Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 26º

Pelo menos 23 mortos em ataques no Afeganistão

Pelo menos 23 civis e membros das forças de segurança morreram em diferentes ataques no Afeganistão, anunciaram hoje as autoridades afegãs.

Pelo menos 23 mortos em ataques no Afeganistão
Notícias ao Minuto

11:53 - 07/01/21 por Lusa

Mundo Ataque

Estes ataques ocorreram num momento em que negociadores afegãos estão no Qatar para retomar as negociações com o grupo rebelde talibã, com o objetivo de encerrar décadas de conflitos.

Na província de Uruzgan, no sul, um carro armadilhado cheio de explosivos detonou hoje perto de uma base militar, matando seis membros das forças de segurança, disse um integrante do conselho provincial sob condição de anonimato.

Por outro lado, o vice-chefe do conselho provincial em Uruzgan, Mohammad Karim Karimi, confirmou o ataque à base militar de Tirin Kot, a capital da província, mas não conseguiu fornecer um número exato de mortos. Karimi disse que a explosão foi tão forte que provocou ondas de choque que atingiram a cidade.

Na província de Helmand, no sul, pelo menos cinco civis foram mortos e outros cinco ficaram feridos num suposto ataque aéreo na noite de quarta-feira nos arredores de Lashkar Gah, a capital da província, de acordo com Attaullah Afghan, chefe do conselho provincial. Afghan disse que entre as vítimas estão crianças e mulheres.

Abdul Nabi Elham, governador da província, disse que as autoridades estão a investigar se foi realmente um ataque aéreo ou de outro tipo.

Na província de Kunduz, no norte, combatentes talibãs invadiram um posto de controlo militar matando pelo menos 12 membros das forças de segurança, disse uma autoridade provincial sob anonimato.

A fonte disse que cerca de 10 outros membros das forças segurança estavam desaparecidos e podem ter sido levados pelos talibãs durante o ataque. A mesma fonte declarou que reforços foram enviados para a área fora da capital provincial de Kunduz.

Dois veículos militares foram destruídos e armas e munições do posto de controlo foram apreendidas pelos insurgentes, acrescentou.

Inamuddin Rahmani, porta-voz do chefe da polícia provincial em Kunduz, confirmou o ataque dos talibãs.

Zabihullah Mujahid, um porta-voz dos talibãs, assumiu a responsabilidade pelo ataque e disse que os combatentes mataram cerca de 15 elementos das forças de segurança e prenderam outros 11.

Mujahid disse que sete elementos das forças de segurança foram mortos no posto de controlo e outros oito de unidades de reforço também foram abatidos.

Uma equipa de negociação afegã está na capital do Qatar, em Doha, para retomar as negociações que visam encontrar um fim a décadas de conflito implacável, mesmo com o aumento da violência em todo o país.

As negociações intermináveis surgem num momento de dúvidas crescentes sobre a efetividade do acordo de paz entre os Estados Unidos e os talibãs intermediado pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório