Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Líder do Hezbollah anuncia aumento do número de mísseis de precisão

O líder do Hezbollah, no Líbano, disse no domingo que o "Partido de Deus" tem atualmente o dobro de mísseis teleguiados de precisão, em relação ao ano passado, acrescentando que falharam os esforços de Israel para impedir o acesso ao armamento.

Líder do Hezbollah anuncia aumento do número de mísseis de precisão
Notícias ao Minuto

09:14 - 28/12/20 por Lusa

Mundo Hezbollah

Hassan Nasrallah, numa entrevista de "balanço anual" à estação de televisão de Beirute Al-Mayadeen TV, disse que o Hezbollah tem capacidade para atacar qualquer ponto de Israel ou os territórios palestinianos ocupados.

O líder do Hezbollah recordou que quando Israel ameaçou, com a ajuda dos Estados Unidos, atingir as instalações do partido no vale de Bekaa, no Líbano, o grupo avisou que tinha capacidade para retaliar.

Nos últimos meses Israel tem demonstrado preocupação sobre as tentativas do Hezbollah em instalar unidades capazes de produzir mísseis teleguiados de precisão.

Na mesma entrevista, que se prolongou durante quatro horas, Nasrallah, disse que as últimas semanas de administraçãoTrump"podem ser críticase devem ser encaradas com cuidado".

Nasrallahreferiu-se ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "homem zangado" e "louco".

O "Partido de Deus" apoiado pelo Irão tem como principal objetivo atacar Israel tendo-se verificado confrontos ao longo dos anos, e uma guerra em 2006.

Na entrevista, o líder do Hezbollah reiterou os pedidos ao Irão e aliados de Teerão na vingança pela morte do general iranianoQassimSoleiman, assassinado no ano passado num ataque com um aparelho voador não tripulado (drone) das forças dos Estados Unidos, no Iraque.

"A vingança vai acontecer seja quando for", disse o dirigente do Hezbollah à Al-Mayadeen TV que apareceu nas imagens com uma fotografia de Soleimani.

Nasrallahtambém prometeu vingar-se da morte de um combatente do Hezbollah na Síria pelas forças militares israelitas.

Referindo-se à próxima administração norte-americana do presidente Joe Biden, Nasrallahdisse que o Irão não vai negociar com os Estados Unidos em nome dos aliados iranianos ou negociar sobre conflitos na região.

O dirigente do grupo radical apontado como terrorista pelos Estados Unidos afirmou que Washington só vai negociar com o Irão sobre o programa nuclear.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório