendeu sexta-feira, de forma permanente, a conta de Donald Trump.

Alemanha vê como "problemática" suspensão de Trump por redes sociais
Notícias ao Minuto

13:29 - 11/01/21 por Lusa

Mundo Alemanha

A chanceler alemã, Angela Merkel, considera "problemático" o encerramento das contas do Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, nas redes sociais por decisão das empresas, disse hoje o seu porta-voz.

"É possível interferir na liberdade de expressão mas segundo os limites definidos pelo legislador e não através da decisão de uma empresa", disse Steffen Seibert durante uma conferência de imprensa.

"Por este motivo, a chanceler (Angela Merkel) vê como problemático que as contas do presidente norte-americano nas redes sociais sejam fechadas definitivamente", acrescentou.

A rede social Twitter suspendeu sexta-feira, de forma permanente, a conta de Donald Trump, dois dias depois de membros de grupos radicais e de extrema-direita terem invadido o edifício do parlamento dos Estados Unidos (Capitólio).

A plataforma digital Facebook e serviços como Snapchatou Twitchtambém suspenderam o perfil do chefe de Estado norte-americano por um período indeterminado.

"A liberdade de expressão é um direito fundamental de importância elementar", sublinhou o porta-voz do governo alemão.

Seibert disse ainda que se as plataformas "têm uma grande responsabilidade" e "não devem ficar sem agir" face aos conteúdos de ódio e violência mas que cabe ao legislador "definir um quadro que estabeleça" limites às redes sociais.

O porta-voz aprovou contudo os esforços das empresas no acompanhamento das mensagens de Donald Trump, sobretudo na verificação da veracidade dos textos frisando "que as mentiras e incitamento à violência são problemáticas".

O anúncio da rede social Twitter suscitou reações políticas diferentes.

O comissário europeu Thierry Bretonexprimiu hoje "perplexidade" após uma decisão "sem controlo legítimo e democrático" das redes sociais.

O ministro francês da Economia, Bruno Le Maire estimou que a "regulação das empresas digitais não pode exercer 'oligarquia digital' por elas próprias".

Nos Estados Unidos, a suspensão das contas de Trump nas redes sociais suscitou indignação de elementos do Partido Republicano.

Leia Também: Comissário europeu mostra-se "perplexo" após plataformas banirem Trump

Recomendados para si

;
Campo obrigatório