Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Homem europeu de há 7 mil anos já tem o perfil traçado

Pele escura e olhos azuis foram as características reveladas pelo ADN de um caçador ibérico que viveu há certa de 7000 mil anos, em Espanha. O estudo foi publicado, no domingo, pela revista científica Nature e permite traçar, pela primeira vez, o perfil completo de um europeu no período Mesolítico.

Homem europeu de há 7 mil anos já tem o perfil traçado
Notícias ao Minuto

17:40 - 27/01/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo ADN

Vivia em Espanha, há 7000 anos, tinha os olhos azuis e a pele e os cabelos escuros. Foram estas as conclusões reveladas pelo ADN de um caçador mesolítico, analisadas por uma equipa espanhola.

Esta descoberta, publicada na revista Nature, permite mapear pela primeira vez o genoma completo do caçador europeu da época.

O individuo analisado viveu entre os períodos Paleolítico e Neolítico, quando a subsistência ainda era garantida pela caça e pela pesca.

A pesquisa conclui que as atividades desenvolvidas na época, como a agricultura e a pecuária, influenciaram as mudanças trazidas à fisiologia humana.

Além disso, é possível verificar também que o caçador analisado era geneticamente distante das populações europeias atuais, encontrando-se mais próximo dos europeus nórdicos, como os suecos ou os finlandeses.

No entanto, segundo afirmou a líder da equipa, Lalueza-Fox, em entrevista à AFP, “a análise de outros antigos genomas da Europa central ou do norte será necessária para confirmar que as características genéticas do indivíduo de La Brana podem ser generalizadas a outras populações do Mesolítico”.

A equipa de investigadores insere-se no Instituto de Biologia Evolutiva de Barcelona, e analisou o ADN através de um dente e de dois esqueletos masculinos descobertos em 2006 na gruta de La Brana-Arintero, na província de León, no noroeste de Espanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório