Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Três mortos em atentado bombista em Cabul

Um antigo jornalista afegão e atual porta-voz da Força de Proteção Pública Afegã (APPF), morreu hoje, em Cabul, juntamente com dois colegas, na explosão de uma bomba colocada na berma da estrada.

Três mortos em atentado bombista em Cabul
Notícias ao Minuto

07:14 - 10/01/21 por Lusa

Mundo Afeganistão

Zia Wadan, que trabalhou em vários órgãos de comunicação social afegãos, e os colegas morreram esta manhã (hora local), no leste da capital afegã, anunciou o porta-voz do Ministério do Interior afegão Tariq Arian.

"Um veículo que transportava Zia Wadan foi visado por um engenho explosivo de fabrico artesanal (...) Wadan e dois colegas morreram" e uma outra pessoa ficou ferida, declarou.

Zia Wadan era o porta-voz da APPF, uma organização dependente do Ministério do Interior que presta serviços de segurança junto de empresas internacionais no Afeganistão. O ataque não foi reivindicado até ao momento.

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência, nos últimos meses.

Um vice-governador da província de Cabul, cinco jornalistas e o líder de uma organização independente de observação das eleições foram assassinados desde novembro.

As autoridades afegãs e Washington atribuíram estes ataques aos talibãs, apesar de o grupo extremista Estado Islâmico ter reivindicado alguns atentados.

Há vários meses que a capital e diferentes províncias afegãs são palco de um recrudescimento da violência, apesar das negociações de paz entre os talibãs e o Governo afegão a decorrer em Doha, desde setembro.

Uma nova sessão das negociações começou na quarta-feira, na capital do Qatar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório