Iémen saúda decisão dos EUA de classificar Huthis como grupo terrorista

O Governo do Iémen, apoiado pela comunidade internacional, saudou hoje a decisão do Governo dos Estados Unidos de classificar os rebeldes Huthis como um grupo "terrorista".

Huthis, rebeldes

© Reuters

Lusa
11/01/2021 11:26 ‧ 11/01/2021 por Lusa

Mundo

Iémen

"Os Huthis merecem ser classificados como organização terrorista estrangeira, não apenas devido aos seus atos de terrorismo, mas também devido aos seus esforços contínuos para prolongar o conflito", sublinhou, num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Iémen.

O Governo de Trump anunciou no domingo, a dez dias do fim do seu mandato, que colocaria os rebeldes Huthis na lista negra de grupos "terroristas", o que, segundo organizações internacionais, pode agravar a crise humanitária naquele país do Médio Oriente.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, explicou que notificará o Congresso desta decisão a fim de fortalecer a "dissuasão contra as atividades nocivas do regime iraniano", que apoia o grupo rebelde iemenita contra o Governo suportado por uma coligação liderada pelo Arábia Saudita, aliada de Washington.

Três líderes Huthis também estão na lista negra, incluindo o seu líder Abdel Malek al-Houthi.

Os rebeldes Huthis no Iémen condenaram hoje a sua designação como um grupo "terrorista" pelo Governo do Presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, a quem acusam de ter políticas terroristas.

Desde 2015, a guerra no Iémen mergulhou o país - o mais pobre da Península Arábica - na pior crise humanitária do mundo, segundo a ONU, com quase toda a população à beira da fome e ameaçada por epidemias.

Leia Também: Rebeldes Huthis condenam ser classificados de terroristas pelos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas